El Nacional: experiências diferentes no mesmo restaurante 1
Comer, Barcelona, Espanha, Europa, Experiências, Visitar

El Nacional: experiências diferentes no mesmo restaurante

El Nacional é a grande novidade dos últimos tempos em Barcelona e o maior espaço gastronômico da Espanha ao qual se tem acesso através de um bequinho quase secreto no admirável Passeig de Gràcia, uma região de intensa vida social e cultural da cidade.

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional17

Na verdade, o El Nacional não é um e sim quatro restaurantes e quatro bares num espaço de 2.400 metros quadrados – sem contar cozinha e bastidores, que esticam a sua dimensão, o qual tem capacidade para receber mais de 700 pessoas para saborearem os seus deliciosos pratos típicos. Conseguem imaginar a dimensão do restaurante?

O El Nacional tem identidade própria. A sensação é que você adentrou numa galeria, num navio de cruzeiro. Diante de tantos detalhes é difícil descrevê-lo, mas nada impossível de ficar admirado com o projeto decorativo composto de cerâmica valenciana, vitrais galegos e pilares metálicos que dão ao lugar um charme único. É lindo mesmo! E a vontade que se tem é de tirar fotos e mais fotos de todos os detalhes. Aposto que muita gente faz isso, srsrsr.

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional

O edifício industrial do El Nacional também tem história. Construído no final do século XIX, o espaço já foi teatro café, fábrica de tintura, loja de automóveis, e na Guerra Civil serviu como galpão para coleta de alimentos… para finalmente tornar-se uma garagem e tanãn: Restaurante El Nacional!

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional14

Enquanto esperava pela mesa da reserva, cheguei a ficar tonta de tanta gente andando ao redor, no maior estilo “vamos dar uma voltinha” só para conhecer o espaço. E eu, óbivo… era um desses que, enquanto dava uma voltinha fazia snaps – pena que não os salvei #arrependida

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional5

A escolha para o jantar foi o restaurante Taperia onde estão as, as, as… Tapas! Eu que não sou muito fã de frutos do mar não fiz boquinha para provar tudo o que foi posto sobre a mesa. E provei de tudo, tudo mesmo: desde as croquetas – as minhas preferidas – até as ostras e mexilhões.

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional13

Todas as deliciosas tapas que provei valeram a minha noite por razoáveis 20€. Só não achei muito aceitável o preço da bebida, uma cerveja servida num potinho de conserva por 3,50€. Nada contra os potes de conservas – inserido no contexto do El Nacional/Taperia eles são super cool – mas que é estranho e que a pessoa que inventou de servir uma bebida num pote é “chique” deve estar de brincadeira, srsrs.

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional10

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional18

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional20

Os outros restaurantes e bares do El Nacional

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional21

Como o bolso e o estômago não são os maiores do mundo, não provei o menu e as cartas dos outros restaurantes e bares, mas… bem que gostaria, pois tudo no El Nacional é simplesmente convidadivo. Na disposição do espaço, os restaurantes ficam nas laterais e os bares são ilhas ao meio. Entre as minhas voltinhas e snaps pelo espaço, deu para perceber que:

  • La Paradeta é o cantinho para fazer uma parada no dia a dia para beber um café e saborear pratos leves;
  • La Braseria possui saborosos pratos onde a carne é a atração principal. Todas as carnes são preparasas na hora e em plena vista de quem irá devorá-la;

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional15

  • La Llotja é o point perfeito para quem ama peixes e frutos do mar. O preparo dos pratos podem ser feitos em cinco modos: cozimento, grelhado, cozido no vapor, frito e grelhado;

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional22

  • Barra de Cervezas Y Conservas é o bar para os cervejeiros de plantão! Uma cervejaria com uma carta especializada numa ampla gama de cerveja que podem ser acompanhadas com tapas, queijos e fumados;
  • Barra de Vinos Y Embutidos é para os apreciadores de vinhos que desejam provar os melhores vinhos com denominação de origem da Península;
  • Barra de Ostras é o ponto de partida para se perder na escolha entre uma grande variedade de frutos do mar, caviar, salmão, atum, mariscos e ostras fresquinhas de vários tipos: mediterrâneas, galegas e francesas;
  • Barra de Cócteles é perfeito para o momento “desfrutando de bons drinks”, quer seja de dia ou de noite… o bar está sempre aberto!

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional6

O El Nacional é um restaurante que vai além da gastronomia. É um espaço extremamente convidativo e social, prova disso são os bares abertos e o banheiro, que é misto. Sim! O banheiro é misto e como estamos no século XXI podemos considerá-lo moderninho, neh?

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional4

Ah e para tudo para compartilhar a surpresa do momento que foi “ir ao banheiro”: uma penteadeira-camarim dentro de um aquário de vidro. É para se sentir estrela de Hollywood ao retomar a make-up e verificar se não há nada verdinho nos dentes, srsr…

aquelesqueviajam_barcelona_elnacional7

No El Nacional, cada um dos restaurantes e bares tem uma atração única que proporciona viver experiências diferentes no mesmo espaço. Numa próxima viagem para Barcelona, o El Nacional entrará no roteiro, sem sombras de duvida, afinal… ainda tenho três restaurantes e os quatro bares para experimentar.

aquelesqueviajam_coracao

Endereço: Passeig de Gràcia, 24 – Barcelona/ Espanha

Horário: Dom á Qua das 12:00h às 2:00h | Qui à Sáb das 12:00h às 3:00h

Contatos: +34 935 185 053 | reserva@elnacionalbcn.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

1 Comentário

  • Resposta Johnnie Lustoza 10 de julho de 2019 at 14:44

    Amo a culinária espanhola, pena que não conheci esse restaurante. Está na agenda para uma próxima visita. 🙂

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com