aquelesqueviajamdebicicleta algarve ecoviadolitoraldoalgarve8 1080x720 - Viajar de bicicleta pelo Algarve
Algarve, Bicicleta, Europa, Portugal

Viajar de bicicleta pelo Algarve

Preparado para respirar o ar puro que vem do atlântico enquanto pedala pela maior ecovia de Portugal? Composta por 214 km, a Ecovia do Litoral do Algarve liga o Cabo de São Vicente a Vila Real de Santo António através de ciclovias, passadiço, caminhos rurais e paralelos à Estrada Nacional 125. Viajar de bicicleta pelo Algarve é viajar por paisagens incríveis ao longo da costa!

Na Estrada Nacional 125, a ecovia é sinalizada através de um ciclista branco ou linha azul pintada no pavimento. Em algumas etapas a sinalização é quase perfeita em outras é escassa ou inexistente. Mas quando menos se espera, eis que surgem algumas placas com informação de quilometragem e do conselho responsável pela próxima etapa da ecovia. Ufa!

Dividida em cinco etapas, a primeira é no Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa e também o ponto onde se vê o fim da terra e o começo do mar. Uma pedalada atrás da outra, a Fortaleza de Sagres vai ficando para trás, mas as vistas deslumbrantes para as falésias e o atlântico fazem parte da paisagem até Vila do Bispo.

De repente, a ecovia transforma-se num caminho rural, passando por Salema e Burgau, duas vilas piscatórias, até chegar em Lagos, uma cidadezinha litorânea de grande importância histórica. No século 15, Lagos foi capital do Algarve e foi dali que D. Henrique partiu para conquistar o norte da África.

A segunda etapa liga Lagos a Albufeira, onde além de sol e praia, há intensa vida noturna. Mas até lá, há muitos lugares que merecem uma atenção em particular: Ria de Alvor, Portimão, Ferragudo, Lagoa e Armação de Pera.

De Albufeira até Faro, vai pedalar por Olhos de Água, Vilamoura, seguindo pela marginal da Quarteira, bem próximo da beira-mar. Mas ainda não é hora de parar! A ecovia passa pelos luxuosos hosteis resorts Vale de Lobo e a Quinta do Lago até chegar à Doca de Recreio na capital, dando fim a terceira etapa!

Pedalar de Faro até Tavira é pedalar lado a lado das mais ricas e interessantes geologias, floras e faunas da Europa. A quarta etapa da ecovia segue pelo Parque da Ria Formosa, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza de Portugal. O Cenário, formado pela cidade Olhão e pelas freguesias Fuzeta e Santa Luzia são dos mais agradáveis para pedalar. Lagos, salinas e areias separados do Atlântico por um conjunto de ilhas são apenas, uma prévia do que se encontra nesta etapa.

A última etapa da ecovia tem início em Tavira, a cidade das 37 igrejas! Mas antes de parar em Vila Real de Santo António, é necessário parar em Cacela Velha, nem que seja para admirar uma das melhores vistas sobre a Ria Formosa e a ilha-barreira. Cacelha Velha é uma aldeia tão pacata, quanto linda com suas poucas casinhas brancas e coloridas, uma igreja e uma fortaleza imponente.

…Manta Rota, Altura e Monte Gordo até encontrar, na antiga Alfândega, em Vila Real de Santo António o fim da Ecovia do Litoral do Algarve, ou talvez o início de uma nova viagem de bicicleta, já que este ponto também é de partida para a Grande Rota do Guadiana e uma das etapas do Caminho de Santiago.

viajar-de-bicicleta

Início: Cabo de São Vicente

Fim: Vila Real de Santo António

Piso: asfalto, passadiço e terra batida

Distância: 214 km

Dificuldade: média/alta

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Spam prevention powered by Akismet

Pular para a barra de ferramentas

Adaptado por aquelesqueviajam.com