Passeio de Moliceiro: uma aula a céu aberto sobre Aveiro
Vento batendo na cara, uma ria que se estende por vários quilômetros e uma aula introdutória a céu aberto sobre Aveiro. Esse é o cenário que viverá ao passear de barco moliceiro pela Veneza Portuguesa, apelido carinhosamente dado à cidade de Aveiro.
Uma foto publicada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em
Quase tão famoso quanto os Ovos Moles, as Salinas e os seus museus, os passeios de barco moliceiro pela ria proporcionam uma perspectiva diferente da cidade, do comércio local, dos seus canais históricos, da arquitetura art nouveau e dos diversos elementos que tornam Aveiro uma cidade única.
O uso dos barcos moliceiros iniciou lá pelo século XIX quando eram utilizados para apanhar moliço, o lodo existente na ria que, depois de estendido para secar ao sol, servia de fertilizante às terras arenosas dos agricultores da região. Mas os tempos modernos deram fim ao trabalho de moliceiro, após a produção de adubos químicos ter passado a ser feita por industrias.
Mas barcos que tiveram uma importante presença comercial e tradicional na história de Aveiro não podiam ser esquecidos pelo tempo. Há algumas décadas, os antigos estaleiros da ria foram reativados para recuperar os moliceiros e as antigas técnicas artesanais de fabricação destes barcos, que passaram a ser utilizados para o turismo da cidade.
Nenhum par de olhos passa despercebido por um barco moliceiro! Pintados na proa e na popa com desenhos populares de cores vibrantes que remetem a fatos históricos, religiosos, safadezas ou ao cotidiano da vida dos aveirenses. Eles são autênticos e dão movimento e beleza a ria. E digo mais: viajar para Aveiro sem passear de barco moliceiro é como visitar o Rio de Janeiro e não subir no Cristo.
Uma foto publicada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em
O passeio de barco moliceiro dura cerca de 45 minutos e percorre pelos canais da cidade. De ponta a ponta da ria um guia vai tornando aquilo se vê mais interessante e conta coisas que nem se imagina, como por exemplo onde é possível comer o melhor bacalhau na cidade e que a cor da água da ria não é verde como parece. Não mesmo! A água é transparente e a tonalidade verde é culpa do lodo e das algas que nela se encontram.
Um barco moliceiro faz parte da tradição local e um passeio pela ria torna-se indispensável para viver Aveiro como ela é: Veneza Portuguesa.
Salve este pin ❤
O passeio de Moliceiro foi oferecido pela Caile do Oiro e pelo Turismo Centro Portugal, mas as experiências relatadas são todas pessoais.
View Comments (9)
Deixe um comentário Cancelar resposta
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
Que linda a Veneza Portuguesa!
Já tinha visto mais algumas fotos de lá em outros blogs de Portugal, mas sobre esse passeio de moliceiro é a primeira vez que leio sobre. Adorei e com certeza se tiver por aí não vou deixar de fazer o mesmo.
Lindas fotos <3
Menina, faz tempo que está na minha lista, para uma estada no verão em Portugal. Era para ter sido esse ano, mas não conseguimos fechar as datas para nossa fuga europeia, mas em 2017 não nos escapará. Esses barcos moliceiros são belíssimos, com suas cores fortes e alegres, além de que passeios assim nos permitem uma visão excepcional das cidades. Já desejo Aveiro desse ângulo. BjO!
Que passeio lindo…
E as cores?
As fotos estão demais!
Beijos,
Fran @ViagensqueSonhamos
Que legal. Mais uma ótima dica para meu período em Portugal. Mais uma vez obrigado.
Não conhecia Aveiro, me pareceu um passeio bem diferente e interessante Na. Bem colorido né?!
Seus posts sempre mostrando que uma viagem de 10 dias não vai ser suficiente pra ver tudo de lindo que tem em Portugal. Já fechei o roteiro e Aveiro acabou ficando de fora. Ainda nem fui, mas já tenho um bom motivo pra voltar! Adorei a história dos barquinhos! =)
Olha, eu nem sabia que tinha existia uma “Veneza Portuguesa”, que legal! Aveiro parece ser linda, vista dessa perspectiva então, uma delícia de passeio! Adorei as pinturas 🙂
Que passeio delicioso! É a Veneza Portuguesa mesmo… belo post, adorei!
Daquelas cidades que conseguem resgatar algum costume/tradição da sua história passada e utilizá-la a seu favor nos tempos atuais! Todos saem ganhando: a cidade, e principalmente, os viajantes!
Simplesmente encantadora!
A foto com o hotel retrata muito bem isso, na minha opinião!
Ótimo relato!
Abraço