fbpx

Monte da Casteleja: vinhos biológicos do Algarve

Quando se fala no Algarve, normalmente as primeiras coisas que vem em mente são as belíssimas praias (e que praias!) e as festas bem badaladas. Mas engana-se quem pensa que a região mais ensolarada de Portugal se resume apenas a isso. Há muito Algarve para explorar, sentir e acima de tudo provar. E quando se trata de vinhos, temos muito por onde escolher.

E nem é preciso ir muito longe, a apenas 3 km de Lagos, está o Monte da Casteleja, uma pitoresca propriedade rural que, desde 2011, utiliza a agricultura biológica para criar vinhos.

Aqui são utilizadas apenas as castas raras e nobres, inclusive as que estavam em vias de extinção na região, caso do “Bastardo”, e as técnicas ancestrais, como a colheita de uvas manual, a pisa em largar, maceração com engaço e o envelhecimento em tonéis.

aquelesqueviajam_algarve_montedacasteleja

Os vinhos biológicos do Monte da Casteleja apostam na qualidade e na preservação das castas regionais portuguesas. Daqui todos os anos sai uma pequena produção de vinhos tinto, branco e rosé com um sabor intenso e também com a mais-valia de serem saudáveis e ecologicamente responsáveis.

Mas o conceito de biológico não está somente na produção dos vinhos. Ele se estende às construções pelo monte, as soluções bioclimáticas apoiadas na orientação solar, nos sombreamentos criteriosos, nos materiais utilizados e em todas as alternativas que possam evitar o desperdício de energia.

Não há dúvidas, toda a vida no Monte da Casteleja é guiada por uma forte consciência ecológica. Isso se traduz no respeito da biodiversidade e na gestão sustentável de todos os recursos disponíveis.

A visita é realizada em quatro etapas: passeio pelas vinhas, sala de produção, adega e degustação de vinhos biológicos acompanhada de queijos, azeitonas, figos e outros petiscos.

aquelesqueviajam_enoturismoalgarve

O Monte da Casteleja integra várias atividades complementares, associando a produção de vinhos biológicos ao agroturismo e à horticultura. E não só – aqui também se encontra um refúgio perfeito para descansar e viver em contato absoluto com a natureza.

São três quartos duplos e uma suíte decorados com cores distintas, paredes de pedra, chão de tijoleira artesanal e os típicos tetos de canas que lhes atribuem naturalmente uma atmosfera rústica e confortável. Todos os quartos estão equipados com wi-fi gratuito, banheiro privado e varanda com vista para o vale, as vinhas e as montanhas.

aquelesqueviajam_montedacasteleja

Um alerta: não espere por uma televisão nos quartos. Espere apenas para um café da manhã bem delicioso e por bons momentos em contato com a natureza

Vai para Lagos? Quer dormir num lugar fora do reboliço algarvio? Faça a reserva no Monte da Casteleja agora!

aquelesqueviajam_montedacasteleja

A visita no Monte da Casteleja  foi oferecida pela Quimera Experience, parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Todos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Endereço: Monte da Casteleja – Lagos, Algarve / Portugal

Horário: Ter e Qua das 15:00h às 17:00h (Visita + prova de vinhos) | Ter e Qua das 15:00h às 17:00h (Prova de vinhos)

Preço: 15€ (Visita + prova de vinhos) | 12,50€ (Prova de vinhos)

Contato: +351 282 798 408 | info@montedacastelaja.com

14 Comments

  • Posted 3 de fevereiro de 2017 19:10
    by Eloah Cristina

    Amei!!! Preciso vivenciar essa experiência também. 🙂

  • Posted 3 de fevereiro de 2017 19:24
    by Mariana Bueno

    Ahh os vinhos portugueses!!! <3 E muito legal essa parte da sustentabilidade, faz toda a diferença!

  • Posted 3 de fevereiro de 2017 21:52
    by Ariana

    Artigo top Naiara!! Fico à espera de mais artigos do gênero!! Obrigada por dares a conhecer o que Portugal tem de melhor

  • Posted 4 de fevereiro de 2017 01:11
    by Itamar Japa

    Que passeio maravilhoso Naiara! Confesso que vi tantas praias lindas nesta região (inclusive aqui no seu blog) que já fiquei apaixonado pelo Algarve. Agora com mais este passeio então. 🙂

  • Posted 4 de fevereiro de 2017 13:48
    by Adriana Magalhães Alves de Melo

    Que delícia. Vinhos portugueses, quem não quer/??

  • Posted 4 de fevereiro de 2017 15:27
    by Flavia

    Que lugar especial e os vinhos devem ser maravilhosos.

  • Posted 5 de fevereiro de 2017 16:36
    by Josiane Bravo

    Que delícia de passeio.Sou fã de vinhos, mesmo sem ser uma expert na questão rs. Com certeza, quando for conhecer Portugal, vou adorar visitar este lugar 🙂 Abraços

  • Posted 5 de fevereiro de 2017 18:00
    by Alessandra Maróstica de Freitas

    Morrendo de vontade de conhecer o Algarve! Nada melhor que um bom vinho português! Da próxima vez que for a Portugal, vou seguir sua ótima dica. Adorei o post!!!

  • Posted 5 de fevereiro de 2017 18:31
    by KARILAYN AREIAS

    Vinho português é tudo de bom! Dica anotada!

  • Posted 6 de fevereiro de 2017 01:31
    by Simone Hara

    Que delícia de passeio! Adorei a dica e já anotei pra quando finalmente for conhecer o Algarve!

  • Posted 6 de fevereiro de 2017 20:39
    by Deisy Rodrigues

    Amei a experiência, com certeza vai estar no meu roteiro na região.

  • Posted 6 de fevereiro de 2017 20:41
    by Monte da Casteleja

    São pessoas como a Naiara, que valorizam o nosso trabalho e o divulgam de maneira excelente, que nos inspiram e motivam para continuar. Ela foi uma visitante super interessada e entusiasta.
    O projecto dela é muito bom. Acompanhem que vale a pena!
    Obrigado Naiara.
    Desejamos-te o melhor na tua rota d’Aqueles que Viajam.
    Temos as portas abertas para todos aqueles que ficaram curiosos 🙂

    • Posted 7 de fevereiro de 2017 02:06
      by Naiara Back

      Obrigada <3 Foi um prazer conhecer os vinhos biológicos do Monte da Casteleja. E podem me esperar, viu! Daqui uns dias eu e a minha bicicleta aparecemos para beber mais uns copos e quem sabe ainda participar nas vindimas.

  • Posted 8 de fevereiro de 2017 23:05
    by Quimera Experience

    Obrigado, Naiara foi um prazer fazer parte deste projecto d´Aqueles que Viajam de bicicleta. A Quimera Experience vai estar sempre disposta em mostrar o Algarve mais genuíno. Até breve 🙂

Leave a comment