fbpx

Termas Romanas do Alto da Cividade: um spa com mais de 2000 anos

Tudo começou a mais de dois mil anos atrás, mas foi em 1977 que ruínas romanas foram encontradas no Alto da Cividade, uma zona vedada próxima ao Centro Histórico de Braga.

Estas ruínas, nos tempos de Bracara Augusta foram construídas com o objetivo de serem utilizadas para banhos públicos. É, exatamente isso! Escavações arqueológicas descobriram aquilo que teria sido um spa no início do século II.

aquelesqueviajam_braga_termasromanas5Um passeio pelas Termas Romanas exige uma imaginação que vá além de pedras. Ao dar a volta no edifício retangular que mede cerca de 40 metros de comprimento por 12 metros de largura poderá imaginar como teria sido os balneários, o vestuário, as piscinas de água quente e fria, a zona destinada a exercício físico, a sauna, a sala de massagens… E também os processos de trabalho nas termas, como por exemplo, onde os escravos queimavam a lenha para aquecer determinadas salas.

aquelesqueviajam_braga_termasromanas2Ah! E se olhar concentradamente conseguirá imaginar também outros detalhes, como algumas salas que ainda possuem um restinho de pavimento opus signinum, que era um material de construção utilizada pelos romanos.

aquelesqueviajam_braga_termasromanasMas além de imaginar como teria sido a estrutura das Termas Romanas é necessário imaginar também como era a prática dos banhos públicos. Engana-se quem imaginou que os banhos resumiam-se num mergulho numa das piscinas. Havia todo um ritual: desde untar o corpo com óleos e praticar exercício físico até boas horas discutindo sobre política e negócios na sauna e nas piscinas.  E para finalizar, havia ainda uma massagem relaxante onde o corpo novamente era untado com óleos aromáticos.

aquelesqueviajam_braga_termasromanas7Um tratamento de spa, que nos anos 2000 nada pareceu deixar a desejar se comparado com o do século XXI, não é?

aquelesqueviajam_coracao

A visita nas Termas Romanas do Alto da Cividade é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!

 

Endereço: Rua Dr. Rocha Peixoto, Braga / Portugal

Horário: Ter a Sex das 09:30h às 13:00h e das 14:00 às 17:30h | Sab das 11:00h às 17:30h

Contatos: + 351 253 278 455 | termas.romanas@cm-braga.pt

14 Comments

  • Posted 27 de agosto de 2016 11:29
    by Luciana de Campos Assis

    Ahh Braga!!! Cada dia mais me animo com seus posts Na.. Essas termas são encantadoras pelo seu relato, pura história também né?! Parabéns pelo conteúdo.

  • Posted 27 de agosto de 2016 13:57
    by Simone Hara

    Ainda não conheço Portugal, mas já estou convencida que Braga merece espaço no meu roteiro quando eu finalmente for visitar Portugal!
    Estou cada dia mais encantada pela cidade, que estou descobrindo pelo seu blog e pelos seus snaps!

    • Posted 27 de agosto de 2016 19:43
      by Naiara Back

      Que felicidade saber disso Simone! Braga é realmente uma cidade encantadora e muuuito convidativa. Estamos sempre de portas abertas 🙂

  • Posted 27 de agosto de 2016 15:03
    by Mariana Araujo

    Nai! Adorei os posts com dicas e a história de Braga. Morei aí dois anos e, por incrível que pareça, nunca fiz esse roteiro. Fiquei bastante curiosa. Quem sabe na próxima visita, não sigo tuas dias e vou descobrir um pouco mais de Braga. 🙂

    • Posted 27 de agosto de 2016 19:42
      by Naiara Back

      Ai ai aiii Mariana! Vai ter de escolher um dia para vir para Braga fazer o roteiro Braga Romana! Como pode uma experiência dessas não estar na sua vida, hem?

  • Posted 27 de agosto de 2016 21:01
    by Ana Christ

    Nossa! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar até hoje! Já quero ir! Fico impressionada com a força dos Romanos que construíram monumentos resistentes até os dias de hoje!
    Parabéns pelo post!
    Beijos

  • Posted 27 de agosto de 2016 21:20
    by Sonia justo

    Tenho de voltar a Braga urgentemente É uma cidade linda e com tanto para descobrir

  • Posted 27 de agosto de 2016 23:02
    by Viajar pela história - Catarina Leonardo

    Olá boa noite,
    Muito interessante o conteúdo. Gostei de conhecer o local e de perceber a história que tem. Mas eu sou suspeita 😉

  • Posted 28 de agosto de 2016 10:17
    by Marlene Marques

    Olá Naiara. Muito interessante o artigo! Portugal está cheio de história ligada à Roma Antiga e este spa é prova disso mesmo. É definitivamente um local a ver numa visita a Braga. 🙂

  • Posted 28 de agosto de 2016 13:23
    by Luciana Rodrigues - Roma Pra Você

    Que bela surpresa encontrar um pouco de Roma em Braga. Depois precisamos conversar porque estou fazendo uma material colaborativo a esse respeito. Abraços, Luciana

    • Posted 28 de agosto de 2016 18:50
      by Naiara Back

      Viu só Luciana! Em Portugal se sentirá em casa 🙂 Vamos conversar, adoro falar sobre Braga Romana :*

  • Posted 28 de agosto de 2016 13:55
    by Marta Chan

    Epá eu preferia este SPA do que num hotel, bem mais original e cozy 🙂 Não fazia ideia destas termas em Braga mas pareceram-me bem conservadas tendo em conta que existem há 2000 anos, é muito tempo de história.
    Em Conimbriga também encontras ruínas em bom estado do século III e IY, tens uma parte de SPA mas consegues ter uma ideia também de como eles viviam, era uma cidade autêntica daqueles tempos. Se ainda não foste, super recomendo.

    • Posted 28 de agosto de 2016 18:51
      by Naiara Back

      Já ouvi falar de Conimbriga e estou me programando para visitá-la 🙂

  • Posted 29 de agosto de 2016 12:50
    by Pedro Henriques

    Conheço muito bem esse local, pois é a cidade onde estou a residir. Sou um apaixonado pela arqueologia e Braga como capital de Bracara Augusta tem muito para mostrar, embora a construção civil tenha destruído muito património na década de 80 e 90.

Leave a comment