Em Silves, no Algarve, há um agroturismo onde todos os hóspedes fazem parte da família. Ou pelo menos é assim que os proprietários Lena e António querem que todo mundo se sinta. A casa, que na verdade é um hostel rural, chama-se Horta Grande e tem todos os quartos com nome de grau parentesco, uma sala de estar, um terraço para conviver e uma horta biológica sem fim para ser explorada.
O Horta Grande Hostel segue uma filosofia ligada a convivência em família e a horta. Todo o seu conceito é inspirado nos bons momentos que naquela casa e horta se viveu. Cada espaço é decorado de acordo com uma lembrança familiar: móveis, livros, jogos, quadros… tudo que está ali tem uma história pra contar.
Localização
Não há como se perder! O Horta Grande Hostel está localizado junto a Ponte Romana, bem no centro de Silves.
Mercados, restaurantes, cafés e as principais atrações turísticas estão a minutos de caminhada. O ponto mais longe do hostel é a Estação de Trem, cerca de 1,5km de distância. Mas ignoramos essa informação e nos concentramos apenas no caminho, especialmente porque ele passa por lugares pitorescos que são uma amostra visual do que é Silves.
Check in e staff
Lena e o filho António são os verdadeiros cartões de boas-vindas do Horta Grande Hostel. A amabilidade é tamanha que depois de uns dias será praticamente normal chamá-los de mãe e mano.
Quarto
Estamos em família e aqui ninguém dorme sozinho! A Horta Grande Hostel tem dois quartos mistos para até quatro pessoas e dois para até seis pessoas, sendo que cada um tem uma cor e o nome de grau parentesco.
A antiga sala de estar, que pouco era utilizada pelos moradores da casa, transformou-se no quarto “Amigos” , que possui três beliches e uma varanda que liga o terraço da cozinha ao da sala comum. O quarto que era dos avós manteve o mesmo nome, mas deixou de ser um espaço exclusivamente para dois. Agora recebe seis pessoas para dormir em três beliches.
Os antigos quartos onde os netos e os pais dormiam agora são quartos familiares com uma beliche e duas camas single.
Todos os quartos possuem wi-fi gratuito, cacifos para guardar a bagagem individualmente e arara com cabides. Junto a cama há luzes de leitura e uma caixinha para guardar objetos de pequena dimensão.
Cada um dos quartos tem uma vista em particular que pode ser para a Ponte Romana, Castelo de Silves, a serra, a horta…
Banheiro
Os quartos dos “Avós” e “Netos” possuem banheiro privado e os restantes, “Amigos” e “Pais”, compartilhado. Os banheiros estão equipados apenas com utensílios de higiene coletiva – papel higiênico e sabonete líquido para as mãos.
Estando num hostel, geralmente a toalha de banho possui um preço adicional na hospedagem, mas no Horta Grande ela é cortesia. Portanto, a única preocupação é com o kit de higiene pessoal!
Cozinha
O pessoal do campo não tinha o hábito de ficar na sala de estar, pois havia sempre coisas para fazer na horta ou então na cozinha. É por isso que esse cômodo na Horta Grande Hostel é super espaçoso e equipado com tudo o que é necessário para preparar refeições.
Se é daqueles que adora temperar com os aromas naturais das terras do Algarve é nesta cozinha que vai encontrar especiarias e legumes biológicos para preparar refeições com um sabor único.
Frutas
Refeições em família tem um pouco de tudo: conversas triviais e assuntos importantes, intimidade com estranhamento, risadas e discussões, macarronada com “você não sai daqui se não comer os legumes”, mas no caso da Horta Grande Hostel “ninguém sai daqui sem comer as frutas”! Da horta para a mesa há frutas da época à vontade. Delicie-se!
Terraço
Se deseja respirar o ar fresco que vem da horta, o terraço é o melhor espaço. Ainda mais porque convida à contemplação de vários pontos históricos de Silves. O único inconveniente de estar aqui é na hora de partir. Enquanto ela não chega, esquecemos do tempo e nos concentramos apenas na vista panorâmica sobre a cidade e na atmosfera calma que vem da horta.
Preço
Frutas da época à vontade, vista panorâmica para Silves e uma noite em família no Horta Grande Hostel são perfeitamente possíveis a partir 15€.
Vai para Silves? Quer dormir num lugar? Faça a reserva no Horta Grande Hostel agora!
O Horta Grande Hostel é parceiro do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Ambos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.
Endereço: Horta Grande – Tapada – Silves, Algarve / Portugal
Contato: +351 934 759 577 | hortagrande@hotmail.com
View Comments (10)
Deixe um comentário Cancelar resposta
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
Que legal!!! Deve ser uma experiência bem legal se hospedar em um hostel familiar… Adorei!!!
Olá! Que sítio mais acolhedor e familiar! Não conheço muito bem Silves, mas não há melhor do que ficar assim num local que nos dá privacidade e ao mesmo tempo podemos estar como em casa. Ótima dica! Boas viagens!
Gente que hostel charmoso. Quero conhecer Algarve e tá anotado.
Que experiência inusitada. Confesso que não sou muito de ficar em hostel, mas com tudo que você vivenciou, fiquei com vontade de conhecer viu.
Nossa, muito interessante. Uma paz e tranquilidade em um mundo tão agitado como nós vivemos né? Já fiquei com vontade de conhecer. Parabéns pelo post!
Que bacana esse hostel, gostei da ideia de ter uma horta, bem diferente. Vou deixar anotadinha a dica aqui para quando conhecer Algarve 🙂
Abraços
Nossa, Naiara! Que diferente! Adorei a proposta! Nunca tinha visto nada parecido. E ainda com bônus de frutas frescas!! Muito legal, mesmo!
Acho que os hostels portugueses são os melhores! Eles de fato te deixam como se estivesse em casa…
Nossa, Nay, já deu pra perceber que a gente se sente em casa nesse hostel, né? Que lindinho e que simpático!
Quando eu planejar a minha viagem pra Portugal, vou voltar e ler tudinho aqui! Tô adorando as indicações 🙂
Nossa, gostei do conceito familiar do hostel. Com tantos hostels sem personalidade por aí este, com ambiente familiar, é uma ótima ideia.