aquelesqueviajam aquelesqueviajamdebicicleta5 1080x720 - 5 roteiros de bicicleta para conhecer Braga
Bicicleta, Braga, Europa, Experiências, Portugal, Turismo Criativo

5 roteiros de bicicleta para conhecer Braga

Braga é uma cidade que, de uns anos para cá vem melhorando as condições de mobilidade para ciclistas. Já temos vários pontos de estacionamento exclusivo e gratuito para bicicletas, pedonais e ciclovias e até algumas ruas sinalizadas. A divisão do espaço entre pedestres e ciclistas já acontece sem incidentes e os motoristas também já estão mais acostumados com a gente invadindo um pedacinho da estrada.

O Aqueles que Viajam é um incentivador assíduo no uso de bicicleta, quer seja para o dia a dia, passear ou viajar. Para isso, criamos 5 roteiros que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga, mas dessa vez de bicicleta!

aquelesqueviajam_braga_praçadarepublicaBraga Romana

Fundada por volta de 15/16 a.C pelos romanos, Braga ou melhor “Bracara Augusta” é a cidade mais antiga de Portugal e conta com mais de 2000 mil anos de história. Nos tempos romanos, Bracara Augusta foi a maior e a mais importante cidade de Portugal. Por aqui há muitos vestígios arqueológicos que foram encontrados ao realizar escavações para a construção de novos edifícios na cidade. Ao pedalar pelas ruas da cidade podemos conhecer muitas ruínas romanas que nos permitem imaginar como era a cidade nos tempos de Bracara Augusta.

Venha reviver Braga Romana através dos vestígios arqueológicos que se encontram em terras bracarenses!

Roteiro: Fonte do Ídolo, Frigideira do Cantinho, Termas Romana do Alto da Cividade, Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa e Casa Romana.

Adicional: almoço ou jantar romano.

Braga Barroca

Braga é batizada de “cidade do barroco”. Temos contabilizado o maior índice de obras de arte barroca, sem contar nos mais de 100 edifícios no Centro Histórico legadas deste estilo que influenciou não só os bracarenses, mas toda a sociedade portuguesa durante mais de um século.

Por aqui há também inúmeros monumentos e acontecimentos da época barroca. Venha conhecer e reviver o período barroco de Braga de bicicleta!

Roteiro: Igreja dos Congregados, Palácio do Raio, Igreja de Santa Cruz, Arco da Porta Nova, Museu dos Biscainhos, Edifício da Câmera Municipal de Braga e Igreja de São Vicente.

Adicional: Santuário do Bom Jesus do Monte com a opção de um piquenique no gramado em frente ao lago.

Braga Gastronômica

Braga é um amor de cidade! Dificilmente alguém sai de terras bracarenses sem ter, pelo menos um pedacinho dela no coração, excepcionalmente depois de conhecer as melhores mercearias, doçarias, cafés, tascas e restaurantes para provar a gastronomia local.

Pedalar gasta muita energia e para isso há de comer bem. Por aqui, fome ninguém passa!

Roteiro: Casa das Tíbias, Mercearia da Joana, Bira dos Namorados, Café A Brasileira e Doçaria Cruz de Pedra.

Adicional: Workshop de culinária.

Braga nas alturas

Se é daqueles que adora um miradouro para ver uma cidade de diferentes perspectivas e também de pedalar numa subida para depois, na descida sentir a bicicleta ganhando movimento, e aquele vento batendo no rosto, ahhh… Então as montanhas de Braga são indispensáveis num roteiro pela cidade.

Roteiro: Monte do Picoto, Santuário do Bom Jesus do Monte e Santuário do Sameiro.

Adicional: Piquenique em frente ao lago do Sameiro ou nas escadas com vista para o pôr do sol.

Braga Centro Histórico

O Centro Histórico de Braga é o ponto turístico mais clássico da cidade! A história daqui se reflete nas inúmeras igrejas e monumentos imponentes que estão localizados no Centro Histórico, mas não é só isso que há para conhecer. Há também ruas charmosas, prédios antigos, museus, jardins e o comércio local que nos últimos tempos vem atribuindo um estilo de vida mais moderno na cidade. A vantagem de pedalar pelo Centro Histórico é que de bicicleta é perfeitamente possível fazer os desvios necessários para chegarmos a determinados lugares mais de pressa ou então mais lento.

Roteiro: Arco da Porta Nova, Rua da Violinha, Catedral da Sé, Jardim de Santa Bárbara, Praça do Município, Rua do Souto, Café A Brasileira, Igreja de Santa Cruz, Hospital São Marco, Palácio do Raio, Avenida da Liberdade e Praça da República.

Adicional: Piquenique na relva da Praça da República.

E a bicicleta?

Não tem bicicleta para fazer os roteiros? Não tem problema! Na Go By Bike há as melhores bicicletas urbanas para alugar e conhecer Braga. E se precisar de cadeirinha para bebês, bicicleta infantil, capacete e demais acessórios nós

Vamos conhecer Braga de bicicleta? Solicite um orçamento!

testeOs 5 roteiros de bicicleta para conhecer Braga são realizados em parceria com a Go By Bike. Patrocinadora oficial do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta” que tem como missão inspirar a viajar de bicicleta.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

8 Comentários

  • Resposta Luli 5 de setembro de 2016 at 23:42

    Fiz o tour histórico e amei!!! Já quero voltar pra fazer os outros!!! Bjs!!!

  • Resposta Felipe Afonso Vieira 6 de setembro de 2016 at 12:43

    Que legal, Nay! 🙂
    Adorei as dicas e pretendo ir fazer um desses roteiros contigo um dia.
    Bom trabalho!

  • Resposta Rita Branco 7 de setembro de 2016 at 11:24

    Tive a oportunidade de fazer o tour Braga Romana e adorei! Foi ótimo conhecer uma Braga de mais de 2000 anos de histórias. Super recomendo!

  • Resposta O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de um dia | 360meridianos 16 de setembro de 2016 at 22:06

    […] tem relação com a Bracara Romana. Foi, inclusive indicação da colega Naiara Back, do blog Aqueles que Viajam, que promove um tour de bike pela cidade. O restaurante é o Frigideiras do Cantinho, que tem o […]

  • Resposta Livros de viagem e guias turísticos na Europa - Catálogo de viagens 11 de novembro de 2016 at 03:14

    […] A Naiara explica para vocês o seu tour pela cidade de Braga, onde mora: “Pronto para conhecer Braga de bicicleta? De uns anos para cá, a cidade melhorou bastante as condições de turismo em duas rodas. Espalhados pelo Centro Histórico e ao pé de vários pontos turísticos temos estacionamento exclusivo e gratuito para bicicletas e pelas ruas da cidade há várias ciclovias e sinalização para ciclistas. Pedalar por Braga é uma experiência única. Uma pedalada atrás da outra cada segundo contará como um momento inesquecível. Para saber sobre o tour clique aqui. […]

  • Resposta Como é a Braga Romana, uma feira histórica em Portugal | 360meridianos 11 de junho de 2017 at 20:08

    […] A Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade, o museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, o restaurante Frigideira do Cantinho e a Casa Romana são os locais onde você encontra resquícios do período romano na cidade. A minha amiga e blogueira Naiara, do Aqueles que Viajam, mora em Braga e faz um tour de bicicleta em que conta histórias sobre todos esses lugares: recomendo reservar um passeio com ela. […]

  • Resposta Como é a Braga Romana, uma feira histórica em Portugal – Zara Liebe 11 de junho de 2017 at 20:13

    […] A Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade, o museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, o restaurante Frigideira do Cantinho e a Casa Romana são os locais onde você encontra resquícios do período romano na cidade. A minha amiga e blogueira Naiara, do Aqueles que Viajam, mora em Braga e faz um tour de bicicleta em que conta histórias sobre todos esses lugares: recomendo reservar um passeio com ela. […]

  • Resposta Simone Hara 10 de julho de 2017 at 07:39

    Adorei o post e achei super bacana esse projeto de incentivar mais o uso da bike no dia a dia e em viagens. Eu com certeza ia adorar conhecer Braga em cima de uma magrela e achei preciosa essa dica de onde conseguir a bicicleta pra fazer suas sugestões de passeios.

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Spam prevention powered by Akismet

    Pular para a barra de ferramentas

    Adaptado por aquelesqueviajam.com