As Ilhas Cíes são um paraíso de praias paradisíacas e águas cristalinas, com um ambiente natural que as transformam num observatório de fauna e flora incrível. Na lista de atributos que lhe tornam única, estão o parque nacional desabitado e intocado (aberto ao público apenas no verão), as várias espécies de aves e os filhotes no seu habitat natural, o conjunto de praias virgens e tranquilas e os percursos para praticar trekking, explorar todos os cantos e recantos da ilha em perfeita comunhão com a natureza.
Animado para viajar para as Ilhas Cíes? Mas antes… que tal descobrir algumas curiosidades sobre a ilha e a sua história?
💬
Vai gostar de ler também:
16 dicas para aproveitar as Ilhas Cíes
Curiosidades sobre as Ilhas Cíes
1 – As ilhas Cíes são consideradas um dos maiores exemplos dos ecossistemas das costas e fundos marinhos atlânticos espanhóis. Em 1980, foram declaradas Parque Natural e em 2002, foram incluídas no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza.
2 – As Ilhas Cíes possuem um limite de 2.200 visitantes por dia e 800 para pernoitar. Por isso, é aconselhável planejar a viagem com alguma antecedência. Pode ir e vir no mesmo dia ou dormir no Parque de Campismo.
3 – As Ilhas Cíes são tão preservadas que tem de pedir autorização para lá entrar, para pernoitar ou para abarcar — e só consegue fazer a maioria destas coisas até ao final do verão. Esta é a única forma de o arquipélago de três ilhas e nove praias idílicas de areia branca e fina se manter paradisíaco!
4 – A única forma de chegar até a ilha é de barco ou iate privado.
5 – Com sorte, pelo caminho de Vigo até as ilhas, poderá encontrar golfinhos autóctones, uma espécie de golfinhos de menor tamanho.
6 – As Cíes são três ilhas: Monteagudo, Faro e San Martino. As duas primeiras estão ligadas por um areal de mais de 1km e têm serviços de barco regulares. A terceira ilha, San Martino, só é acessível por barco particular, mas tem de pedir autorização para ancorar.
7 – As Ilhas Cíes são um Destino Starlight, ou seja, um destino turístico de interesse para quem gosta de ver as estrelas, pois é protegido da poluição luminosa e possui as instalações adequadas para observar as estrelas.
8 – No Parque de Campismo – único lugar para pernoitar na ilha – não há eletricidade. Se gosta de um ambiente mais romântico, aproveite! Se tem medo do escuro, leve uma lanterna 😉
9 – O arquipélago de ilhas é unanimemente considerado como uma das pérolas balneares do mundo.
10 – Os romanos, Júlio César incluído, adoravam as Ilhas Cíes e as chamavam de “as Ilhas dos Deuses”.
11 – Os piratas do Atlântico, escolhiam as Ilhas Cíes para passar a noite. Ainda dizem que há tesouro escondido pela ilha!
12 – O jornal britânico “The Guardian” elegeu, em 2007, a Praia de Rodas como “a mais bonita do mundo”. E não só: ainda mencionou que o conjunto de praias presentes na ilha são as Maldivas ou Seychelles da Europa.
13 – A Praia das Rodas é um chamariz e tanto, mas apesar de suas águas cristalinas em tons azul-turquesa, não é necessariamente a mais linda do arquipélago. É sim, a maior, com 1300 metros de comprimento. Sua aparência é incrível e destaca-se das demais por ser uma língua de areia rodeada de mar, que une as ilhas de Faro a Monteagudo.
14 – As praias são de areia branca e fina. A água é perfeitamente cristalina mas, assumidamente gelada. No verão, mergulhar e nadar, é perfeitamente suportável!
15 – Em todas as praias é possível fazer nudismo. No entanto, os adeptos de nudismo optaram por eleger a Praia de Figueiras como a sua preferida.
16 – Na Espanha, a prática do top less é perfeitamente natural. Se nunca fez, aproveite a atmosfera tranquila e serena das Ilhas Cíes para experimentar. Assim como o nudismo!
17 – Há quatro caminhos para trekking e espécies de aves raras.
18 – É nas Ilhas Cíes que está a maior colônia europeia de gaivotas-de-patas-amarelas .
19 – Nas praias das Ilhas Cíes não há caixotes do lixo. Recomenda-se que guarde, na mochila, o lixo que produz. Para facilitar, ainda no barco, são entregues sacos recicláveis para trazer o lixo e depositar numa lixeira em Vigo.
20 – Pela ilha não há bicicletas, carros, hotéis ou residências — até porque ninguém mora lá.
21 – Os animais, com exceção os cães guia, não são permitidos nas ilhas.
Gostou das dicas de viagem? Segue o @aquelesqueviajam no Instagram e no Facebook para viajar todos os dias e em realtime!
Vai viajar? Organize a próxima viagem com as milhares de ideias e inspirações do @aquelesqueviajam no Pinterest! Faça pins e crie álbuns incríveis!
Quer viajar pela Europa com maior mobilidade? Alugue um carro na Rental Cars.
Lembre-se de reservar a hospedagem pelo Booking ou pelo Airbnb com 40 euros de desconto na primeira reserva! Faça a reserva agora mesmo!
Preparado para viajar para as Ilhas Cíes? Me conta, vai! 😊
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
View Comments (0)