Azulejos de Azeitão: um símbolo da cultura portuguesa 1
Visitar, Atrações Imperdíveis, Azeitão, Comprar, Portugal

Azulejos de Azeitão: um símbolo da cultura portuguesa

Ao passear por Portugal é impossível ficarmos indiferentes às igrejas, palácios e outros edifícios revestidos em azulejos. Embora tenham raízes muçulmanas, os azulejos se tornaram um símbolo da cultura portuguesa e aprender mais sobre eles é essencial para sentirmos que estamos inseridos na cultura local.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao6

Junto à Quinta do Palácio Bacalhoa, em Azeitão, há uma típica e tradicional fábrica de azulejos que mantém viva na sua essência o processo de fabricação e pintura completamente manuais, tais como eram nos séculos XV ao XIX.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao9

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao2

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao5

Azulejos de Azeitão é uma autêntica joia para os apreciadores e colecionadores de azulejos. Entre as prateleiras da fábrica e da loja encontrará desenhos Europeus, Islâmicos e Chineses dos mais diferentes tipos, quer seja os azulejos pintados ou os de relevo, no estilo Hispano-Árabe do século XV e XVI.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao3

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao12

Mas esta não é uma fábrica comum, é um local onde pode visitar gratuitamente e conhecer detalhadamente este símbolo da cultura portuguesa – e poderá ver que afinal há muita coisa sobre os azulejos por descobrir! À disposição dos visitantes tem sempre um artista que explicará orgulhosamente tudo sobre a produção tradicional dos azulejos através das três técnicas da azulejaria: Majólica, Aresta ou Cuenca e Corda Seca.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao4

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao13

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao

Uma verdadeira aula intensiva sobre as várias fases do processo de fabricação, desde a chacota, passando pela vidragem e acabando na pintura. E falando em pintura… além da visita, das descobertas e das compras na loja da fábrica, também é possível viver na pele a experiência de pintar o seu próprio azulejo.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao16

Por qualquer direção que vão os seus olhos verá à sua disposição lindas coleções de azulejos e registros históricos. Um deles é a foto da Igreja Nossa senhora de Lourdes, localizada em Libreville, na África. Durante dois anos os artistas da fábrica Azulejos de Azeitão trabalharam na produção de 12 mil azulejos para forrar a fachada de arquitetura clássica romana da igreja. Um trabalho que além de ter grande destaque histórico, representa a dedicação de anos em produzir manualmente azulejos um a um.

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao15

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao10

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao8

aquelesqueviajam_azulejosdeazeitao14

Depois de passar alguns instantes inserido na cultura local… será impossível sair da Azulejos de Azeitão de mãos vazias! Há de querer eternizar esse momento com um ou vários azulejos, quer seja para fixar na parede ou expor num canto especial lá de casa.

aquelesqueviajam_coracaoA visita na fábrica Azulejos de Azeitão foi oferecida pelo André da Look Around Tours, mas as experiências relatadas são todas pessoais.

Endereço: Rua Trabalhadores da  Empresa Setubalense, 15 – Azeitão/ Portugal

Horário: Seg á Sáb das 9:00h às 18:00h | Dom e feriados das 10:00h às 13:00h

Contatos: +351 21 218 0013 | azulejosdeazeitao@gmail.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

1 Comentário

  • Resposta João Costa Duarte 4 de julho de 2018 at 11:03

    Boa tarde, gostaríamos muito visitasse o atelier de azulejaria em Tremez (perto de Santarém) de João Costa Duarte. O site é o REAL-OFFICINA.COM

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com