5 roteiros de bicicleta para conhecer Braga

Naiara Back 8
Share:

Braga é uma cidade que, de uns anos para cá vem melhorando as condições de mobilidade para ciclistas. Já temos vários pontos de estacionamento exclusivo e gratuito para bicicletas, pedonais e ciclovias e até algumas ruas sinalizadas. A divisão do espaço entre pedestres e ciclistas já acontece sem incidentes e os motoristas também já estão mais acostumados com a gente invadindo um pedacinho da estrada.

O Aqueles que Viajam é um incentivador assíduo no uso de bicicleta, quer seja para o dia a dia, passear ou viajar. Para isso, criamos 5 roteiros que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga, mas dessa vez de bicicleta!

aquelesqueviajam_braga_praçadarepublicaBraga Romana

Fundada por volta de 15/16 a.C pelos romanos, Braga ou melhor “Bracara Augusta” é a cidade mais antiga de Portugal e conta com mais de 2000 mil anos de história. Nos tempos romanos, Bracara Augusta foi a maior e a mais importante cidade de Portugal. Por aqui há muitos vestígios arqueológicos que foram encontrados ao realizar escavações para a construção de novos edifícios na cidade. Ao pedalar pelas ruas da cidade podemos conhecer muitas ruínas romanas que nos permitem imaginar como era a cidade nos tempos de Bracara Augusta.

Venha reviver Braga Romana através dos vestígios arqueológicos que se encontram em terras bracarenses!

Roteiro: Fonte do Ídolo, Frigideira do Cantinho, Termas Romana do Alto da Cividade, Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa e Casa Romana.

Adicional: almoço ou jantar romano.

Braga Barroca

Braga é batizada de “cidade do barroco”. Temos contabilizado o maior índice de obras de arte barroca, sem contar nos mais de 100 edifícios no Centro Histórico legadas deste estilo que influenciou não só os bracarenses, mas toda a sociedade portuguesa durante mais de um século.

Por aqui há também inúmeros monumentos e acontecimentos da época barroca. Venha conhecer e reviver o período barroco de Braga de bicicleta!

Roteiro: Igreja dos Congregados, Palácio do Raio, Igreja de Santa Cruz, Arco da Porta Nova, Museu dos Biscainhos, Edifício da Câmera Municipal de Braga e Igreja de São Vicente.

Adicional: Santuário do Bom Jesus do Monte com a opção de um piquenique no gramado em frente ao lago.

Braga Gastronômica

Braga é um amor de cidade! Dificilmente alguém sai de terras bracarenses sem ter, pelo menos um pedacinho dela no coração, excepcionalmente depois de conhecer as melhores mercearias, doçarias, cafés, tascas e restaurantes para provar a gastronomia local.

Pedalar gasta muita energia e para isso há de comer bem. Por aqui, fome ninguém passa!

Roteiro: Casa das Tíbias, Mercearia da Joana, Bira dos Namorados, Café A Brasileira e Doçaria Cruz de Pedra.

Adicional: Workshop de culinária.

Braga nas alturas

Se é daqueles que adora um miradouro para ver uma cidade de diferentes perspectivas e também de pedalar numa subida para depois, na descida sentir a bicicleta ganhando movimento, e aquele vento batendo no rosto, ahhh… Então as montanhas de Braga são indispensáveis num roteiro pela cidade.

Roteiro: Monte do Picoto, Santuário do Bom Jesus do Monte e Santuário do Sameiro.

Adicional: Piquenique em frente ao lago do Sameiro ou nas escadas com vista para o pôr do sol.

Braga Centro Histórico

O Centro Histórico de Braga é o ponto turístico mais clássico da cidade! A história daqui se reflete nas inúmeras igrejas e monumentos imponentes que estão localizados no Centro Histórico, mas não é só isso que há para conhecer. Há também ruas charmosas, prédios antigos, museus, jardins e o comércio local que nos últimos tempos vem atribuindo um estilo de vida mais moderno na cidade. A vantagem de pedalar pelo Centro Histórico é que de bicicleta é perfeitamente possível fazer os desvios necessários para chegarmos a determinados lugares mais de pressa ou então mais lento.

Roteiro: Arco da Porta Nova, Rua da Violinha, Catedral da Sé, Jardim de Santa Bárbara, Praça do Município, Rua do Souto, Café A Brasileira, Igreja de Santa Cruz, Hospital São Marco, Palácio do Raio, Avenida da Liberdade e Praça da República.

Adicional: Piquenique na relva da Praça da República.

E a bicicleta?

Não tem bicicleta para fazer os roteiros? Não tem problema! Na Go By Bike há as melhores bicicletas urbanas para alugar e conhecer Braga. E se precisar de cadeirinha para bebês, bicicleta infantil, capacete e demais acessórios nós

Vamos conhecer Braga de bicicleta? Solicite um orçamento!

testeOs 5 roteiros de bicicleta para conhecer Braga são realizados em parceria com a Go By Bike. Patrocinadora oficial do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta” que tem como missão inspirar a viajar de bicicleta.