
Banhos de São Jorge: um regresso aos tempos de impérios termais
No meio da sua efervescência e burburinho próprios de um dos maiores eventos festivos de Portugal, a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira criou o refúgio perfeito para recuperar o equilíbrio físico e psicológico, face às tensões do dia a dia. Na Quinta do Castelo, numa área verde composta por um lago e grutas artificiais poderá regressar ao passado e reviver os tempos de impérios termais.
Os Banhos de São Jorge recriam hábitos ancestrais dos termalismos, onde os romanos e muçulmanos conviviam com diversas classes sociais enquanto banhavam-se. Ao longo dos anos, essa prática passou por várias fases, desde o declínio por ser considerada pelo cristianismo como um ato de luxuria e pecado pela exposição do corpo até a fama nos séculos XI e XII quando os europeus descobriam as delicias das águas minerais e reativaram algumas instalações de banhos públicos e seus rituais. Obrigada europeus!
Nesse recanto precioso à parte da Viagem Medieval, há várias tendas onde podemos experimentar aquilo que um dia foi os banhos públicos medievais. Numa delas relaxamos o corpo ao pisarmos em pedras enquanto as pernas recebem jatos de água pulverizada. É aquele momento que merece uma descrição #issoqueevida e um pedido de: por favor, não me tire daqui!
Uma foto publicada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em
Há também tendas de massagem às pernas, às costas, ao rosto, massagens para enamorados… quero todas! E as de descanso, onde além de relaxar mais um pouquinho há o acompanhamento de chás de menta e frutos vermelhos, frios ou quentes.
Aqui o corpo relaxa, o espírito acalma.
A recriação histórica da atividade termal dos tempos medievais pretende valorizar a importância das águas minerais ao longo dos tempos. Estudos científicos na área da ciência da hidrologia médica evidenciam os seus efeitos curativos e preventivos na saúde. Foi por volta da idade média que as águas minerais passam a ser consideradas milagrosas e até divinas, inclusive há relatos que D. Afonso Henriques curou enfermidades em banhos públicos.
Todas as horinhas de relaxamento, repouso e ainda duas canecas de chá nos Banhos de São Jorge valeram a minha tarde na Viagem Medieval por apenas 2,50€. Só não investiguei a fundo o preço das massagens, pois dependendo do investimento corria o risco de nunca mais sair daquele refúgio que nos deixa mais zen do que nunca.
Mas essa investigação não será descartada. A Viagem Medieval faz parte do calendário festivo de Santa Maria da Feira, ou seja, no próximo ano tem mais! E na próxima, além de experimentar uma das massagens vou relaxar numa das tendas de descanso do fim da tarde até anoitecer. Sou daquelas que gosta de observar as mudanças do dia para a noite e fiquei imaginando essa transformação nos Banhos de São Jorge. Com as velas acesas, a natureza mais silenciosa, o escuro e as estrelas da noite. Ah… essa imaginação não tem limites! Aposto que o cenário fica ainda mais místico, e vocês?
27 de Julho a 7 de Agosto de 2016
A partir de 2,50 €
Endereço: Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira
Horário: Sáb á Dom das 12:00h às 01:00h | Seg á Sex das 15:00h às 01:00h
Contatos: info@termas-sjorge.com | +351 256 910 360
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
View Comments (0)