douro
Douro, Experiências, Portugal, Trás-os-Montes, Visitar

Tour Trás-os-Montes e Douro: história, comida tradicional, vinhos e espumantes de qualidade

Trás-os-Montes e o Douro são duas regiões que, juntamente com o Minho formam o norte de Portugal. Ali as tradições são de longa data, os cenários são dos mais verdes e naturais e a gastronomia sempre acompanhada de bons vinho e espumante. Basta provar para acreditar!

Leia também: 12 dicas para visitar o Douro!

É impressão minha ou o Douro tem qualquer coisa de especial? 💚🍇🍷 #douro #altodourovinhateiro #aquelesqueviajam #bagoduva360 #wine #visitdouro

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

Palácio de Vidago

vidago-palace-tras-os-montesNão foi por acaso que o rei D. Carlos I mandou construir, em 1910 (ano em que foi instaurada a Primeira República Portuguesa) um palácio real, luxuoso e com uma janela para cada dia do ano em Vidago. Antes fosse, mas não. Vidago é uma vila rica em água gasocarbônica natural, que segundo estudos teria propriedades medicinais. Espertinho o rei, não?

palacio-de-vidagoO palácio que na verdade era uma estância terapêutica de luxo ainda existe, mas em forma de hotel 5 estrelas com acesso livre na parte externa. Qualquer um pode passear pelos jardins do hotel e ainda provar a famosa água mineral da fonte das águas de Vidago.

Casa Grande do Seixo

casa-grande-seixoA Casa Grande do Seixo é uma casa histórica do século XVIII localizada numa aldeia, onde é possível contar o número de casas nos dedos das mãos. Sua arquitetura de granito, seus quartos confortáveis e seus detalhes arquitetônicos são super envolventes, mas é lá fora que a atração principal se encontra: as vinhas!

casa-grande-seixo-vinhasAs vinhas plantadas em frente à casa, mais precisamente em frente a piscina e lá em cima no monte garantem a produção de milhares de garrafas do vinho Erbon. Os vinhos, produzidos com as castas Touriga Nacional, Syra e Alicante Bouchet adaptam-se perfeitamente ao solo de Trás-os-Montes, garantindo vinhos estruturados, com aroma a frutos vermelhos e taninos de carvalho francês.

casa-grande-seixo-piscinaVinho que é bom, é bom de qualquer jeito, mas quando acompanhado de comida trasmontana… Precisa comentar? Os adeptos de alheiras, presuntos, queijos e carnes bem temperadas sabem que quando o convite é para beber e comer em Trás-os-Montes, o melhor é sentar junto à mesa sem hora para levantar.

vinho-erbon

Casa de Mateus

casa-de-mateusAo contrário do que muitos pensam, a casa estampada no vinho rosé mais popular de Portugal – o Rosé Mateus – não é um uma arte gráfica inspirada num palácio de filme. É sim uma casa de verdade, onde metade é um museu e a outra metade a residência da família proprietária.

casa-de-mateus-jardimConsiderada um riquíssimo exemplo da arquitetura barroca em Portugal, cercada por jardins e vinhas a Casa de Mateus, em Vila Real foi construída no século XVIII por Antônio José Botelho Mourão, um senhor que em 1765 foi governador da Capitania de São Paulo.

casa-de-mateus-vinhasNo interior da casa o que mais impressiona nem são os quartos e nem a sala de jantar, mas sim a biblioteca que além de ser decorada com objetos e móveis super antigos, exibe mais de 6 mil livros, sendo o mais famoso a edição d’Os Lusíadas de 1817.

Quinta do Bucheiro

quinta-do-bucheiroNo Vale do Pinhão, cercada por 40 hectares de vinhas e uma vista deslumbrante para o Vale do Douro, há uma quinta que além de produzir bons vinhos do Douro e do Porto, produz os melhores espumantes do Douro desde 1878. O espumante Travela, feito em método champanhês com as castas Malvasia Fina e Gouveio é envelhecido numa cave a 15 metros de profundidade, onde de forma natural, ficam numa temperatura estável.

espumante-travela-quinta-do-bucheiroEste espumante, envelhecido na própria garrafa tem excelentes características aromáticas. É leve, frutado, macio e com bolhas intensas que penetram no paladar. Saboreá-lo enquanto vê a natureza moldada pelo homem que é o Vale do Douro é das coisas mais simples e ricas que se pode vivenciar.

aquelesqueviajam_coraçaoO Tour Trás-os-Montes e Douro foi a convite da agência Bago d’Uva 360º, mas as opinião são todas sinceras e verdadeiras.

Com quem: Bago d’Uva

Quando: todos os dias

Duração: 12h

Capacidade: de 2 a 9 pessoas

Quanto: 99€

O que incluí: transporte, guia local, visitas, provas de Vinho Transmontano e Espumante do Douro, almoço regional

Contato: +351 932 987 000

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Spam prevention powered by Akismet

Pular para a barra de ferramentas

Adaptado por aquelesqueviajam.com