O que levar na mochila para o Caminho de Santiago?
Caminho de Santiago de Compostela, Dicas, Espanha, Europa

Caminho de Santiago: o que levar na mochila?

Se sempre que viaja tem o costume de levar a vida dentro da mala, agora é a hora de repensar sobre o que é verdadeiramente essencial para uma viagem. Pelo menos, durante o Caminho de Santiago de Compostela. Se a ideia de exercitar o desapego ou de carregar tudo o que precisa nas costas, em apenas uma mochila, durante vários dias seguintes ainda é recente, não se preocupe: aqui tem as melhores dicas para iniciar o desapego e levar para Santiago somente o que é necessário.  💬
Vai gostar de ler também:
9 dicas para fazer o Caminho de Santiago
30 coisas que não deve fazer no Caminho de Santiago

 

A mochila

Uma mochila de 30l a 35l para mulheres e de 40l a 45l para homens é mais que suficiente para guardar todas as roupas e os demais itens para o Caminho de Santiago de Compostela. No entanto, algumas características são fundamentais para escolher a mochila ideal, como por exemplo, a qualidade, a impermeabilidade, as costuras duplas, a quantidade e o tamanho dos bolsos externos, a barrigueira acolchoada e a rígida estrutura interna.  

 

O que levar na mochila:

Documentos: Passaporte ou outro documento de identificação, Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem e Credencial do Peregrino.

Concha Vieira: A concha de vieira, pendurada na mochila, que o identifica como peregrino de Santiago.

Roupas de caminhada: Se for frio leve roupa térmica e impermeável. Para o verão leve roupas leves e bem arejadas, de preferência as de fibra que são transpiráveis e de secagem rápida. Um casaco impermeável (como por exemplo, os que tem a tecnologia Gore-tex), independente da estação, é sempre uma boa escolha. Algumas cidades – mesmo no verão – costumam ser frias ao anoitecer. Lembre-se de adequar a quantidade de roupas ao número de dias e à altura do ano em que irá realizar o Caminho de Santiago!

Quantidade:

  • 2 Camisetas ou 2 blusas de manga comprida
  • 2 Calças (de preferência as com pernas destacáveis) ou 1 calça e 1 bermuda
  • 1 Casaco impermeável
  • 2 Calcinhas/ Cuecas de fibra sintética, sem costuras nem elásticos
  • 2 Tops

Acessórios: Se for outono ou inverno, verifique a temperatura e veja se é necessário levar cachecol, luva e gorro! Mas não abra mão de levar um boné ou chapéu e óculos de sol para proteger os olhos.

Meias: As melhores meias para a caminhada são de tecido sintético ou de lã (mesmo no verão!) sem costura e com fibra Coolmax®, pois são confortáveis, absorvem rapidamente o suor e o expelem com mais facilidade do que o algodão. Leve sempre alguns pares extras (3 a 4 pares) para evitar caminhar com os pés úmidos e ainda adquirir alguma bolha!

Pijama: Se a previsão não for de muito frio opte por um pijama curto, leve e fino para ocupar menos espaço e peso na mochila. Se o Caminho de Santiago de Compostela for no inverno e em cidades de temperaturas abaixo de zero, opta por um pijama fino, mas que seja térmico.

Roupas de banho: Algumas etapas das diferentes rotas do Caminho de Santiago são contemplados por praias, rios, cascatas ou termas. Se um mergulha está nos planos, leve roupas de banho. Caso contrário, desde que tenha uma roupa seca limpa, mergulhe de roupa normal mesmo!

Capa de chuva: O caminho até Santiago é muito instável e a chuva pode aparecer sem aviso prévio. Se as roupas e o calçado não são impermeáveis, leve uma capa de chuva para proteger não só o corpo, mas a mochila!

Saco de dormir: O saco de dormir é uma regra para se hospedar nos albergues municipais, pois a maioria não possui roupa de cama e nem cobertas para as noites de baixa temperatura. Lembre-se que, saco cama não é tudo igual e se o caminho for no inverno, precisará de um saco cama térmico que suporte baixas temperaturas.

Tampões de ouvidos e máscara de dormir: Indispensável para quem deseja dormir e descansar! Os quartos, nos albergues municipais e até mesmo os privados, possuem quartos coletivos para 20 a 100 pessoas, sendo necessário o uso dos tampões e até mesmo máscara de dormir para evitar o barulho seja uma dificuldade para ter uma boa noite de sono.

Toalhas: Leve uma toalha em microfibra (compacta leve, superabsorvente e de secagem rápida) para banho e uma pequena toalha para as necessidades de higiene que surgirão pelo caminho.

Chinelo: Um par é o suficiente. Pode também substituir o chinelo por sandálias de caminhada.

Calçado: Use um calçado que já tenha a forma do pé e, caso queira fazer o Caminho de Santiago com um calçado novo, amacie ele com bastante tempo de antecedência para evitar surpresas desagradáveis pelo caminho.

Bastão de caminhada: O bastão é uma grande ajuda para a caminhada, ainda mais para quem não possui a prática de caminhar dias seguidos e longas distâncias. Um bastão é bom e dois melhor ainda! Eles ajudarão, principalmente, nas subidas e descidas!

Protetor solar: Indispensável em qualquer estação do ano! Tanto para o corpo como para o rosto.

Kit primeiro socorro: Prepare o kit de acordo com as necessidades pessoais. O que não pode faltar são vários band-aids e Compeed, vaselina, emplastro térmico para aliviar a dor no corpo, gel para dores musculares, medicamento para dor, linha e agulha para a necessidade de ter de furar uma bolha nos pés.

Kit higiene: Seja compacto e leve apenas o necessário (condicionador e secador pode ficar em casa!). Se vai fazer o caminho com mais amigos, aproveite para dividir alguns itens do kit, como por exemplo, shampoo, sabonete liquido, creme para o rosto, pasta de dente, lenços umedecidos, sabão para lavar as roupas, etc.

Kit necessidades fisiológicas: Leve um rolo de papel higiênico ou um pacote (tamanho mini) de lenço umedecido para eventuais necessidades fisiológicas. Leve também um saco para guardar o lixo!

Kit lavanderia: Em alguns albergues municipais a lavanderia é pequena e sem muita estrutura e em outros tem até máquina de lavar e secar por um preço muito simpático. Leve uma pequena barra de sabão ou utilize o sabonete líquido do banho para lavar as roupas. Leve também alguns alfinete joaninha para prender as roupas, tanto no varal de onde está hospedado como na mochila – caso for necessário.

Lanterna: Um item necessário para quem pretende iniciar a caminhada por volta das 6h. Dispensável se instalar no celular uma app de lanterna 😉

Máquina fotográfica: Quem é que não gostaria de ter mil e uma fotos do Caminho de Santiago, hem? Leve uma máquina fotográfica pequena ou uma GoPro e seu carregador.

Registros: A maioria das pessoas registra tudo no celular, mas há quem prefere escrever. Se assim for, leve uma caneta e um pequeno bloco de anotações para registrar pensamentos e os momentos mais significativos da peregrinação.

Água: Leve uma garrafa de 500ml ou 1l e vá reabastecendo conforme encontra fontes ou bares e cafés. Assim aproveita para carimbar a Credencial de Peregrino!

Alimentos: Leve apenas os alimentos que irá consumir durante a caminhada do dia, como por exemplo, um sanduíche, uma banana ou um pequeno pacote de bolacha integral. Assim evita o disperdido e peso desnecessário na mochila!  

 

Passo a passo como arrumar a mochila para o Caminho de Santiago

  • A mochila vazia não deve pesar mais que 2 kg e cheia deve pesar, no máximo, 10% do peso do corpo
  • Equilibre o peso da mochila: o lado direito não pode pesar mais do que o esquerdo.
  • Para a mochila se acomodar bem ao corpo, coloque o que é mais pesado no fundo e do lado das costas e, as mais leves por cima.
  • O saco de dormir deve estar dentro da mochila ou preso em baixo da mesma com cordas.
  • As bolsas exteriores devem transportar o equipamento que mais irá utilizar, como por exemplo, máquina fotográfica, Credencial do Peregrino, dinheiro, alimentos, kit de primeiros socorros, etc.
  • Tudo o que deve ser protegido de chuva e umidade deve ser guardado em em sacos ziplock.
  • As tiras da mochila não são um enfeite aleatório. Utilize-as para ajustá-la junto ao corpo tornando a mochila menos pesada.
  • Antes de sair para o Caminho de Santiago de Compostela, ande com a mochila durante algumas horas para confirmar que veste adequadamente. Se sentir dor nas costas ou nos ombros é sinal que não ajustou as alças adequadamente ou que a mochila está muito pesada.

 

Gostou das dicas? Tem mais alguma para quem vai fazer o Caminho de Santiago de Compostela? Compartilha nos comentários!

 

Gostou das dicas de viagem? Segue o @aquelesqueviajam no Instagram e no Facebook para viajar todos os dias e em realtime! 

Vai viajar? Organize a próxima viagem com as milhares de ideias e inspirações do @aquelesqueviajam no Pinterest! Faça pins e crie álbuns incríveis!

Lembre-se de reservar a hospedagem pelo Booking ou pelo Airbnb com 41€ de desconto na primeira reserva! Faça a reserva agora mesmo!  

 

Se chegou até aqui, deixa um comentário e compartilha esse artigo com quem mais gosta de viajar!

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com