10 Dicas para viajar para Praia Grande – Capital dos Cânions

Naiara Back 0
Share:

Praia Grande é a cidade das duas mentiras: não tem praia e nem é grande. Localizada na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, está próxima aos gigantescos cânions de Aparados da Serra e Serra Geral, tanto que, além de ser uma cidade “mentirosa”, é reconhecida como a “Capital dos Cânions”. 

Vai viajar para Praia Grande? Vem comigo! 😎 Separei as 10 melhores dicas para a sua viagem.

 

Leia também:
Os melhores destinos para viajar pelo Brasil 

 

1 – Praia Grande fica a cerca de 300 km da capital Florianópolis e a 210 km da capital Porto Alegre, pela BR 101. Há duas formas de chegar até o centro da cidade:

a) Vindo de Santa Catarina pela BR 101, a entrada do acesso para São João do Sul – Praia Grande (21 km pela SC290, antiga SC450, até o centro da cidade).

b) Vindo pelo Rio Grande do Sul, pela Rota do Sol, até chegar na BR 101. Em Três Cachoeiras, seguir pela RS-494. Se vier pela Rota do Sol, pare no mirante em Itaí!

2 – Praia Grande está muito bem servida com pousadas, chalés… é cada cantinho de sonho.  Morada dos Canyons que o diga! Antes de escolher a hospedagem, confira as condições de acesso até a mesma.

Fiquei hospedada no Chalé Serena. Uma hospedagem super fofinha e aconchegante, em meio à natureza. O Chalé está localizado tem vista para os Canyons, acesso a piscina natural.

3 – O Cânion de Itaimbezinho, por ser o mais popular, dispensa apresentações. Mas a verdade é que, junto dele, há vários outros como Fortaleza,  Índios Coroados, Malacara, Churriado – todos com trilhas regulamentadas e de diferentes níveis de dificuldade inseridos no Parque Nacional Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral.

10 Dicas para viajar para Praia Grande - Capital dos Cânions

4 – Há duas formas de visitar o Cânion de Itaimbezinho: 1) pelas trilhas do Vértice e do Cotovelo (na parte superior) e pela Trilha do Rio do Boi (parte inferior).

👉 A Trilha do Cotovelo tem 6 km de distância, ida e volta, e pode ser feita a pé ou de bicicleta BTT. O percurso é fácil, em estrada de chão e bem sinalizada.

Pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar, no Centro de Atendimento ao Turista, a ida até os miradouros de carro sem custo adicional.

👉 Já a Trilha do Vértice é mais fácil ainda! Numa rota circular de 1,4km de caminhada leve há vários miradouros para ver a Cascata das Andorinhas e o Rio Boi.

👉 A Trilha do Rio do Boi, que percorre o cânion pela parte inferior, é a mais longa: são 8 km de caminhada (ida e volta). Por outro lado, durante a caminhada há vários locais como a Cachoeira Grande, para mergulho. A trilha é feita, sempre com o acompanhamento de um guia certificado, pois passa por dentro do rio e, dependendo do nível da água, pode ser cancelado/remarcado.

5 – À beira do penhasco, no cânion do Itaimbezinho, tem uma singela casa de madeira que abriu as suas portas para receber turistas. Chama-se Café Do Vô Marçal e Artesanato Da Vó Maria, e lá pode se recompor das trilhas com o autêntico pastel de Pinhão com Bacon ou almoço campeiro, ou… comprar roupas de lã artesanal e souvenirs.

Café Do Vô Marçal e Artesanato Da Vó Maria

6 – É possível conhecer os cânions de Itaimbezinho e Fortaleza no mesmo dia. Vai ser puxado, mas… para economizar tempo, opte por fazer os 6 km da Trilha do Cotovelo no Itaimbezinho de bicicleta.

7 – As estradas que dão acesso ao parque são bem pedregosas em alguns trechos. Qualquer carro normal pode ir, porém terá que dirigir a 20 km/h. Para segurança do carro e dos passageiros, é melhor visitar os cânions com um guia/agência certificada num carro 4×4.

8 – Experiências de ecoturismo e aventura para fazer, além das trilhas pelos cânions são mais que muitas: Piscinas Naturais do Malacara, Trilha do Rio do Boi, Rota das Cascatas, Quadriciclo, Voo de balão, Rapel, Cachoeirismo, Cavalgada, Arvorismo… sem falar num Piquenique pelos Cânions.

10 Dicas para viajar para Praia Grande - Capital dos Cânions

Agende os seus passeios com a Morgada da agência Paraíso Pacacatu! Trilhas com guia local e muitas outras experiências incríveis!

9 – Utilize o Windguru (é só pesquisar no Google: Windguru Praia Grande SC) para acompanhar a precipitação e nebulosidade nos Cânions. Há três linhas de nebulosidade – alta, média e baixa que mostram se haverá nuvens e em que altura elas estarão. Quanto menos tiver, maior é a chance de encontrar um tempo limpo e com boa visibilidade dos Cânions.

10 – É possível combinar uma viagem para Praia Grande com várias outras, pois Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Torres e Porto Alegre ficam curtíssimas! Inclusive, o caminho da Serra Gaúcha pela Rota do Sol é dos mais lindos para fazer, a caminho de Santa Catarina.

 

Gostou das dicas? Pronto para viajar para Praia Grande?

Se ainda tem alguma dúvida sobre os passeios ou a cidade, deixe seu comentário para que possa ajudar 🙂