Algarve, seu delicioso! Com todo respeito a querida dupla feijão com arroz, mas não podemos negar que tem muita coisa saborosa para experimentar pelo mundo. E quando o convite envolve os diversos sabores da gastronomia portuguesa, a gente nem pensa duas vezes, neh? Ainda mais quando o convite nos leva direto para a cozinha, para aprender a preparar “Carne de Porco à Alentejana”, um dos pratos mais delicioso e famoso do país.
Pelo nome não parece, mas a verdade é que a receita “Carne de Porco à Alentejana” teve origem no Algarve e não no Alantejo. Diz a lenda que os algarvianos tinham o hábito de transformar as espinhas dos peixes em farinha, para utilizar na alimentação dos porcos. Acontece que essa farinha dava um sabor estranho à carne, um sabor de peixe.
Uns dizem que foi uma cozinheira, outro que foi um pescador. Não sei. Só sei que alguém teve a brilhante ideia de experimentar incluir amêijoas no preparo da receita para amenizar o sabor de peixe. Mas será que deu certo?
Do Algarve para todo o país, essa mistura de sabores se popularizou em restaurantes e lares. Mas é no Monte do Álamo, num workshop de culinária que se desvenda as verdades e os mitos enquanto aprende a preparar uma “Carne de Porco à Alentejana” de lamber os beiços.
Resumindo: a carne de porco é frita e misturada com as amêijoas já cozidas, mas algumas receitas levam ainda batatas fritas cortadas em cubo. E quanto aos temperos? Eles são o verdadeiro segredo do sabor da receita, mas só quem faz o workshop de culinária no Monte do Álamo é que consegue os desvendar e ainda provar a melhor “Carne de Porco à Alentejana” da vida.
O Monte do Álamo é parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Ambos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.
Endereço: Poço do Álamo 111 – Z – Tavira, Algarve/ Portugal
Contato: +351 281 098 209 | info@montedoalamo.net
View Comments (11)
Deixe um comentário Cancelar resposta
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
Ora aqui está informação que eu desconhecia, apesar de já ter comido este prato vezes sem conta! Obrigada pelas dicas! 🙂
Muito bom o post, fiquei morrendo de fome agora! Rs. Parabéns pelo texto.
Que delícia, boca já encheu de água.
Que engraçado! Conhecia o prato mas desconhecia a história por trás dele. Muito interessante, obrigada por compartilhar 🙂
Eu nem tomei café da manhã e já fiquei com fome vendo esse prato. Dica anotada para comer na próxima viagem (ou pra tentar fazer em casa também). rs
Acho que são muito poucos os que não gostam de uma bela carne de porco à alentejana. Eu adoro! E tem que ter mesmo amêijoa. É o que torna o molho mais especial e o gosto da própria carne e batatas.
Puxa Naiara que prato interessante, è porco com frutos do mar? Isso mesmo? você comeu? É bom? Agora fiquei super curiosa. Vou ter q ia ao Algarve
Bjs
Dani Bispo
http://www.abolonhesa.com
Vem Dani! Além de comer, tem de aprender a fazer 😉 É um prato tão delicioso quanto as massas e pizzas da Itália <3
Nada melhor que um artigo sobre gastronomia alentejana! Ainda não conheço Loulé mas ao ver estas fotos, tenho mesmo que visitar!
Pedro! Esse workshop é em Tavira e não em Loulé 🙂
Sensacional! Estamos na Ásia há algum tempo e ver comida diferente assim chegar a dar água na boca e brilhar os olhos! 😛