rio-cavado-vila-verde
Europa, Portugal, Vila Verde, Visitar

Aqueles que viajam para Vila Verde

O conjunto de paisagens verdes que formam todo o território de Vila Verde lhe atribuíram o nome: Vila Verde! Mas não é só de patrimônio natural que a vila é feita.

vila-verdeVila Verde é passagem do Caminho de Santiago, palco de eventos emblemáticos, feiras e romarias. É uma terra marcada por monumentos históricos, boa e pesada gastronomia minhota e cheia de vilaverdenses que preservam com unhas e dentes os artesanatos portugueses, como o linho e os Lenços de Namorados.

Leia também: Aqueles que viajam para Ponte de Lima

Por ali, entre a envolvente paisagem verde, os produtos da terra e as tradições locais vai descobrir que há lugares que não são óbvios, mas sim essenciais para viver e sentir um Portugal que poucos ainda conhecem.

A paz do campo no caminho de quem vai de Braga até Ponte de Lima ❤🐏 #aquelesqueviajam #minho #natureza #blogtripminho #portugal #vilaverde

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

Como chegar em Vila Verde?

Vila Verde está no quintal de Braga. De carro, mal pisca os olhos e já está em terra vilaverdense. Há ônibus saindo de Braga com bastante frequência. A viação Salvador Transporte (2,50€), a AVIC e a Transdeve, juntas possuem 26 horários entre ás 07:ooh e as 20:15h. Se perder o ônibus, não demora muito para sair o próximo.

Também é possível chegar a Vila Verde de bicicleta ou a pé através do Caminho de Santiago Português. Há sinalização a partir da Sé Catedral até a Ponte do Padro. São cerca de 7 km em trilhos de mato que passam por aldeias e pontos interessantes como rios, serranias, pontes, fontes, cruzeiros, etc. Uma pedalada ou caminhada recheada de paisagens únicas!

O que ver e fazer em Vila Verde

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho

santuario-nossa-senhora-do-bom-despacho-vila-verdeO Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, construído na metade do século XVII é resultado da promessa que João da Cruz, um jovem natural de Monção fez à Nossa Senhora por ter sobrevivido a uma grave doença.

A construção inicial do Santuário, feita com as esmolas que João da Cruz recebeu era simples e pequena, mas com um altar super imponente, posicionado entre dois penedos, que lhe dão um aspecto de gruta, com a imagem de Nossa Senhora do Despacho.

Já tenho a igreja – e que igreja! Agora só falta o noivo 😂❤💒 #aquelesqueviajam #portugal #vilaverde #minho #church #blogtripminho

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

Com a crescente devoção à Nossa Senhora do Bom Despacho, o Santuário foi naturalmente aumentando de dimensão e recebendo elementos decorativos, como uma fachada tipicamente minhota e talha dourada de estilo nacional no interior.

Quando: Dom das 14:00h às 17:30h
Onde: Lugar do Bom Despacho – Cervães
Contato: +351 253 924 166

Miradouro da Leiroinha

miradouro-da-leiroinha-vila-verdeFuja do movimento e vá atrás das vistas mais verdes de Vila Verde no Miradouro da Leiroinha. Um recanto adorável num dos pontos mais elevados da zona sul da vila. Mas este não é um miradouro para apenas ver e fotografar e sim para ficar, pois há mesas e bancos e até uma churrasqueira comunitária. Trás a picanha que hoje vai ter churrasco, rsrsr!

Onde: Lugar de Leiroinha – Cervães
Quando: todos os dias

Ponte do Prado

ponte-do-prado-vila-verdeA Ponte do Prado é o elo de ligação entre Braga e Vila Verde. Algumas evidências indicam que a ponte teria sido construída no período Romano, integrando a via que ligava Bracara Augusta a Austúrcia Augusta. Entretanto, a arquitetura atual de nove arcos de volta perfeita em cantaria, com pegões cegos, e oito talha-mares de forma triangular é do século XVII, data da sua reconstrução.

Praia Fluvial do Faial

praia-fluvial-do-faial-vila-verdeHá três coisas que se pode fazer na Praia Fluvial do Faial: mergulhar, canoar ou simplesmente admirar. Junto à praia fluvial está o Clube Náutico de Prado, um verdadeiro playground dos adeptos ao esporte, tanto náuticos quanto os coletivos.  Aqui tem os melhores equipamentos e estrutura para a prática de canoagem e kayaj e um campo poliesportivo com campo de futebol, tênis e basquete, um campo de volei de praia, um parque infantil e um parque para piqueniques com mesas e bancos e um bar. Uma alternativa vantajosa às praias do litoral!

Onde: Avenida do Cávado – Vila do Prado
Contato: +351 253 923 840 | secretaria@clubenauticodeprado.com

Casa da Torre

casa-da-torre-vila-verde-jardimA antiga Casa do Visconde da Torre, doada a Companhia de Jesus é um Centro de Espiritualidade e Cultura, especialmente para quem procura um espaço para oração, retiros e exercícios espirituais numa casa histórica do século XVIII em meio a natureza.

casa-da-torre-vila-verdeA Casa da Torre possui 88 quartos, 12 salas com capacidades de 10 a 60 pessoas, um auditório para mais de 100 pessoas e sete capelas, com capacidades e estilos diversos.

O programa de atividades aqui realizado é extenso e variado, sendo possível estender-se até 30 dias de atividades individuais ou em grupos. Fim de semana de oração, fotografia, música, introdução Eneagrama, meditação, tai chi são apenas algumas possibilidades. Há sempre mais que vão surgindo mês a mês!

Onde: Lugar da Torre – Soutelo
Contato: +351 253 310 400 | casadatorre@jesuitas.pt

Zona Ribeirinha do Mirante

mirante-bar-vila-verdePor ali, entre os rios Homem e Cávado, há praias fluviais com águas cristalinas que são o verdadeiro paraíso nos dias quentes. Mas a Zona Ribeirinha fica ainda mais interessante quando abre a temporada no Mirante Bar, de junho a setembro. Bons drinks, música da moda e gente bem disposta garantem a balada até o sol nascer. Aproveite!

Onde: Avenida Carreira da Torre, nº 180 –  Soutelo

Casa do Brinquedo e da Brincadeira

A Casa do Brinquedo e da Brincadeira, instalada na antiga escola primária de Vila Verde é a memória viva do brinquedo tradicional português e uma casa onde os mais novos podem brincar e os mais velhos reviver o passado em volta dos brinquedos e brincadeiras.

Dividida em várias salas temáticas, três são as abordagens apresentadas do brinquedo português: os feitos pelas mãos das crianças, dos artesãos e pela produção industrial. A casa incluí ainda Oficina do Brinquedo – onde é possível construir seu próprio brinquedo e um pátio super espaçoso para pular corda, andar de pés de lata, jogar peão e brincar até cansar.

Onde: Rua Padre Avelino Alves nº 205
Quando: Seg a Sex das 09:00h às 12:30h e 14:00h às 17:30h | Sab e Dom das 14:30h às 17:30h com marcação prévia
Contato: +351 916 059 132 | adol@adol.pt

Santuário de Nossa Senhora do Alívio

santuario-nossa-senhora-do-alivio-vila-verdeO Santuário de Nossa Senhora do Alívio é um importante centro de peregrinação da região do Minho. Todos os anos, devotos de vários cantos do mundo vem até o Santuário venerar Nossa Senhora do Alívio e implorar por sua proteção divina.

Tal como a o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, o Santuário de Nossa Senhora do Alívio também foi construido como pagamento de uma promessa. Tudo começou quando o Padre Xavier se curou de suas doenças, após ver Nossa Senhora bem próxima da cama onde repousava.

Grato pela intercessão de Nossa Senhora, o Padre Xavier mexeu seus pauzinhos até conseguir autorização para a construção de uma capela tão grandiosa e bela quanto as suas posses lhe permitissem.

Onde: Santuário Nossa Senhora do Alívio EN 101 – Soutelo
Quando: todos os dias das 08:00h às 12:30h e das 14:00h ás 18:00h

Igreja de Mixões da Serra

Construída em 1952 em agradecimento a Santo Antônio pela proteção aos animais, a Igreja de Mixões da Serra mais parece um castelo.

Aqui se realiza uma das mais importantes tradições seculares de Vila Verde, a Bênção dos Animais, no domingo anterior ao dia 13 de junho. A origem desta tradição está relacionada com a proteção que os pastores pediam ao Santo Antônio na sequência de um período em que os rebanhos eram dizimados pelos ataques dos lobos e pela peste.

Esta romaria atrai pessoas de várias regiões do país, que vem com seus gatos, cães, cabras, cavalos, vacas, etc para participar da cerimônia de Benção dos Animais.

Onde: Lugar de Santo António de Mixões da Serra

Miradouro de Santo António de Mixões da Serra

No alto da serra, a mais ou menos 800 m, bem atrás da Igreja de Mixões da Serra há uma escadaria em granito que leva diretamente a um miradouro sobre os Vales do Cávado e Lima. É ali que se entende porque é que Vila Verde chama-se Vila Verde!

Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega

O Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega é sinônimo de sustentabilidade. Um “parque verde”, alimentado a energias renováveis, com uma infira-estrutura super moderna a nível regional e nacional. Composto por um campo de minigolfe, tênis de mesa e verde para todos os lados, o parque é o refúgio perfeito para quem quer ou necessita viver, nem que seja por uns dias, em perfeita comunhão com a natureza.

A infraestrutura é impecável! Há churrasqueiras, lavatórios, banheiros, estacionamento exclusivo para motorhome, espaço arborizado para mais mais de 60 tendas de campismo e para quem adora viver em meio a natureza, mas não dispensa quatro paredes tem ainda dois bungalows construídos em pedra, equipados com tudo o que é necessário para se sentir em casa.

A porta do parque há trilhas pedrestres, de BTT e equestres. Sendo uma delas até a cascata. Mas qual delas? Descubra! Não se pode ter todas as respostas de mãos beijadas!

Onde: Lugar das Lameiras
Contato: +351 913 936 566 | campismoaboim@atahca.pt

Academia Equestre Arte Lusitana

academia-equestre-arte-lusitana-vila-verdeSe sempre quis viajar a cavalo, Vila Verde pode ser o primeiro destino. Não porque tem vários montes e trilhas equestres verdadeiramente inspiradoras, mas porque aqui pode aprender a cavalgar.

Todos os cavalos da Academia Equestre Arte Lusitana são animais dóceis e obedientes mantidos exclusivamente para as cavalgadas, aulas de equitação, hipnoterapia, entre outras atividades. Deixe-se encantar pelos trotes e galopes de uma cavalgada!

Onde: Quinta do Olivão – Lage
Quando: passeios e aulas com marcação prévia
Contato: +351 936 100 581 | academiaequestre@gmail.com

Cervejaria Letra

cervejaria-letra-vila-verdeTal como para aprender a ler é preciso saber o abecedário de trás para a frente, para conhecer esta cerveja artesanal, vai precisar de ter algumas letras na ponta da língua. Fique descansado! A proposta é muito simples: um estudo muito saboroso e refrescante.

Para começar, há que aprender que a Cerveja Letra é uma cerveja produzida através de métodos de fabrico artesanais e ingredientes 100% naturais – água, maltes e lúpulos – que lhe atribuem um caráter único e especial, resultado das suas propriedades organolépticas que a distinguem das cervejas atualmente produzidas e consumidas em Portugal: mais turva, mais aromática e muito mais intensa. De resto… é tudo questão de gosto pessoal. Experimente não uma, mas umas!

Onde: Avenida Professor Machado Vilela, 147
Quando: de ter a qui das 16:00h às 23:00h | Sex e Sab das 16:00h às 01:00h
Contato: +351 964 212 951

Museu do Linho

O linho tem uma forte simbologia e um legado cultural sem tamanho em Portugal. Mas é em Vila Verde que o linho tem um espaço próprio e exclusivo.

O Museu do Linho de Vila Verde é um testemunho da identidade nacional e uma homenagem a todos os portugueses que dedicaram e dedicam parte da sua vida na produção e preservação do linho feito artesanalmente.

Da sementeira até ao tear, através de quatro salas, o Museu do Linho retrata as 16 fases do seu ciclo de produção através de vídeos, fotos, artefatos, trajes típicos e os Lenços dos Namorados – o artesanato mais emblemático de Vila Verde.

Onde: R. Joaquim Ferreira de Araújo – União das Freguesias de Marrancos e Arcozelo
Quando: Sab das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 19:00h | Dom 09:00h às 12:00h
Contato: +351 919 625 131 | museu.linho@cm-vilaverde.pt

Espaço Namorar Portugal

lenço-de-namorados-vila-verde

Os Lenços de Namorados são cartas de amor bordada em tecido de linho por meninas apaixonadas. Estas meninas, depois de dias borbando à mão frases e desenhos com linhas de cores vibrantes entregavam ao menino, dono do seu coração. Se ele usasse o lenço no pescoço, bingo! Dava casamento na certa!

O Espaço Namorar Portugal é a primeira loja física de produtos feitos com o tema do Lenços de Namorados por artistas, artesões, designer e marcas portuguesas. De roupas a sapatos, papelaria, utensílios para a casa, guarda chuva, bicicleta… e se está pensando num objeto qualquer, muito provavelmente esse objeto também há.

Onde: Avenida Dr. Bernardo Brito Ferreira
Quando: de seg a sex das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h
Contato: +351 253 322 462 | aliancaartesanal@gmail.com

Mirtiflor

Temos de aproveitar o que de melhor a terra pode nos dar. Em Vila Verde, há três hectares de terra que dão origem a saborosos frutos silvestres: Mirtilo, Framboesa, Morango e Amora.

Chama-se Mirtiflor e é lá que se para nem que seja para pegar uma bandejinha de frutos silvestres ou um dos produtos feitos da transformação destes frutos, como licores, desidratados, compotas, vinagre, iogurte, entre outros. E se der sorte, pode ser que tenha suco fresco feito com as frutas recém apanhadas. Mas se não houver, vá até a exploração, apenhe-as e faça o seu próprio suco!

Onde: Avenida da Boavista, nº 10 – Pico São Cristovão
Contato: +351 963 542 707 | mirtiflor@gmail.com

aquelesqueviajam_coraçao

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Spam prevention powered by Akismet

Pular para a barra de ferramentas

Adaptado por aquelesqueviajam.com