fbpx

Escalada esportiva: aventura, superação e paisagens incríveis

Tudo começou na década de 70, quando um ucraniano teve a ideia de, durante a fase mais fria do ano, pendurar pedras na parede do seu quarto para treinar numa temperatura mais agradável. A ideia foi tão boa que não demorou muito para ser utilizada por pessoas de todos os cantos do mundo. Assim surgiu a escalada esportiva!

Leita também: Voar de parapente no Algarve

Considerada um esporte radical, a escalada esportiva é uma excelente atividade para quem busca alternativas em meio à natureza para manter o corpo e a saúde em ordem. Mas escalar vai além disso e muito mais além de simplesmente subir uma montanha. Escalar é aventura, é superação e de “brinde” paisagens incríveis. Não é à toa que dizem “quanto mais alto, mais longe se enxerga”.

Depois da primeira escalada esportiva, não faltarão pretextos para as seguintes. E é bem provável que os destinos de viagens sejam escolhidos a dedo só para isso. Sabe porquê?

– A escalada esportiva exige força e técnica. Força que vem mais da mente do que dos músculos e técnica que se aprende a partir da primeira escalada. Ambas são adquiridas naturalmente!

– O esporte ajuda a lidar melhor com as limitações, como o medo de altura. Trabalha aspectos psicológicos como medo, concentração e atenção – é preciso ter visão estratégica antes de realizar cada movimento.

– A escalada esportiva trabalha a força dos músculos do corpo todo, principalmente os dos membros superiores e inferiores, os dorsais e os abdominais – fundamentais para adquirir e fortalecer o equilíbrio.

– A adrenalina de uma escalada esportiva ajuda a eliminar o estresse, trazendo não só o bem-estar físico, mas alívio mental.

– A escalada esportiva é uma atividade muito dinâmica. Apesar da seriedade, há muita diversão!

– O gasto calórico de uma hora de escalada esportiva é de aproximadamente 700 calorias. O que permite comer uma Francesinha com ovo estalado e batata frita sem peso na consciência.

– O maior privilegio de escalada esportiva outdoor é o contato com a natureza. Nem sempre é fácil adaptar-se ao ambiente como a altura, tipo de rocha, sol ou sombra e as dificuldades de cada escalada, mas depois que o primeiro pé é levantado do solo, não há mais o que temer.

– No topo de uma montanha todas as dificuldades ficam para trás. Basta sentir o vento no rosto, ver o chão tão distante e paisagens incríveis bem à sua frente. O momento, depois de recuperar o fôlego é poético.

Lembre-se: a escalada esportiva é uma atividade radical que necessita não só de equipamento de segurança, como sapatilhas com solado de borracha, capacete, cordas e mosquetões, mas sim de um acompanhamento profissional. Há várias academias e escolas que possuem paredes para treino indoor e cursos de diferentes níveis de dificuldade, tanto para quem está começando como para quem já é mais experiente. A Escola de Montanha de Tondela é uma delas, experimente! Os cursos são realizados na Aldeia da Pena, Ribeira Escura, Cabaços e Caramulo.

aquelesqueviajam_coraçao

A escalada esportiva foi realizada a convite da Escola de Montanha de Tondela, mas as opinião são todas sinceras e verdadeiras.

Com quem: Escola de Montanha

Quando: cursos e formações mediante programação ou agendamento da escola

Onde: Aldeia da Pena, Ribeira Escura, Cabaços e Caramulo

Duração: 2 (20h – iniciação) ou 4 (40h – autonomia) dias

Quanto: 120€ (iniciação) a 200€ (autonomia)

O que incluí: equipamento, transporte, certificado e seguro

Contato: +351 962 629 810 | escolademontanha@gmail.com

Leave a comment