Duomos da Escola Velha da Sé: uma nobre residência romana 1
Braga, Europa, Portugal, Visitar

Duomos da Escola Velha da Sé: uma nobre residência romana

Bem-vindos à uma nobre residência romana! Não reparem na “bagunça”, pois cada vestígio que ali se encontra está propositalmente posicionado para que consiga imaginar aquilo que um dia foi a casa de alguém muito rico, tão rico que tinha até um balneário para uso exclusivo.

aquelesqueviajam_braga_domusdaescolhavelhadase2No coração do Centro Histórico de Braga está localizado o Duomos da Escola Velha da Sé, um museu que abriga as ruínas romanas de uma das casas mais antiga da cidade. Construída em meados do século I, aqui todas as pedras falam, mantendo viva um pedacinho da história de Bracara Augusta.

Com base nas interpretações dos vestígios encontrados, além de um balneário, podemos identificar parte dos quartos e um corredor que era revestido com mosaicos. E para a nossa surpresa, podemos ter uma ideia de como era o chão desse corredor através de um painel representativo que se encontra ao fundo das ruínas.

aquelesqueviajam_braga_domusdaescolhavelhadase4E não só – fixado numa das paredes do museu há uma galeria de mosaicos de composição geométrica que estão super bem conservados e também instrumentos e técnicas que nos permitem entender como e com o que é que os romanos faziam os mosaicos. Impossível não se surpreender ainda mais, neh?!

Já vai? Não tenha pressa!  Ainda há muito o que ver, como por exemplo, o alicerce da muralha medieval e os móveis, réplicas do período romano que foram emprestados pela Escola Profissional de Mazagão.

aquelesqueviajam_braga_domusdaescolhavelhadase3Mas aqui não é a casa da sogra, viu? Se vier sem aviso prévio corre o risco de ficar do lado de fora. Portanto… antes de aparecer, dê uma ligadinha para o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga através do número 253 203150, para garantir que alguém faça as honras da casa para você.

aquelesqueviajam_coracao

A visita no Duomo Escola Velha da Sé é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!

 

Endereço: Rua D. Afonso Henriques, nº1 / Portugal

Horário: É necessário agendar a visita com o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga

Contatos: + 351 253 203 150 (Extensão 1119) | arqueologia@cm-braga.pt

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

8 Comentários

  • Resposta #karidesbrava 3 de setembro de 2016 at 01:39

    Que lugar incrível! Impressionante como cada cantinho desse mundo tem algo interessante! 🙂

  • Resposta Daniela Xavier 3 de setembro de 2016 at 02:16

    Que legal Naiara! Um cantinho que enche os olhos de qualquer apaixonado pela história… Adorei o fechamento “que não é a casa da sogra” rsrsrsrs

  • Resposta Débora Resende 3 de setembro de 2016 at 02:54

    Que incrível! Eu adoro visitar esses lugares superantigos, ruínas e locais com tanta história assim… Fiquei super curiosa para conhecer! Eu nunca havia considerado visitar Braga, mas seu blog tá me deixando encantada pela cidade, rs.

  • Resposta Tais 3 de setembro de 2016 at 10:28

    Que texto legal, Naiara, divertido e super informativo. Fiquei morrendo de vontade de conhecer um lugar desses com tanta historia e explorar mais Braga, quem sabe um dia! 🙂

  • Resposta Itamar Japa 3 de setembro de 2016 at 14:18

    Que demais! Adoro conhecer estes lugares que nos mostram o estilo de vida de pessoas ricas do passado. Da pra imaginar que desigualdades sociais não são um problema recente, rsrsr. Excelente post! Adorei!

  • Resposta Cristina e Renato 3 de setembro de 2016 at 20:27

    Que legal, Naiara! Adorei a dica. Estamos pensando em conhecer o interior de Portugal em Setembro do ano que vem. Dica anotada. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada

  • Resposta Simone Hara 3 de setembro de 2016 at 21:39

    Olha… sou obrigada a confessar toda a minha completa ignorância e dizer que se não fosse pelo teu blog eu ia morrer sem saber que aí tinha essa herança romana!
    Nem preciso dizer que já tô maluca pra conhecer!

  • Resposta Aline Pires 5 de setembro de 2016 at 17:21

    Europa respira história.. muito bom “conhecer” esse lugar através de vocês.

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com