5 dicas para viver e sentir Moscou

Naiara Back 13
Share:

Os meus momentos de pré-viagem são sempre uma euforia: incontáveis horas no YouTube assistindo filmes e documentários, muitas leituras em blogs, conversas com pessoas que moram ou que já viajaram para aquele destino… E na minha viagem com destino a Moscou não foi diferente… mas nada como estar naquele lugar para ver, fazer e experimentar de verdade.

aquelesqueviajam_moscou14Como sempre, as minhas listas para conhecer um destino de viagem são gigantes. Tenho dó de não poder percorrer por todos os cantos da cidade, mas listar nunca é demais. A memória agradece! De tudo o que vi, fiz e experimentei… resumi o que considero indispensável para viver e sentir Moscou como ela é. Anota as dicas e coloque estes itens no topo da lista!

1 – Metro: onde tudo pode acontecer

Mais de 50% das experiências mais marcantes em Moscou foram vivênciadas nas estações de metro: eu entrando num vagão e minha mãe ficando para o lado de fora, minha mãe caindo sentada no colo de uma russa (morri de dó, mas dei tanta risada lembrando disso), sentir que entrei num open bar de vodca, entrar no túnel errado e cair em outra linha, sair da estação achando que entrou em outra linha e perceber que est, sair do vagão e achar que entrou numa atração turística inesperada… tudo isso e muito mais pode acontecer com você também, rsrsr.

aquelesqueviajam_moscou7

Além desses relatos cômicos, outros motivos colaboraram para uma vivência marcante pelas estações de metro: 1) a sinalização está toda em russo e pedir informações a funcionários e outros passageiros acaba não sendo a melhor opção devido à dificuldade em encontrar pessoas que se comuniquem em inglês; 2) foi complicado acompanhar o ritmo e estilo da população local, afinal… estamos em contacto com outra cultura e adaptar-se é necessário e; 3) as estações são verdadeiras galerias de arte, tão lindas que são consideradas atrações imperdíveis na cidade.

O metro de Moscou é um museu subterrâneo onde pode viver e sentir fatos importantes da política do país, conquistas militares, referências literárias e artísticas… tudo isso e muito mais está representado nas estações. Algumas se mantêm exatamente como eram durante o período da União Soviética, há também aquelas que são decoradas em homenagem as personalidades russas e outras com ilustrações de heróis nacionais.

O metro de Moscou é assunto para um post exclusivo. Aguardem! Dele há muito o que falar 😉

2 – Balé russo: um dos mais prestigiados do mundo

Que sonho! Mais sonho ainda é assistir um espetáculo no Teatro Bolshoi – sede da companhia de dança e balé mais antiga e tradicional do mundo. Bem que eu queria, mas na época da minha viagem para Moscou (setembro de 2015) o Bolshoi estava fechado. Assistir um espetáculo de balé ficou difícil, mas não impossível.

aquelesqueviajam_moscou16

Antes de sair feito louca a procura de um espetáculo de balé em Moscou pelo Google, como quem não quer nada, perguntei aos queridos russos do Netizen se eles tinham alguma sugestão de espetáculo para indicar, afinal, quem melhor do que os russos locais para dar as melhores dicas?

Para a realização do meu sonho, naquele mês estava acontecendo o IV Festival Internacional de Balé do Kremlin. Sim, eu disse KREMLIN: sede do governo da Rússia. Não foi no Bolshoi, mas foi no Kremlin, acabou por ser wow na mesma! Viu só como para tudo na vida há uma solução!

Para quem aprecia música clássica e essas artes eruditas e ainda balé, assistir um espetáculo em Moscou é indispensável, mesmo! O balé russo é um dos mais prestigiados do mundo e vê-lo ao vivo é mais uma das experiências que desperta o verdadeiro sentimento de estar em Moscou.

3 – Vodca: uma parte da cultura local dos russos

Ah… e não é que a fama é verdadeira, mesmo! Muitas vezes quando entravamos no metro sentíamos cheiro de vodca e até mesmo quando algum russo passava por nós na rua. Ok… é cultura, neh? Nós entendemos!

Além de provar a vodca russa, tem um lugarzinho que é indispensável para adentrar nessa experiência cultural: o Museu da Vodca. Sim, há um museu exclusivo para essa bebida.

aquelesqueviajam_moscou2

O museu está localizado no parque Passagem Izmailovsky, um pouquinho fora da rota turística, mas nem por isso menos atrativo. O parque é enorme e, tem vários museus, restaurantes e igrejas. Sim, igrejas! Durante o verão europeu é bastante comum ver os russos casando. Por onde andávamos eram noivos apaixonados comemorando o grande dia… E por lá presenciamos vários casamentos.

Mas… vamos falar do museu? Então… o museu é dividido em três salas que exibem um acervo com milhares de vodcas que contam detalhadamente e cronologicamente a história da bebida, desde quando foi feito o primeiro monopólio da sua produção até os dias de hoje.

aquelesqueviajam_moscou15

O museu tem um app guia que lhe acompanha na visita e lhe vai explicando quando e onde a bebida foi inventada, que tipo de pessoas bebem vodca, o modo correto de beber cada tipo de vodca, as comidas ideias para acompanhá-la…

aquelesqueviajam_moscou12

É inevitável falar em vodca e não lembrar da Rússia. Visitar esse museu é uma experiência que o fará conhecer e vivenciar uma parte da cultura local a partir dos laços que os russos estabeleceram com a vodca.

4 – Negociar e comprar: numa verdadeira feira russa

aquelesqueviajam_moscou13

Do lado do parque Passagem Izmailovsky tem a maior feira de souvenirs de Moscou. Além de poder comprar roupas, objetos da vida quotidiana soviética, elementos decorativos e lembrancinhas por preços mais baixos que em qualquer outro ponto turístico da cidade, poderá negociar. Os russos são bons negociadores, principalmente aqueles que não falam inglês.

aquelesqueviajam_moscou5

Ah! Importante destacar que os souveirs não possuem preço etiquetado, fiquei com a “leve” impressão que os russos informavam o valor de determinado objeto de acordo com a sua aparência, então: além de negociar, fiquem espertos, tanto quanto os russos, rsrs.

5 – Parque Gorky: um parque para se sentir como os russos

aquelesqueviajam_moscou9

Situado às margens do Rio Moscou, o parque Gorky é o resultado da união dos jardins do Hospital Golitsyn e do Palácio Neskuchny. É cenário de muita beleza natural como os diversos jardins e laguinhos com pedalinhos e também fontes, esculturas, quadra e mesas para jogos… É uma atração turística perfeita para passear, fazer um piquenique e ainda apreciar o entardecer em Moscou. Estar pelo Parque Gorky é mais uma das experiências indispensáveis que desperta aquele sentimento de se sentir parte daquele lugar. É como se seguíssemos o lema: na Rússia como os russos.