10 curiosidades sobre a Fonte do ídolo 1
Braga, Atrações Imperdíveis, Europa, Portugal, Visitar

10 curiosidades sobre a Fonte do ídolo

Monumentos históricos são recheados de curiosidades. Os vestígios da Fonte do Ídolo e os seus mais de 2000 anos possuem várias interpretações e hipóteses, e no meio de todas elas é inevitável não destacar algumas curiosidades a seu respeito.

1 – Desde 1910 a Fonte do Ídolo é classificada como Monumento Nacional. Mas foi entre 2001 e 2004 que se realizou várias obras de musealização, construindo uma estrutura para proteger e preservar a fonte e também proporcionar ao público uma visita em excelentes condições.

2 – Único na Península Ibérica, a Fonte do Ídolo mede cerca de 3 metros de altura e 1,20 metros de largura.

3 – Desde a sua construção, lá no século I a Fonte do Ídolo esteve ao ar livre. É incrível como mantém-se tão bem conservada até então.

4 – Com base no conhecimento dos vestígios encontrados na fonte, há investigadores que interpretam que o monumento poderá ter sido parte integrante de uma casa suburbana.

5 – Há indícios de que no período romano a Fonte do Ídolo estava localizada numa zona de subúrbios junto de uma necrópole.

6 – A figura em pé esculpida na Fonte do Ídolo corresponde à Nabia, deusa da água e dos rios e Tonagonabiagus, divindade da “veiga bracarense” está representada ao seu lado.

7 – A Deusa Nabia teve o seu nome atribuído a diversos rios como o Navia, na Galiza e o Neiva e o Nabão em Portugal.

8 – Há hipóteses que sugerem a existência de outra construção junto a Fonte do Ídolo. Talvez o templo da Deusa Nabia.

9 – A última nascente de água que alimentava a Fonte do Ídolo secou, provavelmente devido às obras ao seu redor. A água que lá se encontra é posta pelos funcionários do museu para que os visitantes consigam imaginar de onde vinha a água.

10 – A interpretação da Fonte do Ídolo é complexa e constante. A cada visita poderá descobrir uma curiosidade nova!

aquelesqueviajam_coracao

A visita na Fonte do Ídolo é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!

 

Endereço: Rua do Raio – Braga / Portugal

Horário: Seg a Sex das o9:30h às 13:00h  e das 14:– às 16:30h | Sáb das 11:00h às 17:30h

Contatos: +351 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

1 Comentário

  • Resposta luisa 7 de setembro de 2016 at 14:21

    A fonte do ídolo é uma das atrações turísticas de Braga que eu mais gosto e passei a gostar ainda mais depois do que li aqui! Braga sempre tem que estar no roteiro de quem visita Portugal!

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com