
Dizem que cultura é um dos conceitos mais discutidos dentro das Ciências Sociais, e que no campo científico como um todo, a cultura é ainda algo em permanente construção, estando longe de um consenso. Na tentativa de torná-lo mais claro, muitos estudos e comentários teóricos adicionaram algumas classificações ao termo. Será que deu certo?
Ao longo dos anos, vivendo em outro país conheci várias pessoas com o interesse em conhecer novas culturas e aprender os costumes de outros povos. Viver fora de casa, é uma oportunidade única para enriquecer pessoalmente e profissionalmente e muitas vezes uma grande possibilidade de conhecer a cultura de outros povos e ampliar a visão de mundo.
Uma foto publicada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em
A partir do momento que nos encontramos integrados a uma cultura que não é a nossa, adquirimos traços desta, o que acontecerá ao longo das nossas vidas, sem jamais perdermos totalmente as próprias características. É aí que a afirmação daquele filósofo francês Michel Serres ganha sentido: “não existe cultura única e fechada, todo processo de aculturação é uma mestiçagem”. Ás vezes, isso pode ser um processo doloroso, mas do qual não podemos escapar. Ou podemos?
Isso nos faz criarmos uma nova perspectiva de visão cultural, com aspectos de país de origem e do país em que estamos inseridos. Não se trata apenas de uma pessoa que decidiu morar “fora de casa”, mas de alguém do mundo, com maior bagagem, que se permita referir-se sobre aspectos ligados à sua vivência e às relações sociais como um todo.
Viver fora de casa é hoje a realidade de muitas pessoas que buscam em outros lugares encontrar o seu lugar, muitas vezes por uma curiosidade, identificação ou desejo, mas que pode ainda acabar resultando no enriquecimento de laços e valorização de suas próprias raízes ou das raízes onde integrou-se.
A partir de um novo olhar, temos de compreender não só a nossa cultura, mas desenvolver um processo de autoaprendizagem e de autoconhecimento, pois temos, em certos momentos da vida, a necessidade de sair do convívio natural para participar de experiências em lugares que não são os de origem, com outros povos e valores. Ao adentrarmos em outra cultura, é inevitável não captarmos a essência da mesma, vivendo e usufruindo de outras noções culturais, mas também, expondo o nosso próprio modo de agir em determinadas situações, que só fará sentido a si mesmo. Não é?
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
View Comments (0)