A Venda: tasca, mercearia e companhia das boas

Naiara Back 11
Share:

Quando entramos na tasca A Venda, entramos na verdade num espaço que recriou com todo o rigor uma casa do século passado. E quando digo com todo o rigor não é liberdade poética, é rigor histórico e sentimental!

Histórico porque todos os elementos têm uma história para contar, especialmente os livros e sentimental porque a grande maioria do mobiliário e dos objetos decorativos foram retirados do baú da casa dos familiares da Ana e do Vasco, os responsáveis por expandir A Venda, que era apenas uma mercearia de produtos típicos portugueses numa tasca.

aquelesqueviajam-algarve-avendaA tasca é super pitoresca. No interior os acessórios combinam perfeitamente com os produtos de embalagens antigas à venda, cuidadosamente arrumadas nas prateleiras. Na esplanada, as mesas e cadeiras de madeira rústica ficam numa ruela estreita que torna o espaço ainda mais intimista. Ou seja, A Venda consegue ser acolhedora, dentro e fora. Ainda mais quando lá dentro tem música ao vivo e lá fora um DJ.

aquelesqueviajam-algarve-avendaAqui pode petiscar pratos feitos com produtos locais e da época. Mas se não quiser almoçar ou jantar, pode sempre comprar qualquer coisa para levar. Das cervejas artesanais aos vinhos, dos enlatados aos enchidos, das frutas aos legumes, tem bastante variedade de produtos portugueses.

aquelesqueviajam-algarve-avendaNa A Venda até há sugestões de pratos do dia, mas não espere por encontrar sempre os mesmos petiscos no menu. Tudo é decidido conforme a época do ano e do que há disponível à venda na mercearia. Pra mim, essa é uma das mais seguras garantias de qualidade e também de que nada foi preparado com as sobras da véspera e nem com congelados do fim de semana.

aquelesqueviajam-algarve-avendaTudo o que provei na A Venda estava absolutamente delicioso. Foi aqui que comprovei que ovos mexidos e farinheira combinam perfeitamente, que “Iscas sem Elas” é na verdade iscas de fígado de porco sem batatas e que que pataniscas nem sempre são feitas de bacalhau.

aquelesqueviajam-algarve-avenda

aquelesqueviajam-algarve-avendaEntre carne e peixe, prefiro carne. Entre peixe e legumes, prefiro peixe. Mas entre pataniscas de legumes e especiarias, que é o petisco mais pedido da tasca e qualquer outra opção do menu, prefiro as pataniscas de legumes e especiarias. Não sei quais são os ingredientes que este petisco leva na receita, mas que são as melhores pataniscas que já provei na vida, são com certeza.

aquelesqueviajam-algarve-avendaO tempero que a Ana e o Vasco utilizam é intenso, mas para amenizá-los há cervejas, vinhos, espumantes, bebidas sem álcool e para o espirito. E se gosta de Ice Tea, aqui vai encontrar algumas opções de chá fresco caseiro que são preparados no dia. Experimente Chá Bela Luisa e depois me conta o que achou!

Ah! Me conta também se conseguiu acertar a moeda dentro do copo num jarro com água que fica numa das mesas próxima ao caixa. Se acertar de primeira, ganha um shot!

aquelesqueviajam-algarve-avendaAssim como a ida numa mercearia ou numa tasca, a distribuição das mesas na A Venda segue rigorosamente a proposta de socializar. Algumas maiores e outras menores, mas todas com espaço suficiente para serem divididas com desconhecidos que, facilmente tornam-se companha das boas. Aqui fica um alerta: falta de companhia jamais será um motivo para não ir petiscar na A Venda, ok? Nem vem, que não tem!

Falta de euros na carteira também não é motivo. Os petiscos possuem um preço muito simpático: a dose pequena faz a alegria de qualquer um por apenas 4€ e a grande por 7€. Essa era a informação que faltava para abrir o apetite, não era?

teste

A Venda é parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”.  Ambos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Endereço: Rua do Compromisso, 60 – Faro/ Portugal

Horário: Ter a Sab das 12:30h às 16:00h | 19:00h às 00:00h

Contato: +351 289 825 500 | avendafaro@gmail.com