Há um mundo inteiro para conhecer e certos lugares, como as Cataratas do Iguaçu são indispensáveis para ver, pelo menos uma vez na vida. Mas antes, é necessário descobrir algumas curiosidades, certo?
1 – A primeira pessoa a ver as Cataratas do Iguaçu foi o conquistador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, por volta de 1.542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria”.
2 – As cataratas já foram propriedade particular de um uruguaio chamado Jesús Val. Uma das funções da Colônia Militar do Iguaçu era distribuir terras para os colonos, e foi assim que Jesús Val se tornou proprietário das terras onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu.
3 – Santos Dumont, após deslumbrar-se com a beleza das cataratas usou toda sua influência para que a Província do Paraná desapropriasse as terras, declarando-as de utilidade pública.
4 – Engana-se quem pensa que o uruguaio Jesús Val tenha ficado no prejuízo. Ele recebeu uma certa quantia de dinheiro no ato da desapropriação – pra quem recebeu as terras de graça, qualquer trocado já estava valendo. Não é?
5 – Em 1.939, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado por Getúlio Vargas.
6 – O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.
7 – O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.
8 – Em 1.986 a UNESCO deu o título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional do Iguaçu.
9 – A 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.
10 – O #cataratasday é um dia para visitação e conscientização para a conservação da região. Acontece sempre em 11 de novembro!
11 – O Parque Nacional do Iguaçu é o parque nacional mais visitado no Brasil depois do Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor. Recebe aproximadamente dois milhões de pessoas por ano!
12 – A palavra Iguaçu vem do guarani e significa “água grande”.
13 – As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.
14 – A forma das quedas d’gua lembram uma ferradura, a extensão total desta ”ferradura” é de 2.700m (1.900m na Argentina e 800m no Brasil).
15 – As Cataratas do Iguaçu tem o maior sistema de quedas d’gua do mundo depois das Cataratas do Niágara.
16 – Com apenas 20% dos 250 mil hectares que constituem os parques do Brasil e da Argentina, o lado brasileiro conta com 5 dos 19 saltos principais das Cataratas do Iguaçu.
17 – Acima das cataratas, o rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura, depois de percorrer 1.320 km, no sentido leste-oeste. A vazão média do rio é de 1.500m³/s, sendo que durante a época de seca este número cai para 300m³/s e, durante as cheias, chega a 6.500m³/s.
18 – Diz a lenda indígena que o Mboi, um deus em forma de cobra planejava se casar com uma bela índia chamada Naipi. Para o azar do deus, no dia do casamento Naipi fugiu com seu amado Tarobá, um jovem guerreiro, em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cataratas e condenando os amantes a uma queda eterna.
A visita ao Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu foi uma parceria realizada através da “Blogtrip Iguaçu”. A nossa missão é inspirá-lo a viajar por Foz do Iguaçu.
Endereço: BR 469, KM 10 – Foz do Iguaçu / Paraná / Brasil
Como chegar: ônibus nº 120 – aproximadamente 30 minutos do TTU
Horário: todos os dias das 09:00h às 17:00h
Preço: R$37,00 (adulto) e R$10,00 (criança até 11 anos e idoso)
Contato: +55 44 3521 4400 | bilheteria@cataraspni.com.br
17 Comments
Nossa! Eu não sabia de nada disso!! Santos Dumont mostrando que nós mineiros quando cismamos com alguma coisa, damos um jeito pra conseguir.
Mais uma coisa pra agradecer a ele.
Muito interessante! Estou indo na semana santa para esse paraíso!
Que post legal! Muita coisa eu não sabia. Tenho vontade demais de conhecer as cataratas, essas fotos estão incríveis <3
Muito interessante!!
Não sabia de quase nenhuma dessas curiosidades.
Quanta informação interessante! As Cataratas são lindas! Já fui duas vezes e voltaria muitas outras.
Adorei o post, super interessante!!! Pretendo voltar a Foz e visitar novamente as Cataratas. É um passeio imperdível!!!
Nossa quantas curiosidades legais. Ótimas informações para quem vai conhecer o lugar!
Quero muito voltar a Foz do Iguaçu e ter a chance de fazer os passeios que não pude! Já anotei todas as dicas, esse lugar é maravilhoso!
Adoro ler sobre essas curiosidades, muita coisa interessante é revelada, a lenda indígena é uma delas :).
Santos Dumont seu lindoo vai q se o cara continua dono e o ingresso custaria uma fortuuuuuna
Já fui 5 vezes e quero ir outras cinco.
Que recorde Luis! Quando for ao Brasil também quero regressar para Foz, visitar as Cataratas. É um lugar incrível, não é? 🙂
Naiara, muito bem condensada a explicação sobre foz, estarei indo para lá no dia 16/07 depois de 40 anos, cheguei a conhecer 7 quedas… Também sou um viajante inveterado, sempre querendo descobrir novos cantinhos pelo mundo…publico as minhas viagens no face (marivaldo pimentel) sou designer de joias (instagran marivadesigner) abs