street-art-viseu-3
Europa, Experiências, Portugal, Viseu

Street Art Viseu: uma experiência alternativa de tuk tuk

De uns anos pra cá, Viseu anda cada vez mais viva e colorida. Não bastasse as mais de 100 rotundas cheias de flores, as paredes de vários cantos da cidade, que antes eram brancas e desinteressantes, com a ajuda de artistas locais, nacionais e internacionais tornaram-se verdadeiras galerias de arte a céu aberto.

street-art-viseu-8

Leia também: Aqueles que viajam para Viseu

A arte a céu aberto, também conhecida como street art são intervenções urbanas artísticas com temas variados, na maioria das vezes relacionadas com as insatisfações da sociedade. Sinônimo de liberdade, a arte a céu aberto quebra todos os padrões estéticos, sendo uma forma criativa e despretensiosa de embelezar qualquer rua a partir de uma linguagem que expressa sentimentos.

As obras, que já somam 29 estão nos lugares mais inusitados de Viseu:  edifícios antigos, prédios residenciais, escolas e até o mercado público. Mas além da cidade, as paredes de cinco quintas produtoras de vinhos do Dão também receberem intervenções artísticas. Se antes a Quinta Chão de São Francisco, Faloroca, Turquidade, Vinhas de Reis e Pedra Cancela atraiam por conta de seus deliciosos e conceituados vinhos, agora atraem mais ainda.

Cada obra tem uma inspiração, quer seja nos vinhos do Dão, nos jardins ou nas pessoas de grande importância na história de Viseu. Por trás de cada intervenção artistica há sempre uma mensagem a ser transmitida, nelas há qualquer coisa que nos faz pensar além daquilo que se vê. Não é?

street-art-viseu-7street-art-viseu-5street-art-viseu-mercado-municipalstreet-art-viseu-6street-art-viseuLeia também: Conhecer Faro de Tuk Tuk

As galerias de arte a céu aberto formam uma rota que vai além de um tradicional passeio pelo Centro Histórico. O vaivém entre a cidade e o campo é das experiências mais alternativas que se pode ter em Viseu, ainda mais quando feita de tuk tuk, podendo visitar as quintas produtoras de vinho do Dão não só para admirar as obras, mas para conhecer o processo dos vinhos que lá são feitos e claro, prová-los.

vistukVruuuuuuuuum, vruuuuuuuuum, vruuuuuuuum, criiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… esse é o som do tuk tuk da Vistuk, um pequeno triciclo branco, decorado com elementos do painel de azulejos da praça do Rossio que já faz parte da paisagem da cidade. Não há obstáculos para ele, quer seja as sinuosas ruelas, as ladeiras, as estradas de chão para o campo… a facilidade com a qual circula por Viseu é tanta que nem parece que só anda a 50 km por hora. Mas pra que a pressa, neh?

Suba no tuk tuk, ponha o cinto e bom passeio 🙂

aquelesqueviajam_coraçao

O tour Street Art de tuk tuk foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de ViseuVisit Viseu e Vistuk, mas as opiniões são todas pessoais e verdadeiras.

Pontos de visita: 19 obras

Quando: Seg a sab 10:00h às 18:00h | Dom das 10:00h às 14:00h

Quanto: 15€

Duração: 45 min

Com quem: Vistuk

Contato: 969 873 475

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Spam prevention powered by Akismet

Pular para a barra de ferramentas

Adaptado por aquelesqueviajam.com