aquelesqueviajam_braga_clubedocha
Braga, Europa, Experiências, Portugal

Clube do chá na Mercearia: a cultura do chá em Braga

De origem chinesa, o chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Conhecido como um hábito tipicamente inglês, a cultura do “chá das cinco” surgiu com uma princesa portuguesa, D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que casou com o Rei Carlos III de Inglaterra em 1.662. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais luxuosos da história: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com os domínios portuguesas na Ásia, África e nas Américas, a cidade de Bombaim e ainda uma caixa de chá.

Catarina de Bragança era conhecida como uma princesa culta, por conta disso conseguiu transformar o chá num dos maiores hábitos dos ingleses. A classe nobre e a burguesia encantados por esta bebida, seguiam-na fielmente como um último grito da moda.

Mas foi por causa de outra personalidade da realeza que a cultura do chá ganhou fama e notoriedade. Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta. Como solução, introduziu com o chá, o hábito de comer doces e salgados pelas 17h. Trazendo assim, uma nova tendência para a cultura do chá.

Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses também aderiram a cultura do chá em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí a cultura se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco, mas de um modo menos formal.

O “Clube do Chá na Mercearia” é uma homenagem a D. Catarina de Bragança e todos os personagens da realeza que foram responsáveis por introduzir e fortalecer a cultura do chá na sociedade europeia. Esse clube tem como proposta reunir, de dois em dois meses, um grupo de até 10 pessoas para sentarem-se junto à mesa e desfrutarem de bons momentos enquanto bebem chá.

aquelesqueviajam_clubedochanamercearia_menu

A primeira edição acontece no dia 25 de março de 2017, às 17h, na Mercearia da Joana, ao preço de 25€. As sócias desse clube, em cada edição, ganharão pontos para serem somados e trocados por outras experiências ligadas ao lazer e gastronomia. As experiências são diversas desde um passeio histórico de bicicleta por Braga, uma cesta de piquenique, uma sessão de spa a um fim de semana numa casa de turismo rural.

Seja sócia desse clube!

aquelesqueviajam_coraçao

Onde: Praça do Município, loja 57 – Braga

Quando: 25 de março de 2017 às 16h

Preço: 25€

– Reservas até o dia 23/03/2017 às 18h

– Capacidade: 10 pessoas

– Forma de pagamento: NIB 003509010000902850098 CGD com identificação “Clube do Chá na Mercearia”

Contatos: +351 962 326 507 | cabazesdenatalbraga@gmail.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com