
Não é à toa que Guimarães é considerada o berço da nacionalidade portuguesa. Os mais marcantes acontecimentos da independência de Portugal aconteceram aqui, inclusive a primeira vitória de Dom Afonso Henriques – o primeiro rei de Portugal, na batalha de São Mamede, em 1128.
Mas foi em 1999, quando a antiga linha ferroviária entre Guimarães e Fafe se transformou numa das pistas de cicloturismo mais lindas do norte de Portugal, que Guimarães entrou para a história do cicloturismo. São 14,100 km de pista pavimentada, quase sempre plano, em meio a paisagens rurais e arborizadas para viajar de bicicleta. É verde para todos os lados!
A pista de cicloturismo tem prioridade sobre os outros veículos, mas ao longo de toda a sua extensão é interceptada diversas vezes por cruzamentos com estradas principais e secundárias, proporcionando aos ciclistas múltiplos acessos de entrada e saída.
Iluminação pública, zonas de descanso com lixeiras e bebedouros, sinalização e informação de quilometragem caracterizam a Pista de Ciclosturismo de Guimarães e Fafe como uma das melhores de Portugal para viajar de bicicleta.
Mas a maior surpresa está a três quilômetros antes de Fafe. Em Cepães, uma antiga Estação da CP (Comboios de Portugal) foi recuperada e transformado num Café Bar com esplanada muito simpático. Parar por aqui, nem que seja para tomar um café é quase inevitável!
Início: Rua Padre João Oliveira, Devessa, Freguesia de Mesão Frio – Guimarães
Fim: Fareja – Fafe
Piso: asfalto
Distância: 14,100 km
Dificuldade: média/baixa
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
View Comments (0)