60 coisas para fazer de graça em Braga

Naiara Back 27
Share:

Portugal tem a fama de ser um dos países da Europa mais acessíveis para viver e passear. E Braga, inserida neste cenário é ainda mais acessível do que várias cidades portuguesas, como por exemplo, Lisboa, Coimbra e Porto. Tanto que, viver e passear por aqui às vezes até sai graça. A lista abaixo, dividida em seis categorias não me deixa mentir. Agora… lhe pergunto: quer pagar para ver? Não neh!

aquelesqueviajam_braga_bomjesus3

Pelas ruas ou prédios

aquelesqueviajam_braga_avenidadaliberdade1 – Ande pela Rua do Souto e conheça o comércio local.

2 – Descanse sentado no chafariz da Praça da República e fique olhando o movimento do Centro Histórico.

3 – Veja o Chafariz do Castelo no largo da Reitoria da Universidade do Minho. É o único chafariz que tem a cidade de Braga simbolizada por uma imagem feminina.

4 – Visite o interior da Reitoria da Universidade do Minho para ver os diversos painéis de azulejos que decoram as suas paredes. Se estiver aberta, dê uma espiada na sala Medieval de lá também!

5 – Encante-se com a fachada de um palacete neoclássico. Onde? Atrás do Campo da Horta!

6 – Se encontrá-la aberta… Suba na Torre de Menagem!

7 – Sinta-se numa Braga Cosmopolita ao visitar o espaço do Gneration e as exposições contemporâneas de lá.

8 – Assistia a uma sessão de cinema a céu aberto no pátio do Gneration.

9 – Passe pelo Arco da Porta Nova e tire uma foto dos dois lados.

10 – Caminhe pela rua Violinha (do ladinho do Arco da Porta Nova) que é a mais estreita da cidade. E também pela Gualdim Pais, nesta vale apreciar a arquitetura peculiar das casinhas com estendais para o lado de fora.

11 – Passeie pelo interior da Arcada da Lapa.

12 – Tente identificar os prédios da cidade do alto do miradouro do Bom Jesus.

13 – Sente numa das esplanadas dos bares em frente à Catedral da Sé.

14 – Dê uma volta pelo corredor da Universidade do Minho que está localizada na Avenida Central. Vai ver painéis de azulejos e um lindo jardim.

15 – Observe arquitetura – em especial as janelas de pedras da Casa dos Coimbras. Este palacete foi erguido no século XVI e junto a ele há uma Capela de mesmo nome.

16 – Se já fez o Caminho de Santiago ou está com aquela vontade de fazer, pode seguir as flechas amarelas sinalizadas por Braga até a Fonte de Santiago.

17 – Vá até a Casa Rolão só para ver a arquitetura de um prédio histórico e as lojas que nele estão instaladas. Há! Nos fundos da Livraria Centésima Página tem uma esplanada num espaço totalmente verde que mais parece um jardim da vó.

18 – Sabia que em Braga há uma praça que servia de Campo de Touros? A velha Praça de Touros hoje é a Praça do Município que muitas vezes se torna um grande mercado ao ar livre.

19 – Ainda na Praça do Municio dê um pulo na Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Braga. Quer seja para conhecer o edifício como para mergulhar nos livros que lá estão.

Pelas igrejas

aquelesqueviajam_braga_bomjesus20 – Procure na Igreja da Misericórdia pormenores semelhantes a Catedral da Sé.

21 – Aprecie os azulejos de autoria de Nicolau de Freitas que estão na fachada da Igreja dos Terceiros. No interior, junto ao altar há azulejos que contam a vida de São Francisco, Santa Margarida e Santa Rosa.

22 – Na Praça do Pópulo há uma igreja de mesmo nome que foi um antigo convento dos eremitas de Santo Agostinho. Para quem aprecia arquitetura neoclássica e barroca, a visita é indispensável.

23 – Dedique a devida atenção aos painéis de azulejares figurativos joaninos no interior da Igreja do Pópulo. Eles retratam a passagem da vida dos santos

24 – De azul a dourado, apaixone-se pelos azulejos e detalhes em ouro no interior da Igreja de São Vitor

25 – Visite a exposição a céu aberto de ruínas na Catedral da Sé e as suas capelas na parte gratuita.

26 – Assista uma missa na catedral da Sé.

27 – Visite a Igreja do Hospital São Marcos.

28 – Procure os três galos na fachada da Igreja de Santa Cruz, também conhecida como Igreja dos Galos.

29 – Visite a Igreja do Bom Jesus.

30 – Visite a Igreja do Sameiro e a capela que fica no subsolo.

31 – Veja o primeiro grande ensaio barroco na fachada da Igreja de São Vicente. E se encontrá-la aberta, veja os diversos painéis de azulejos que retratam a vida de São Vicente.

32 – Suba no topo da torre da Igreja Nossa Senhora da Torre. Esta igreja de estilo rococó além de estar ligada a uma das portas mais antigas de Santiago, abriga uma coleção de antiguidades.

33 – Impressione-se com a fachada de estilo rococó da Igreja dos Congregados na Avenida Central.

Pelos museus

aquelesqueviajam_braga_museudaimagem34 – Surpreenda-se com as exposições da Galeria Emergente dst. Um espaço indispensável para um passeio cultural e artístico na cidade.

35 – Faça uma viagem no tempo – do Paleolítico até a Idade Média e também pelo período romano de Bracara Augusta no museu Dom Diogo no primeiro domingo de cada mês.

36 – Conheça uma das mais imponentes obras da arquitetura barroca do país! Tanto a fachada do Palácio do Raio como o interior merecem a sua admiração. Neste palácio encontra-se o Centro Interpretativo das Memórias de Misericórdia de Braga.

37 – Visite a Galeria da B Concept para ver as exposições temporárias. E ainda dar um pulo no terraço para ver os telhados da Sé e dos prédios ao redor.

38 – Aprenda um pouquinho sobre imagem no Museu da Imagem. Veja as exposições fotográficas de fotógrafos locais, nacionais e internacionais!

39 – Faça uma visita guiada no domingo de manhã no Mosteiro de Tibães.

Pelos parques e jardins

aquelesqueviajam_braga_jardimdesantabarbara40 – O Jardim de Santa Bárbara é a atração mais florida e colorida de Braga. Sente num dos vários bancos para ler um livro.

41 – Se procura por um jardim mais calmo e rodeado de prédios antigos. Vá para o largo da Senhora-a-Branca no jardim de mesmo nome.

42 – No Campo das Hortas tem uma fonte com a mesma idade do Brasil. Vá vê-la e passear pelo simpático jardim que tem ao seu redor.

43 – Utilize a relva da Praça da República para socializar. Se é gaúcho e se tem o hábito de tomar chimarrão, este é um dos lugares ideias para a prática desta tradição.

44 – Após bater pernas pelas lojas da Avenida da Liberdade, descanse no Parque da Ponte.

45 – Faça um churrasco pelas zonas verdes do Bom Jesus, do Sameiro ou de Adaúfe.

46 – O Convento do Carmo é um pequeno oásis escondido no Centro Histórico de Braga. Passe por lá para dar uma olhadinha no seu incrível jardim verdejante.

47 – Em frente à Igreja Hospital São Marcos tem um jardim com uma fonte de granito em forma de flor. Aproveite este pequeno espaço verde e florido, bem como um dos vários bancos para um momento de descanso enquanto aprecia os monumentos ao redor.

Para passear

aquelesqueviajam_braga_setefontes48 – Explore Adaúfe e dê uns mergulhos na praia de fluvial durante os meses de verão. Mas se achar a água muuuito gelada, aproveite para explorar outras atrações deste local.

49 – Reviva a época do período romano na península ibérica e da fundação de Bracara Augusta através de um passeio pelas Sete Fontes.

50 – Capture Pokemóns pelo Centro Histórico ou pelos lugares mais inusitados da cidade.

51 – Da Catedral da Sé, siga as flechas do Caminho de Santiago até entrar numa Braga Rural e conhecer a cidade numa perspectiva diferente.

52 – Faça uma caminhada ou pedalada pelo monte do Picoto e ainda, veja Braga numa dimensão de 360 graus lá do alto.

53 – Suba o escadório do Bom Jesus e pare de capela em capela.

54 – Desça a Avenida da Liberdade até o Parque da Ponte de bicicleta

55 – Ande de bicicleta ou a pé pela pedonal do Parque da Rodovia. Por aqui o caminho é sempre ao lado do rio.

Para as crianças

aquelesqueviajam_braga_bomjesus256 – Fotografe a estátua do anjo em frente ao Café Sabores e Gelados.

57 – Leve as crianças para brincar nas pracinhas da Praça da República, da Praça do Pópulo ou então no Parque da Rodovia.

58 – Ao lado do Museu Dom Diogo de Souza há uma zona verde com uma pracinha para as crianças brincarem à vontade.

59 – Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva há sempre atividades recreativas para as crianças. Consulte a agenda aqui!

60 – Faça um piquenique no lago do Bom Jesus.

Salve este pin ❤

Braga