20 coisas que precisa saber antes de viajar para Santorini 1
Dicas, Europa, Grécia, Santorini

20 coisas que precisa saber antes de viajar para Santorini

Quando pensamos em ilhas gregas, a primeira imagem que vem à mente é Santorini. Não é? Por isso, quem vai até Atenas ou qualquer outra cidade da Grécia, não pode perder a oportunidade de conhecer a ilha grega, famosa pelo pôr do sol mais poético e bonito do mundo, praias exóticas e seu ambiente pitoresco com casas brancas construídas na encosta.

Se Santorini é o destino da próxima viagem… veja as melhores dicas para organizar uma viagem inesquecível!

aquelesqueviajam_santorini1112

💬
Vai gostar de ler também:
Baladas em Hvar
21 curiosidades sobre as Ilhas Cíes

 

Dicas para viajar para Santorini

1 – Santorini possui cerca de 73 quilômetros de extensão. É perfeitamente possível percorrer toda a ilha, de ponta a ponta, num único dia.  Basta alugar um carro pela Rental Cars!

2 – Santorini tem uma combinação perfeita de praias exóticas, um vulcão ativo, incríveis pôres-do-sol… Mas o cenário mais romântico e pitoresco, ideal para uma viagem a dois, é em Oia! É lá onde estão o conjunto de igrejinhas de cúpulas azuis e onde se vê o pôr do sol mais bonito do mundo!

aquelesqueviajam_santorini15

3 – O pôr do sol, em Santorini, é como um culto que ninguém quer perder! À medida que o sol começa a descer, em direção ao mar, o céu e as centenas de casas brancas ficam pintadas com camadas amarelas e alaranjadas. No verão, o pôr do sol acontece das 18:ooh às 20:45h. Há vários miradouros, praças, restaurantes e bares com vistas incríveis para admirar e fotografar. Escolha um lugar estratégico e chegue cedo! Cedo como às 17:ooh – 17:30h!

aquelesqueviajam_santorini23

4 – A capital da ilha, considerada a maior e mais movimentada cidade é Fira. Suas ruas são um autêntico labirinto, cheia de casinhas típicas, lojas de joias e artesanatos, bares e restaurantes. Se quer movimento e vida noturna, vá para Fira!

5 – É em Fira que poderá ver, do alto da ilha, toda a caldeira: no lado esquerdo Perissa, no centro o vulcão e no lado direito Oia. Caldeira é como os gregos chamam a ilha, pois estando em Fira poderá visualizar o C que Santorini possui como forma geométrica.

aquelesqueviajam_santorini9

6 – Bem no alto de Fira, poderá visitar a Catedral Metropolitana Ortodoxa. Só tem um porém: a catedral não permite visita de quem estiver com roupa curta.

7 – É em Perissa que estão as melhores praias de Santorini e também onde estão os restaurantes e hospedagens mais econômicos da ilha.

aquelesqueviajam_santorini

8 – Os preços de hospedagem, nos meses de baixa temporada (maio, junho, setembro e outubro) costumam ser 50% menor don que na alta temporada. O Youth Hostel Anna, por exemplo, tem quartos à partir de 8€! Aproveite e faça a reserva agora mesmo!

9 – A melhor época para viajar para Santorini é no mês de junho. Embora a temporada ainda seja baixa, a temperatura é altíssima: 40 C!

10 – O serviço de transfer do porto de Santorini até a hospedagem é, na maioria das vezes, oferecido gratuitamente pelos estabelecimentos de hotelaria. Informe-se a respeito desse serviço! Ao sair da ferry, mantenha a calma e não se assuste com a imensidão de plaquinhas com o nome das hospedagens.

11 – As três praias imperdíveis de Santorini são: Perissa Beach, Red Beach e Whithe Beach. Mas não se limite, explore o maior número de praias que puder!

aquelesqueviajam_santorini2

12 – A maioria das praias, em Santorini, são semi-selvagens. Portanto… leve água e alguns petiscos.

13 – Explore os lugares menos famosos da ilha, como por exemplo, a tranquila e sossegada cidade Kamari, Imerovígli, Firostefáni e a baía de Amoudi, um pequeno porto à beira de um mar absurdamente cristalino. Ambos os lugares possuem restaurantes que servem comida típica e uma paisagem pitoresca. São cantinhos que deve conhecer, nem que seja de passagem.

aquelesqueviajam_santorini1113

14 – Há várias formas de locomoção pela ilha: ônibus, táxi, teleférico, burrinho, aluguel de carro ou quadriciclo… Se estiver sozinho ou em dupla, opte por alugar um quadriciclo, mas se estiver em maior número, prefira alugar um carro. Os preços são muito acessíveis e, sem contar que, facilita a mobilidade.

15 – Há poucos táxis em Santorini para atender a demanda da alta temporada. Por isso, não estranhe se, taxista levar passageiros desconhecidos na mesma corrida e não dividir o preço pelos passageiros. Se isso acontecer… ignore a parte do tarifário e aproveite para fazer amizades!

16 – Impossível sair de Santorini sem provar o tradicional churrasquinho grego. Esqueça a carne assada, na brasa, no espeto! Na Grécia, o churrasquinho chama-se Gyros e é um conjunto de carne de porco ou franco, assada num espeto na vertical. Ela é servida com legumes, batata frita e molho de iogurte.

17 – Santorini vai além do pôr do sol mais bonito do mundo e praias exóticas. Pela ilha, há museus arqueológicos com ruínas da civilização antiga local. Entusiastas de história, anotem esse nome: Akrotiri!

18 – Infelizmente, o farol Akrotiri Lighthouse, construído numa enorme falésia, tem o acesso bloqueado. Mas… caminhar até ele, garante uma vista panorâmica sobre Santorini. Vale muito a pena!

19 – Santorini possui um vulcão que teve a sua maior e mais famosa erupção por volta de 1680 a.c. Essa erupção fez com que Santorini assumisse a sua forma atual – uma meia lua. Visitar o vulcão é uma atração imperdível!

aquelesqueviajam_santorini19

20 – Outra atração imperdível é mergulhar na Hot Springs, ou seja, mergulhar nas águas termais que estão concentradas entre as duas ilhotas inabitadas chamadas Palea e Nea Kameni. A temperatura da água, cerca de 33C, influencia nas diferentes cores da água. É uma mistura de águas em tons claros, meio esverdeada e meio azul marinho.

aquelesqueviajam_santorini18

 

Gostou das dicas de viagem? Segue o @aquelesqueviajam no Instagram para viajar todos os dias e em realtime! 

Vai viajar? Organize a próxima viagem com as milhares de ideias e inspirações do @aquelesqueviajam no Pinterest! 

Lembre-se de reservar a hospedagem pelo Booking ou pelo Airbnb com 41€ de desconto na primeira reserva!

 

Vai para Santorini? Me conta, vai! 😉

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

13 Comentários

  • Resposta Senhorinha Marlene de Moraes 17 de abril de 2016 at 13:04

    Adorei a forma como escreve, parece tudo simples e fácil. As fotos ajudam muito para sonhar com o roteiro , as dicas de como aproveitar o lugar e os gastos, que nos encorajam para visitar esse paraíso histórico e mitológico que é a Grécia.
    Parabéns.

  • Resposta Luciana de Campos Assis 30 de setembro de 2016 at 17:46

    Adorei o post Na! Dicas práticas para quem quer conhecer Santorini, já salvei para um dia usa-lo em um sonho de viagem para esse lugar tão lindo que suas fotos mostram ser.

  • Resposta Camila 1 de outubro de 2016 at 02:32

    Agora ficou fácil marcar esse item da minha lista de desejos! Parabéns!

  • Resposta Cristina e Renato 1 de outubro de 2016 at 16:45

    Olá, Nayara! Resumiu super bem o que é Santorini! Eu e o meu marido alugamos um quadriciclo e demos a volta na ilha. Foi uma experiência incrível! Amamos a Red Beach (super diferente), a caldeira e, claro, o pôr do sol em Oia! Recomendamos essa viagem para todo mundo, rs. Parabéns pela escolha de Santorini e pela forma de apresentação do post. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.

  • Resposta Camila Lisbôa 2 de outubro de 2016 at 00:26

    Super super super dicas! Vou planejar pra ir em junho, pra não gastar mais do que devo =) PRE CI SO conhecer esse paraíso <3

  • Resposta Melissa Lima 2 de outubro de 2016 at 14:40

    Ai, só fiquei com mais vontade ainde em conhecer essa ilha maravilhosa. Estávamos comentando ontem sobre isso e pum…. clico no seu post e choro de vontade de conhecer essas maravilhas! Dicas anotadas e muito úteis. Beijos.

  • Resposta Daniela Xavier 2 de outubro de 2016 at 19:04

    Com sua lista e a passagem na mão não preciso de mais nada!!! Show de post!!!

  • Resposta Liliane Inglez 2 de outubro de 2016 at 20:11

    Naiara, que post bacana! Achei super informativo. Tenho uma baita vontade de conhecer a Grécia e vou guardar seu post com carinho!
    Beijos, Lili @trilhasecantos

  • Resposta Guaciara 2 de outubro de 2016 at 20:27

    Lindo, paradisíacos, fotos de tirar o fôlego. Grécia é um destino de sonho para mim, mas sem previsão para conhecer. Adorei o post!

  • Resposta Eloah Cristina 3 de outubro de 2016 at 01:51

    Viajei com suas fotografias. Quero muito, mas muito muito mesmo conhecer.

  • Resposta Edson Amorina Jr 3 de outubro de 2016 at 18:39

    Ainda não fomos para a Grécia, mas está no plano. Muito bom o post.

  • Resposta David Mendonça 1 de fevereiro de 2019 at 15:08

    Oi Naiara. é verdade que Santorini tem praias naturistas? Conhece alguma praia naturista em Santorini que seja de fácil acesso. Vou com minha mulher daqui a uns dias. Espero adorar visitar Santorini ilha dos apaixonados. beijo Naiara

    • Resposta Naiara Back 1 de fevereiro de 2019 at 19:24

      Ola David! Eu desconheço praias naturistas em Santorini. No entanto, pela ilha há várias praias selvagens e quase desertas e por isso, acredito serem mais reservadas para a pratica de naturalismo. No entanto, verifica essa situação com o posto de turísmo da Ilha ou então na recepção de odne estará hospedado. Combinado? Beijinhos e boa viagem!

    Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com