Descobrir Carvoeiro através das falesias 1
Algarve, Europa, Portugal, Visitar

Descobrir Carvoeiro através das falesias

Carvoeiro é uma antiga e pitoresca vila de pescadores com pequenas casas brancas construídas harmoniosamente em colinas. Por aqui há praias! Muitas delas definidas como as mais bonitas da Europa, essencialmente por estarem permanente em mutação pela ação do mar e da chuva.  Apesar do risco de desmoronamento é aqui que presenciamos constantemente as condições climáticas agindo a favor da beleza natural!

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiro8Há três formas de descobrir Carvoeiro como a palma da mão: através de bons mergulhos, de passeios de barco ou então caminhando por cima das falésias. Independente da escolha, encontrar paisagens inesperadas e verdadeiramente deslumbrantes é inevitável!

Uma caminhada por cima das falésias, de ponta a ponta, iniciando na Praia do Paraíso até a Marinha tem cerca de 7 km e tempo estimado de 3h. Estimado, viu! Se for daqueles que a cada gruta, rocha, barco… dispara um flash, é melhor que reserve umas horinhas a mais para descobrir Carvoeiro através das falésias 😉

Praia do Paraíso

aquelesqueviajam_carvoeiro_ocasteloguesthouse17Encaixada entre as altas falésias há uma pequena concha de areia que esconde uma praia que mais parece uma piscina rochosa. Chama-se Praia do Paraíso e sua beleza corresponde 100% ao nome que recebeu. É aqui que irá respirar o ar fresco que vem do mar e recitar a frase “O paraíso existe! ”.

Praia do Carvoeiro

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiroA Praia do Carvoeiro é a principal praia da vila e uma das mais famosas do litoral algarvio. Junto a uma falésia, rodeada pelas típicas casas brancas dos pescadores, a praia possui uma pequena baía de águas em tons de azul e verde esmeralda. Aqui repousam barcos de pescadores que também fazem passeios para as grutas e outras praias das redondezas.

Fortaleza e Capela da N. Senhora da Encarnação

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiro2Funções religiosas e militares compartilharam este espaço! Com o objetivo de proteger o pequeno porto piscatório da vila, a Fortaleza de Nossa Senhora da Encarnação foi erguida em finais do século XVIII no alto de uma das colinas de Carvoeiro. Com o fim dos ataques da pirataria, a fortaleza foi desativada dando espaço a um singelo miradouro que tem uma das vistas mais wow de Carvoeiro.

Algar Seco

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiro6Algar Seco é um conjunto de grutas naturais talhadas pelo vento e força do mar que mais parece um labirinto. Perder-se por aqui será a solução perfeita para encontrar as mais belas paisagens por entre as rochas.

Restaurante A Boneca

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiro3Ao caminhar pelo percurso de passadiço, mais precisamente no final do Algar Seco encontrará o Boneca Bar e Restaurante. Parar por aqui é inevitável, quer seja para uma refeição ou para andar entre extravagantes rochas que formam grutas com lindas paisagens naturais. Aqui a atração principal não são as delicias gastronômicas e sim as “Janelas para o mar”, um nome poético dado a duas aberturas nas rochas do restaurante/bar por terem vistas incríveis para o mar.

Praia Vale covo

aquelesqueviajam_algarve_carvoeiro4Rodeada por uma alta falésia onde se situa o Hotel Tivoli Almanso, a Praia do Vale Covo é uma pequena baía, mas de grande beleza deslumbrante. A cor da água do mar nesta região é de um verde esmeralda penetrante e quase impossível de resistir a alguns mergulhos.

A caminhada por cima das falésias foi interrompida na Praia Vale Covo por falta de tempo 🙁

Mas as dicas continuam!

Praia do Vale Centeanes

Essa é mais uma daquelas praias que possui um cenário modesto, “bem modesto”. Imponentes falésias, águas de cores cristalinas e um areal dourado… precisa de mais? Sim! Aqui tem também um extenso passadiço que nos lava há uma plataforma rochosa de onde é possível observar fósseis marinhos e a vegetação típica da região.

Farol de Alfanzina

No percurso entre a praia Centeanes e a do Carvalho, edificado na falésia que lhe deu o nome – Ponta de Alfanzina há um Farol que ainda mantém uma importância estratégica como ponto de orientação para os navegantes que procuram por abrigo. Se ver a costa portuguesa através do alto das falésias já é wow, imagina do alto do farol! Uma vista panorâmica grandiosa que um par de olhos mal conseguirá administrar.

Praia do Carvalho

A Praia do Carvalho é o point dos aventureiros que utilizam as suas falésias como trampolim e também dos mais curiosos que buscam encontrar as pequenas e mais misteriosas grutas que se encontram nesta região.

Praia de Benagil

É em Benagil que está não só uma extraordinária praia, mas sim um conjunto de belezas naturais que transformaram este pequeno pedacinho da costa algarvia num dos lugares mais incríveis do mundo. A revista britânica “AnOther”, que atribuiu ao Algar de Benagil a distinção de gruta mais bonita do mundo não me deixa mentir!

Em Benagil há grutas de variadas medidas e formatados, mas a que chama mais atenção é o imponente Algar de Benagil e não só porque é enorme, mas sim porque recebe uma iluminação colorida que vem do céu, sol, mar e rochas. Uma verdadeira obra prima da natureza, não é?

Praia da Marinha

A Praia da Marinha também entra no grupo vip das praias mais bonitas e emblemáticas do Algarve. Conhecida não só pelas suas falésias, mas sim pelas águas transparentes que dão uma visibilidade única do fundo marinho e pela diversidade de vida aquática que ali vive. E não só – a singularidade desta praia lhe atribuiu o título de “Praia Dourada” pelo Ministério do Ambiente, tornando-se uma das imagens mais usadas para promover o turismo no país.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com