Caminho de Santiago de Compostela
Caminho de Santiago de Compostela, Espanha, Europa

20 curiosidades sobre o Caminho de Santiago de Compostela

Há testemunhos incríveis ao redor do mundo sobre a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, simplesmente, uma das peregrinações mais famosas do mundo, realizada por peregrinos, religiosos e aventureiros. Mas, além dos fatos que explicam a sua origem, há várias curiosidades que ajudam a contar a sua história. Vamos descobrir quais são?

💬
Vai gostar de ler também:

9 dicas essenciais para fazer o Caminho de Santiago de Compostela
30 coisas que não deve fazer no Caminho de Santiago de Compostela

 

Curiosidades sobre o Caminho de Santiago de Compostela

1 – São Tiago ou Tiago Maior, como apóstolo próximo de Jesus Cristo, tinha a missão de espalhar pelo mundo a grandiosidade de Jesus e o quanto a fé é generosa e benevolente.

2 – Registros históricos contam que as rotas do Caminho de Santiago já eram percorridos desde o século IX, quando diversos peregrinos iam  ao encontro das relíquias e do sepulcro do apóstolo São Tiago.

3 – O Caminho de Santiago tem este nome, pois nos primórdios do catolicismo, por volta de seis anos após a crucificação de Jesus Cristo, São Tiago viajou para a Península Ibérica, onde espalhou o evangelho por toda a Galícia.

4 – São Tiago morreu sob a culpa de espalhar o evangelho nazareno, e foi condenado à decapitação por ordens de Herodes, um rei de Jerusalém.

5 – Santiago de Compostela é um dos mais importantes centros de peregrinação cristã do mundo, depois de Jerusalém e Roma.

6 – O Caminho de Santiago é considerado um itinerário indispensável para pessoas que estão em busca do autoconhecimento e da elevação espiritual. Em 1993, foi decretado como Patrimônio da Humanidade, na Espanha, e no ano de 1998 na França.

7 – A Catedral de Santiago de Compostela foi construída nos anos de 1075 e 1128, em estilo românico, no local onde foram encontradas as relíquias de São Tiago.

8 – O Botafumeiro (incensário) que fica no interior da Catedral de Santiago de Compostela é símbolo de purificação espiritual.

9 -A tradição do abraço ao apóstolo é dos mais emocionantes e antigos rituais jajacobeus. A estátua de São Tiago, que está sobre a cripta que contém as suas relíquias, no altar-mor da Catedral, é abraçada pelos peregrinos desde 1211. Esse ritual permite a aproximação física com o apóstolo.

10 – Não existe apenas um, mas mais de 100 caminhos oficiais que levam a Santiago de Compostela. O mais popular é o Caminho Francês, que começa nos Pirineus (cadeia de montanhas entra França e Espanha) e atravessa as províncias espanholas de Navarra, La Rioja, Aragão, Leão e Castela e Galícia.

11 – As rotas do Caminho de Santiago são inteiramente sinalizadas com setas amarelas pintadas em placas, paredes e pedras. Elas foram criadas entre as décadas de 1950 e 1980 e orientam os peregrinos que fazem o Caminho sem mapa.

12 – As setas amarelas que unificam os Caminhos de Santiago e que, se transformaram num ícone universal, começaram a ser pintadas na década de 80 por Elías Valiña, padre de O Cebreiro, primeira localidade galega do Caminho Francês, e Andrés Muñoz, presidente da Associação de Amigos do Caminho de Navarra.

13 –  Diversas associações de amigos do Caminho trabalham para preservar e melhorar a sinalização em suas respectivas zonas de influência.

14 – A Vieira ou Concha de Santiago é um dos símbolos do Caminho de Santiago e representa a presença do apóstolo.

15 – A cruz de Santiago é uma cruz latina simulando um lírio em forma de espada. Acredita-se que tenha tido origem no tempo das cruzadas, quando os os cavaleiros usavam pequenas cruzes com a parte inferior afiada para pregá-las no chão e realizar devoções diárias. A espada representa o carácter nobre de São Tiago e o modo como foi martirizado, decapitado por uma espada.

16 – O certificado de peregrinação, concedido pela Igreja Católica, é chamado de Compostela ou Compostelana. Para recebê-lo, o peregrino deve caminhar, pelo menos, 100 km a pé ou 200 kms de bicicleta.

17 – Acredita-se que, todos os peregrinos que caminham pelo mesmo trajeto do discípulo são perdoados pelos seus pecados.

18 – Os anos, em que se registra o maior número de peregrinos no Caminho, são os chamados Anos Compostelanos, quando o dia de São Tiago (celebrado em 25 de julho) cai num domingo. O último foi em 2010 e o próximo será apenas em 2021. Peregrinos que realizarem seus caminhos, orarem e comungarem nestes anos recebem da igreja indulgência completa de seus pecados.

19 – Os períodos mais procurados para a peregrinação são os meses de maio e junho e setembro a outubro.

20 – A popularidade do Caminho de Santiago fez ressurgir um vilarejo. A cidade de Foncebadón, em León, localizada pouco antes de chegar a cruz de Fierro deixou de ser um vilarejo abandonado e em ruínas para se consolidar, de fato, um local de parada de peregrinos. Além de casas restauradas, Foncebadón possui restaurantes e diversos estabelecimentos de hospedagem, como albergues e hostels.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

16 Comentários

  • Resposta Sandra Maria Silva da Costa 3 de dezembro de 2018 at 19:38

    Naiara excelente artigo, parabéns. Peregrinamos juntas em 2021?

    • Resposta Naiara Back 3 de dezembro de 2018 at 20:17

      Mais que certo! Será incrível peregrinar até Santiago de Compostela com você <3

  • Resposta Symone 4 de dezembro de 2018 at 19:20

    Acho que seria uma experiencia incrível peregrinar até Santiago, tenho um amigo que foi…Deve ser muito emocionante…

  • Resposta Analuiza Carvalho 4 de dezembro de 2018 at 20:22

    oi Naiara… eu conhecia quase todas as curiosidades contidas neste texto porque faz tempo que eu sonho fazer o Caminho de Santiago, então vivo lendo a respeito dele e das experiências que as pessoas viveram caminhando. Quero fazer o mais popular deles, o mais famoso! rsrsrs Espero poder um dia realizar!

    Quando estivemos na Suíça vimos alguns peregrinos e até carimbamos nosso passaporte num igreja que os recebia para descanso, para quem sabe nos dar sorte de peregrinar também!

    • Resposta Naiara Back 6 de dezembro de 2018 at 13:55

      Que bacana!!!! Faça o caminho e depois me conta 🙂 Tenho a certeza de que vai ser uma incrível experiência de viagem!

  • Resposta Marcia Picorallo 5 de dezembro de 2018 at 14:29

    Interessantes estas informações sobre o caminho de Santiago de Compostela, sem dúvida a rota peregrina mais famosa do ocidente!

  • Resposta Cynara Vianna 6 de dezembro de 2018 at 13:39

    Já vi muitos relatos sobre essa peregrinação, deve ser uma experiência incrível. Adorei saber mais sobre a história em torno dela.

  • Resposta Maria Cristina 8 de dezembro de 2018 at 18:25

    As mais interessantes para mim foram a tradição do abraço ao apóstolo e sobre o fato
    de todos os peregrinos que caminham pelo mesmo trajeto do discípulo são perdoados pelos seus pecados. Muito especial mesmo! Espero ser tocada um dia para realizar esse trajeto.

    • Resposta Naiara Back 14 de janeiro de 2019 at 12:32

      Que bacana Maria! Desejo de coração que possa realizar este trajeto e o teu caminho <3

  • Resposta Alexandre Cassiano 8 de janeiro de 2019 at 13:39

    Olá Naiara e demais leitores do blog,

    Fiz duas vezes o Caminho (2015 e 2017) e já estou me preparando para ir agora em 2019. Olha, eu sempre digo que vale muito mais a pena ficar 30 dias caminhando 8 horas/dia do que em sessões de análise. Sai mais barato e muito, muito, muito mais prazeroso. Durante a peregrinação constatamos in loco que não temos problema algum. Refraseando Fernando Pessoa: “Caminhar é preciso, viver não é preciso.” Abraços e Buen Camino a todos.

    • Resposta Naiara Back 14 de janeiro de 2019 at 12:33

      Verdade Alexandre! O caminho é uma terapia natural <3

  • Resposta Jorge Luiz Cipriano 21 de março de 2019 at 20:34

    Boa Tarde Naiara, pretendo fazer o caminho em 2020 provavelmente em maio, gostei muito de seus relatos são esclarecedores, mas ficaram duvidas e lhe pergunto: quais foram as maiores dificuldades na área física?, você aconselha o uso de botas ou tênis ? como quero fazer o caminho francês que são 800 km os pés serão o meu maior problema? Espero não estar lhe incomodando mas estou ansioso e também um pouco temeroso, apesar de suas palavras positivas nos dando um animo a mais.

    • Resposta Naiara Back 8 de abril de 2019 at 20:59

      Olá Jorge 🙂

      Quando fiz o caminho, pela primeira vez, o meu maior medo era não aguentar carregar a mochila e por isso levei o minimo de objetos nela. Mas, na verdade, a minha maior dificuldade foi a dor na sola dos pés :/

      Infelizmente, o corpo não estava preparado para caminhar grande quilometragem durante dias seguidos. Para amenizar a dor, colocava os pés em água fria e colocava meus pensamentos em outras coisas. Dor no corpo, bolhas e cansaço serão inevitáveis (mesmo que se prepare bastante)! O que ajuda a amenizar é o seu espirito para a caminhada e alguns truques como boas meias de caminhada, pomada ou creme para dor, emplastro térmico, etc…

      Nas duas idas para Santiago utilizei tênis de corrida, aqueles bem surradinhos já. Como eram poucos dias, eles aguentaram muito bem. Agora vou utilizar uma bota de caminhada, mas o meu conselho para você é: escolha um modelo de calçado e teste ele várias vezes, combinado?

      Qualquer dúvida, escreve aqui!

      Bom Caminho ❤️

  • Resposta Ecilda Pessoa de Lima 8 de abril de 2019 at 12:09

    Bom dia Naiara!
    Fiz meu primeiro Caminho em 2005, depois vieram 2007, 2016, todos o Francês.
    2009 o Português.
    2014 o Aragonês.
    E sempre sentindo a grande emoção que senti no meu primeiro Caminho que não se sente em Caminho nenhum do mundo.
    Estou me preparando emocionalmente pra fazer em 2020 o meu quarto caminho Frances desta vez sozinha, isto é.
    Deus, Santiago, euZinha e Deus.
    Já estou sentindo friozinho na barriga só de pensar nesta – que será uma grande aventura – pois sou muito medrosa, e morro de medo de tudo.
    Mas….
    Que venha o CAMINHO!!!❤️

    • Resposta Naiara Back 8 de abril de 2019 at 20:54

      Coragem Ecilda! Quem está no caminho, nunca está sozinha 😉
      Tenho a certeza que será uma incrível experiência! Vai me mantendo informada, pois quero saber todos os detalhes, combinado?

      Bom Caminho ❤️

    Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com