As explicações do meu amor por Portugal 1
Dicas, Europa, Filosofias de viagem, Inspiração, Portugal

As explicações do meu amor por Portugal

Portugal é um cantinho da Europa que mora no meu coração. É o cantinho do bacalhau, do vinho, do fado, dos azulejos. O país é tudo isso e muito mais. Dentre todas as coisas que fazem eu amar Portugal, resolvi reunir uma série de explicações que justificam o amor que tenho por este país. 

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal16

É o mais acessível financeiramente da Europa

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal26

Portugal atrai o interesse de turistas do mundo todo por vários motivos, mas um, em particular são os preços baixos, quando comparados com os restantes países da Europa.

Viver em Portugal também é mais acessível do que viver no Brasil ou em outros países vizinhos de continente, como a Espanha, a França, a Alemanha.

Dimensão do território

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal15

Portugal é um país que possui uma dimensão pequena em comparação com o território brasileiro. Enquanto o Brasil possui uma área territorial de mais de oito milhões de quilômetros quadrado, Portugal atinge pouco mais de 92 mil quilômetros quadrados de extensão, sendo perfeitamente possível atravessar norte a sul do país em questão de 5 horas. A curta distância entre as cidades, é uma grande motivação para desbravar todos os cantos de Portugal e… amar ainda mais esse país!

Transporte público

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal17

Portugal possui um ótimo sistema de transporte público que garante a mobilidade para todos os lados, quer seja de ônibus (autocarro), trem (comboio) ou metro. Há bons preços e bastante variedade de horários para que possa viajar para todos os cantos do país. Assim fica bem mais prático, neh?

Segurança é o que há

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal24

Não há dinheiro que pague a liberdade de se sentir segura vivendo num país, numa cidade. Portugal é um país tranquilo e bastante seguro. Eu vou pra lá e para cá e até hoje nunca fui roubada e nem assaltada. Quem mora por aqui também não tem muita história para contar sobre isso. Claro que,  como em qualquer lugar do mundo, não dá pra vacilar, mas as chances de passar por algum tipo de situação nesse sentido são bem pequenas. Para terem uma ideia: voltei muitas vezes pra casa a pé, depois da meia-noite. Coisa que eu jamais fiz e faria em Ijuí/RS.

Hospitalidade é tudo de bom

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal25

Os portugueses são as pessoas mais amorosas e acolhedoras da Europa! Tá… os gregos e croatas também são, mas nada se compara com a hospitalidade Portuguesa.

Se tem algo que eu sempre digo aos amigos que vem pela primeira vez para Portugal é: experimentem pedir informação na rua para um português. É a coisa mais “simples e boba”, mas é tão significativo para compreender a intensidade da hospitalidade portuguesa. Experimenta, vai! Os portugueses são uns amores!

Clima mediterrâneo

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal21

Engana-se quem supõe que, por ter vivido num estado de clima frio, não estranhe o clima de Portugal. Diferente do Rio Grande do Sul, em Portugal se vive muito bem definida as quatro estações do ano: um inverno bem chuvoso, frio e com direito a neve na serra; um outono com frio e muito vento derrubando as folhas das árvores; uma primavera que inicia tímida e logo floresce e; um verão bem quente e com muito, mas muito sol, totalizando cerca de 3 mil horas de sol por ano. Acreditam?

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal13

Em portugal vivemos os extremos em termos de clima, mas a maioria dos dias do ano tendem a ser agradáveis e perfeitos para aproveitar a vida ao ar livre, quer seja no inverno esquiando ou no verão curtindo as férias na praia.

História e Cultura

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal4

Ruínas romanas, castelos medievais, centros históricos… e segue a lista de museus privados e a céu aberto por este país! Sem contar que, culturalmente Portugal é muito rico, por aqui há tantos tipos de eventos festivos, religiosos, tradicionais e culturais que fica até difícil de escolher e acompanhar tudo. Difícil, mas não impossível, ok?

Gastronomia deliciosa

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal12

A maior duvida em termos gastronômicos antes de vir para Portugal era se, por essas terras havia feijão. Olha que ignorância, rsrsr… Não só há deliciosos pratos portugueses preparados com feijão, como há feijão enlatado para vender no supermercado. Olha só que praticidade… panela de pressão é algo que não existe mais na minha vida.

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal18

Além da surpresa de que por Portugal, há feijão. Depois de tantos anos vivendo nesse país, ainda me surpreendo com a gastronomia típica. Não tenho ideia de quantos pratos já conquistaram o meu coração, mas a lista do que ainda tenho de experimentar é tão grande que, não sei se uma vida chega para provar toda a diversidade gastronomica do país. Aqui se come bem! Principalmente no Norte de Portugal 🙂

Vinhos de altíssima qualidade

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal20

Portugal é mundialmente famoso pela forte tradição vinícola e pelas diversas opções de vinhos que comercializa: vinho do Porto, Douro, Alantejo, Monção, Alvarinho…. É ou não é um prazer poder saborear vinhos com premiações internacionais e de altíssima qualidade a um precinho muito simpático? Além dos vinhos, o país possui muitas opções de enoturismo, onde é possível, além de degustar vinhos conhecer a produção dos mesmos e até mesmo, colaborar para a produção – como por exemplo, no período das vindimas.

Arquitetura de estilo próprio

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal11

Não sou arquiteta nem engenheira, mas não fico de fora da lista das pessoas que se surpreendem com as obras da arquitetura portuguesa: azulejos, estilo manuelino, estilo barroco… Muitas delas construídas no século I encontram-se conservadas para visita, como por exemplo, as ruínas romanas em Braga. Todas as obras portuguesas possuem um estilo próprio que as torna únicas e inconfundíveis, muitas delas já foram premiadas e quem tem o privilégio de conhecer este país que eu tanto amo entende logo o porquê.

Aldeias genuínas

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal9

Imagine uma aldeia de pedras, perdida no meio da serra. Imaginou? Vai dizer que não parece um cenário de filme? Há muitas aldeias históricas espalhadas por Portugal que foram construídas para garantir que o país não fosse invadido por pessoas interesseiras e más. Com isso, também foram construídos castelos e muralhas fortificadas, em posições estratégicas para que a região fosse protegida. Das aldeias que conheci, não me peçam para escolher a minha preferida, pois todas são um amor e muito genuínas. E sem sombra de duvidas: valem a pena conhecer!

Praias belíssimas

aquelesqueviajam_portugal_meuamorporportugal187

Portugal tem uma costa enorme com mais de 900 km de extensão, repleta de belíssimas praias. O “drama” é escolher a mais bela de todas. Neste caso, a melhor decisão é criar um roteiro e sair rumo a descoberta de todas as belíssimas praias do país, sem exceção!

 

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

3 Comentários

  • Resposta Felipe Afonso Vieira 6 de setembro de 2016 at 12:52

    Consigo me identificar perfeitamente com cada ponto que vc enumerou no texto. Portugal já domina uma boa parte da minha vida e do meu coração. 🙂

  • Resposta izabel 16 de dezembro de 2016 at 18:34

    Eu te entendo perfeitamente…também sou uma apaixonada por Portugal.

  • Resposta Adriana Jaques 2 de março de 2017 at 21:49

    Confirmo tudo. Os melhores dias da minha vida passei em Portugal.

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com