
No norte de Portugal, bem no coração do Minho, com acesso principal através de uma Ponte Medieval, encontra-se Barcelos, uma cidade que ficou mundialmente famosa por conta da lenda do Galo de Barcelos e por ser uma parada acolhedora para quem faz o Caminho Português de Santiago.
Como chegar em Barcelos
Ônibus e trem facilmente chegam em Barcelos. Dependendo de onde vem (Braga), o ônibus acaba sendo mais rápido (1h de viagem), prático (para no Centro Histórico) e econômico (2,70€) por conta da troca de trem que, inevitavelmente acontece em Nine.
O que ver e fazer em Barcelos?
1 – Ponte Medieval
Construída no século XIV sobre o Rio Cávado, a Ponte Medieval é um verdadeiro cartão de boas-vindas de Barcelos. Não só pela sua arquitetura feita de pedra gótica, mas por toda a natureza e os monumentos históricos que a envolve.
Historicamente, a ponte teve grande importância estratégica para Barcelos, tanto para reforçar as relações comerciais na idade média, como uma referência de caminho de peregrinação para Santiago de Compostela.
2 – Igreja Matriz de Santa Maria de Barcelos
Esta Igreja, dedicada a Santa Maria Maior, santa padroeira de Barcelos foi construída na segunda metade do século XIV, num período de transição do romântico para o gótico. Essa é a principal igreja de Barcelos!
3 – Palácio dos Condes de Barcelos
Deste palácio, que era a construção mais rica e moderna de Barcelos na época em que foi construído (sec. XX), restam apenas algumas paredes e uma chaminé tubular.
A decadência do palácio iniciou nos finais do século XVIII, quando a família que ali morava, construiu o Palácio dos Duques em Guimarães. Do completo abandono até tornar-se o Museu Arqueológico, cheio de vestígios históricos romanos e medievais que se encontram expostos a céu aberto.
O vestígio de maior importância é o Cruzeiro do Galo, uma escultura com elementos alusivos ao milagre do Galo, construída “exatamente” onde existia a forca de Barcelos que teria enforcado o peregrino da lenda do “Galo de Barcelos”.
4 – Largo de Apoio
O Largo do Apoio foi a primeira praça e o centro de Barcelos, em tempos medievais. Aqui viviam as pessoas mais influentes da cidade! A praça que era formada por mansões senhoriais, como a Casa de Carmona e a Casa del Alderez agora é uma pequena e sossegada praça escondida atrás da Igreja Matriz.
Mas nem por isso merece passar despercebida, até porque, ali há uma fonte renascentista do século XVII e um convidativo café bar. Um bom pretexto para uma taça de vinho verde – vinho típico da região!
5 – Largo da Porta Nova
Na maioria das cidades portuguesas, a zona mais central da cidade localiza-se na “baixa”. Barcelos é uma exceção! Em Barcelos, é no Largo da Porta Nova que todos os dias, barcelences e turistas reúnem-se para conviver, comentar as notícias dos jornais, tomar um café e apreciar o movimento.
Uma passagem pelo Largo da Porta Nova é essencial para viver e sentir Barcelos verdadeiramente!
6 – Torre Medieval
A Torre Medieval é a única das três principais portas da muralha de Barcelos que perdurou no tempo.
A torre que já foi cadeia, armazém do Museu Arqueológico do Alcaide de Faria e Posto de Turismo, transformou-se num ponto turístico dinâmico e apelativo onde está o Centro de Artesanato de Barcelos com exposições temporárias e um miradouro de onde é possível ter uma vista panorâmica sobre a cidade e o Vale do Cávado. Imperdível!
7 – Jardim das Barrocas
Construído no século XVIII, este jardim de estilo rococó provincial é uma verdadeira obra de arte da jardinagem do Minho.
Inevitável envolver-se neste refúgio florido, nem que seja por alguns minutos!
8 – Templo do Bom Jesus da Cruz
9 – Avenida da Liberdade
Espaçosa, florida e cheia de prédios históricos com fachadas de azulejos. Não há avenida mais agradável para passear por Barcelos.
10 – Igreja Beneditina de Nossa Senhora do Terço
Sobre a Igreja Beneditina de Nossa Senhora do Terço: a primeira impressão não é a que fica! Quem passa pela frente, mal a nota. Mas, basta passar pela porta para impressionar-se com uma das mais belas obras do barroco em Portugal. Três altares em talha dourada, painéis de azulejos que cobrem todas as paredes e pinturas nos tetos dão a impressão de que essa não é uma igreja modesta.
11 – Figurado
Feitos de pequenas porções de barro e com características únicas, quer seja nas formas ou nas cores, o Figurado é uma das maiores produções artesanais de Barcelos.
Desenvolvido por mais de 37 artesões, cada Figurado expressa a cultura e a história de Barcelos através de personagens festivos e religiosos, à vida cotidiana e animais onde o Galo de Barcelos tem enorme destaque.
Engana-se quem pensa que o Figurado se resume apenas a um artesanato para levar pra casa. É muito mais! Há 19 réplicas, em tamanho gigante, dos melhores personagens espalhados pelas praças, avenidas, rotundas… e que juntos formam o Roteiro do Figurado. Eles estão nos lugares mais óbvios e inusitados de Barcelos, procure-os!
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
View Comments (0)