fbpx

Esposende com E(co)stória: percursos temáticos de bicicleta elétrica

Falar de Esposende é falar de praia! E vale tudo, desde estender a toalha, até aventurar-se nas águas do litoral norte português para a prática de Kitesurf, surf e stand up paddle. Mas, se não se sente como um peixe dentro de água, há várias outras “praias” onde pode “mergulhar” de outra forma. Afinal, há um Esposende com E(co)stória para conhecer, além das praias. Vamos a isso? 😎

Pelo monte, pela ciclovia, junto ao rio ou por caminhos desconhecidos… prepare-se para sair do óbvio e conhecer Esposende de bicicleta. Wait! ⚠ Antes de pensar em dizer que “cansa muito”, saiba que as bicicletas do projeto Esposende com E(co)stória são ELÉTRICAS e GRATUITAS para quem se inscreve nos percursos temáticos. Gostou? 🤩 Continue lendo para saber mais!  #vaidarbom

Leia também:
Viajar pela Ecopista do Tâmega
Viajar pela Ecovia de Guimarães

 

Conhecer Esposende de bicicleta

Esposende com E(co)stória

Esposende com E(co)stória: percursos temáticos de bicicleta elétrica

Esposende com E(co)stória* é um projeto que tem como objetivo desenvolver – ainda mais – o turismo de natureza e a valorização dos diversos patrimônios locais da cidade. São seis percursos temáticos, feitos de bicicleta elétrica e com um técnico especializado nas áreas da geodiversidade, patrimônio histórico e cultural, que permitem ter uma visão 360 do patrimônio natural, paisagístico, arqueológico, religioso, cultural e etnográfico da cidade.

É um projeto inovador, sustentável e com toda a facilidade que uma bicicleta elétrica promove, auxiliando no esforço realizado nas partes mais difíceis. 🚲 💪

Percursos temáticos

1 – Percurso dos Miradouros

Esposende com E(co)stória: Perscurso dos Miradouros

Temáticas: Patrimônio natural, paisagístico e histórico
Apoio técnico: Especialista em Geologia

Também poderia ser Esposende nas alturas – é verdade! São cerca de 20 a 30km de trilhos, por entre a floresta, bosques e campos de cultivo, nos pontos mais elevados da cidade, para conhecer a história de alguns monumentos, desde a pré-história até à Idade Média e os miradouros com as vistas mais “wow” que podemos encontrar pelo norte de Portugal.

Roteiro: Miradouros do Monte da Senhora, Frossos, Monte Faro, S. Lourenço, Senhora da Paz e Senhora da Guia.

2 – Caminhos com História

Esposende com E(co)stória: Percurso com História

Temáticas: Patrimônio paisagístico e histórico
Apoio técnico: Especialista em Arqueologia

Aqui, a pedalada regressa até o período pré-histórico (Neolítico) para compreender como surgiu a evolução do Homem. Vamos conhecer alguns monumento que são verdadeiras raridades, quando falamos de patrimônio histórico!

Roteiro: Dólmes da Portelagem, Cruzinha e Rápido III, Menires de Mar, Antas e Forjães, Castro de S. Lourenço e Castro do Senhor dos Desamparados (Palmeira de Faro).

3 – Percurso Árvores Notáveis

Esposende com E(co)stória: Percurso Árvores Notáveis

Temática: Patrimônio natural, paisagístico e histórico
Apoio técnico: Especialista em Botânica

No território de Esposende há exemplares de árvores notáveis, com um valor distinto, pela sua singularidade, raridade ou idade. Através deste percurso, vamos conhecer toda a importância do patrimônio florestal, bem como as diferentes espécies de árvores inseridas no complexo sistema de florestas e habitat.

Roteiro: Pinus pinea, Antas Populus Nigra, Quercus Pyrenaica, Palmeira de Faro, Quercus róbur, Fonte Boa, Quercus Róbur, Forjães, Quercus suber, Eucalyptus Globulus e Quercus suber.

4 – Caminhos de Fé

Esposende com E(co)stória: Percurso Caminho da Fé

Temática: Patrimônio cultural, paisagístico e histórico
Apoio técnico: Especialista em História/Arqueologia

Esposende, além de estar inserido em várias rotas de peregrinação como o Caminho de Santiago da Costa e para S. Bento da Porta Aberta, possui um conjunto de igrejas, cultos e festas religiosos. Através deste percurso, será possível conhecer todo a religiosidade presente no território.

Roteiro: Caminho Português da Costa para Santiago, Capela de N. Sra. da Paz, Nicho do Senhor dos Aflitos, Capela de Nossa Senhora da Guia, Capela de S. Cristóvão, Igreja Paroquial de Antas, Capela de S. Lourenço, Igreja Paroquial das Marinhas, Capela de S. Sebastião e Capela de S. João.

5 – Patrimônio Natural

Esposende com E(co)stória: Percurso Natural

Temática: Patrimônio natural e paisagístico
Apoio técnico: Especialista em Geologia/Avifauna

Prepare-se não só para pedalar, mas para apreciar a biodiversidade entre o rio e o mar, as dunas e o aproveitamento destas para a fixação de moinhos, a vista panorâmica sobre as zonas agrícolas e toda a particularidade do rio Neiva. Se tudo der certo, ainda será possível ver espécies distintas, com especial destaque às aves marinhas e à Águia Pesqueira. 🙌

Roteiro: Cruzianas e fósseis na praia da Apúlia, Dunas da praia do Furado, Restinga do Cávado, Observatórios do Cávado, Torre de Observação da Lagoa de Apúlia, Masseiras, Mata de Folhosas, Pinhal de Ofir, Duna da Bonança, com capela e Facho, Torre de Observação de Belinho, Foz do rio Neiva e restinga e Engenhos do Rio Neiva.

6 – Caminhos da Idade Média

Temática: Patrimônio cultural e histórico
Apoio técnico: Especialista em Arqueologia

Aqui, a pedalada segue por um percurso que liga os locais onde existem monumentos da Idade Média. Uma autêntica viagem no espaço geográfico e no tempo! A riqueza de Esposende conta com mil e uma histórias. Há vestígios, inclusive, de pedras, que marcam as terras do Rei (Marco do Rei, em Mar)!

Roteiro: Cemitério Medieval de Fão, Caminhos de S. Bento, Barca do Lago, Caminho da Estrada Real – Caminho de Santiago, Sepultura escavada na rocha, Sarcófago medieval – Marinhas, Pedra do Rei, Sepulturas medievais de Belinho, Sepulturas medievais de Forjães, Inscrição Medieval – Igreja de Antas.

Quando:

Os passeios temáticos em bicicleta elétrica acontecem uma vez por mês, sempre ao terceiro domingo, até Agosto. 👀 Fique esperto porque, uma vez abertas as inscrições, apenas existem vagas para quatro pessoas, dado o número de bicicletas elétricas disponibilizadas pelo município. O número pode ser alargado, caso decida utilizar a sua própria e-bike ou… a sua bicicleta convencional.

Próximos percursos:

  • 24 de Abril: Caminhos com História
  • 22 de Maio: Percurso Árvores Notáveis
  • 19 de Junho: Caminhos de Fé
  • 17 de Julho: Patrimônio Natural
  • 18 de Agosto: Caminhos da Idade Média

Informações gerais:

Quando: No terceiro domingo, de cada mês, até agosto
Ponto de encontro: Largo Fonseca Lima (Junto à CGD)
Horário: Das 9h às 13h
Tipo de Percurso: Circular
Nível de dificuldade: Baixa/Média
Inscrições gratuitas: Aqui!
Contato: jorge.guedes@cm-esposende.pt | +351 253 960 100 | +351 933 002 823

 

A press trip para Esposende foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Esposende. As opiniões são todas pessoais e verdadeiras.
*Esposende com E(co)stória faz parte do programa PROVERE – Consórcio do Minho promovido pela Câmara Municipal de Esposende. 

 

Leave a comment