Nabia e Tongonabiago não eram nomes de deuses conhecidos até serem identificados esculpidos na Fonte do Ídolo, um monumento pré-romano e único na Península Ibérica.
Localizado na Rua do Raio e fora das muralhas no período Bracara Augusta, a fonte foi mandada construir por Celico Fronto a fim de servir a comunidade bracarense como um santuário público lá por volta do século I. Sim, do século I! E é de se admirar como uma fonte ao ar livre manteve-se em tão perfeito estado até então.
Preste bem a atenção e dê o devido valor histórico a este monumento, pois estamos falando de uma superfície rochosa com cerca de 3 metros de altura e daquilo que supostamente foi um santuário rupestre dedicado a Nabia, deusa dos rios e das águas e Tongoenabiago, uma divindade fluvial indígena.
A interpretação dos vestígios da Fonte do ídolo possuem várias suposições, como por exemplo, quem é quem esculpido na sua superfície. Há estudiosos que defendem que Celico Fronto está representado em alto-relevo e o Deus Tongoenabiago no busto da fonte, e há também quem argumenta o contrário. Diante de tantas interpretações, a Fonte do Ídolo usa como referência as descobertas do espanhol António Rodríguez Comenero, que refere que Celico Fronto não está esculpido em nenhuma das pedras da fonte.
As interpretações da Fonte do Ídolo não param por aqui. Ainda há muitos vestígios para serem descobertos. A única certeza que se tem é que em terras bracarenses há um monumento de riquíssimo valor histórico. Portanto: não há desculpas para descartá-lo de um roteiro, essencialmente quando o objetivo é conhecer Braga Romana.
A visita na Fonte do Ídolo é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!
Endereço: Rua do Raio – Braga / Portugal
Horário: Seg a Sex das o9:30h às 13:00h e das 14:– às 16:30h | Sáb das 11:00h às 17:30h
Contatos: +351 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt
View Comments (10)
Deixe um comentário Cancelar resposta
VeVe Wordpress Theme is an ambitious news & entertainment platform that will deliver you the latest news of our time and telling stories that would otherwise go untold. We covering the most important industries: music, fashion, technology, travel and much more.
© Copyright - VeVe by ArtoCreative
Ahhh muito legal! O roteiro Romano de Braga é tão rico, muito legal teu post! E sabe que uma das coisas que achei mais interessante que descobri, quando fiz uma visita a um sítio arqueológico, foi que há um certo respeito entre os pesquisadores em não vasculhar tudo de uma única vez, deixar pistas para as gerações futuras quando, também se espera, que tenham ainda mais tecnologia para investigar..Claro que há sempre casos e exceções, mas esses mistérios históricos são encantadores e movem mesmo muita gente!
Ai Na!!! Só deu mais vontade ainda de correr pra aí! Lindo o post!!
Parabéns pelo post, que riqueza de informações! Esses santuários costumam ter uma energia diferenciada, que sentimos o entrar, não é?
NOssa, que lugar maravilhoso hein. Amei o post. Deu vontade de conhecer e visitar!!!! Tanto lugar neste mundo que ainda precisamos conhecer. mais um para nossa lista de desejos!!!!
nunca tinha ouvido a palavra Tongoenabiago! dei uma rápida olhada no wiki e achei muito interessante! e cara, que negócio antiiigo do séc I !!!! as coisas mais velhas que já vi foi do séc 9 e olha lá auehauea
Nossa, nunca tinha ouvido falar e , já viajei no site pra agregar mais informacoes! Super legal! Conclusao é de que tenho muito o que conhecer ainda nessa vida….rs Beijos
Que passeio bacana,
Nunca tinha ouvido falar. Adorei a sugestão de passeio
Beijos,
Nossa! Que interessante!
Legal demais
Bela dica! Esses cantinhos fazem das cidades históricas destinos realmente incríveis!
Viajar é maravilhoso, alinhar viagem e história é muito maravilhoso!!! Adorei