fbpx

10 curiosidades sobre a Duomos da Escola Velha da Sé

É uma casa muito curiosa. Não tenha dúvida disso! O Duomos da Escola Velha da Sé é um museu que abriga as ruínas de uma casa romana com mais de 2000 anos de história e também a de uma muralha medieval. Todas as pedras ali presente reúnem um conjunto de curiosidades que é inevitável não descobrirmos. De um a 10… por onde vamos começar?

aquelesqueviajam_braga_domusdaescolhavelhadase5

1 – Ao contrário da Fonte do Ídolo que desde o século I sempre esteve ao ar livre, as ruínas romanas presentes no Duomos Escola Velha da Sé foram encontradas de baixo da terra.

2 – As escavações no Duomos da Escola Velha da Sé foi um projeto promovido pela Câmera Municipal de Braga com o objetivo de reformular o programa arquitetônico do interior do edifício da Antiga Escola da Sé e que hoje é a União de Freguesia da Sé.

3 – As escavações arqueológicas foram realizadas pelo gabinete de Arqueologia do Município de Braga entre 1998 e 2003.

4 – Presume-se que em volta da casa teria uma zona porticada para dar a impressão de que a dimensão da casa era ainda maior.

5 – Alunos da Escola Profissional de Mazagão criaram réplicas de móveis do período romano e emprestam para expor no Duomos da Escola Velha da Sé para facilitar a imersão dos visitantes no ambiente da época.

6 – Além de visualizar partes de uma casa romana de 2000 anos atrás é possível visualizar também a alicerce da muralha medieval de 3 metros de altura.

7 – Estima-se que a casa romana foi ocupada de meados do século I até o século V e que depois de ser abandonada, muitas de suas pedras foram utilizadas para novas construções.

8 – Muitas casas na cidade de Braga foram construídas junto à muralha para evitar a construção de uma parede.

9 – O Duomos Escola Velha da Sé abriga um monumento marcado por vários períodos. No século I foi uma casa de alguém muito rico, nos tempos medievais construiu-se uma muralha, no contemporâneo uma escola e atualmente a Justa da Freguesia. Será que as construções estabilizaram-se? Acho que não, hem!

10 – Se jantar no Restaurante Brac poderá realizar uma visita guiada no Duomos Escola Velha da Sé. Aqui poderá vivenciar a atmosfera de Bracara Augusta e ao mesmo tempo um ambiente cosmopolita. e urbano

aquelesqueviajam_coracao

A visita no Duomo Escola Velha da Sé é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!

 

Endereço: Rua D. Afonso Henriques, nº1 / Portugal

Horário: É necessário agendar a visita com o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga

Contatos: + 351 253 203 150 (Extensão 1119) | arqueologia@cm-braga.pt

13 Comments

  • Posted 3 de setembro de 2016 13:40
    by Luciana de Campos Assis

    Braga suas belezas e histórias. Adoro passear pela cidade através do seu olhar Na, esse post além de mostrar a Duomos através do seu olhar encantou pela história. Achei de arrepiar pensar que algumas peças ali a sua frente têm 2 mil anos de vida!!

  • Posted 3 de setembro de 2016 13:57
    by Alessandra Fratus

    Incrível! Emocionante poder ver e viver tanta História, né?! Com tanta coisa legal pra fazer em Portugal, o destino já está subindo pro topo da minha wishlist. Blog lindo demais! :)!

  • Posted 3 de setembro de 2016 13:59
    by Débora Resende

    Quero muito conhecer esse lugar! A cada post que leio fico com mais vontade, rs. Deve ser muito legal visitar um local que já passou por tantas fases e tem tantas histórias!

  • Posted 3 de setembro de 2016 14:41
    by Eloah Cristina

    Adoro lugar assim, cheio de histórias e curiosidades.

  • Posted 3 de setembro de 2016 19:07
    by Nanda Castelo Branco | vontadedeviajar.com

    Portugal é um país cheio de surpresas e muuuuita história! Cheguei no blog para ler 1 artigo sobre Braga e já li mais de 10… Saudades dessa terra boa!

  • Posted 4 de setembro de 2016 02:24
    by angie

    eita voltei aqui e continua as lindezas de ruínas <3 esse passeio é grátis ou tem alguma taxa?

  • Posted 4 de setembro de 2016 12:48
    by Dayana

    Curti bastante o passeio. Acho que marcaria o jantar só pela visita. haha
    A história sempre tem algo para nos impressionar e ensinar! 🙂
    Beijo!

    • Posted 5 de setembro de 2016 17:07
      by Naiara Back

      Dayana! Marcaria o jantar pela vista e ainda agendaria o próximo só para experimentar mais as delícias do menu do Brac 🙂

  • Posted 4 de setembro de 2016 13:43
    by Mariana Araujo

    Ai, Nai! Toda vez que leio um texto teu sobre Braga Romana vejo que ainda tenho muito que conhecer dessa cidade. Nem parece que morei aí! Fiquei com muita vontade de conhecer a Duomo e comer no Brac.

    • Posted 5 de setembro de 2016 17:06
      by Naiara Back

      Mari! A cidade está sempre de portas abertas, é só chegar 🙂

  • Posted 4 de setembro de 2016 15:04
    by Liza Roriz

    Que saudade de Braga! Adorei o post, não conhecia nenhuma dessas curiosidades, rs! Um beijo e parabéns!

  • Posted 6 de setembro de 2016 11:03
    by Giulia Sampogna

    Nunca havia escutar falar de Braga e me interessei muito. Um lugar que tenha mais de 2000 anos de história deve ser visitado. E que loucura que eles construíram as casas juntos com a muralha para economizar parede, imagina se fossem atacados?! Adorei o post.

  • Posted 7 de setembro de 2016 14:16
    by luisa

    Agora tem móveis! Que massa! Vou ter que ir de novo! Gostei muito deste post, muito informativo! Parabéns!

Leave a comment