Fonte do Ìdolo: um santuário do século I 1
Portugal, Braga, Europa, Visitar

Fonte do Ìdolo: um santuário do século I

Nabia e Tongonabiago não eram nomes de deuses conhecidos até serem identificados esculpidos na Fonte do Ídolo, um monumento pré-romano e único na Península Ibérica.

aquelesqueviajam_braga_fontedoidolo6Localizado na Rua do Raio e fora das muralhas no período Bracara Augusta, a fonte foi mandada construir por Celico Fronto a fim de servir a comunidade bracarense como um santuário público lá por volta do século I. Sim, do século I! E é de se admirar como uma fonte ao ar livre manteve-se em tão perfeito estado até então.

Preste bem a atenção e dê o devido valor histórico a este monumento, pois estamos falando de uma superfície rochosa com cerca de 3 metros de altura e daquilo que supostamente foi um santuário rupestre dedicado a Nabia, deusa dos rios e das águas e Tongoenabiago, uma divindade fluvial indígena.

aquelesqueviajam_braga_fontedoidolo5A interpretação dos vestígios da Fonte do ídolo possuem várias suposições, como por exemplo, quem é quem esculpido na sua superfície. Há estudiosos que defendem que Celico Fronto está representado em alto-relevo e o Deus Tongoenabiago no busto da fonte, e há também quem argumenta o contrário. Diante de tantas interpretações, a Fonte do Ídolo usa como referência as descobertas do espanhol António Rodríguez Comenero, que refere que Celico Fronto não está esculpido em nenhuma das pedras da fonte.

aquelesqueviajam_braga_fontedoidolo7As interpretações da Fonte do Ídolo não param por aqui. Ainda há muitos vestígios para serem descobertos. A única certeza que se tem é que em terras bracarenses há um monumento de riquíssimo valor histórico. Portanto: não há desculpas para descartá-lo de um roteiro, essencialmente quando o objetivo é conhecer Braga Romana.

aquelesqueviajam_coracao

A visita na Fonte do Ídolo é uma parceria realizada com o Turismo de Braga para promover Braga Romana. Experimente esse roteiro que tem uma missão em particular: inspirar a conhecer Braga!

 

Endereço: Rua do Raio – Braga / Portugal

Horário: Seg a Sex das o9:30h às 13:00h  e das 14:– às 16:30h | Sáb das 11:00h às 17:30h

Contatos: +351 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt

 

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

10 Comentários

  • Resposta Alice Dutra 25 de agosto de 2016 at 21:09

    Ahhh muito legal! O roteiro Romano de Braga é tão rico, muito legal teu post! E sabe que uma das coisas que achei mais interessante que descobri, quando fiz uma visita a um sítio arqueológico, foi que há um certo respeito entre os pesquisadores em não vasculhar tudo de uma única vez, deixar pistas para as gerações futuras quando, também se espera, que tenham ainda mais tecnologia para investigar..Claro que há sempre casos e exceções, mas esses mistérios históricos são encantadores e movem mesmo muita gente!

  • Resposta Luciana de Campos Assis 26 de agosto de 2016 at 13:01

    Ai Na!!! Só deu mais vontade ainda de correr pra aí! Lindo o post!!

  • Resposta Daniela Xavier 26 de agosto de 2016 at 13:29

    Parabéns pelo post, que riqueza de informações! Esses santuários costumam ter uma energia diferenciada, que sentimos o entrar, não é?

  • Resposta Daniela Almeida 26 de agosto de 2016 at 16:02

    NOssa, que lugar maravilhoso hein. Amei o post. Deu vontade de conhecer e visitar!!!! Tanto lugar neste mundo que ainda precisamos conhecer. mais um para nossa lista de desejos!!!!

  • Resposta angie 27 de agosto de 2016 at 01:45

    nunca tinha ouvido a palavra Tongoenabiago! dei uma rápida olhada no wiki e achei muito interessante! e cara, que negócio antiiigo do séc I !!!! as coisas mais velhas que já vi foi do séc 9 e olha lá auehauea

  • Resposta Melissa Lima 27 de agosto de 2016 at 02:43

    Nossa, nunca tinha ouvido falar e , já viajei no site pra agregar mais informacoes! Super legal! Conclusao é de que tenho muito o que conhecer ainda nessa vida….rs Beijos

  • Resposta Fran Agnoletto 27 de agosto de 2016 at 12:42

    Que passeio bacana,
    Nunca tinha ouvido falar. Adorei a sugestão de passeio

    Beijos,

  • Resposta Adriana Magalhães Alves de Melo 27 de agosto de 2016 at 20:13

    Nossa! Que interessante!
    Legal demais

  • Resposta Fernanda Carvalho 28 de agosto de 2016 at 23:55

    Bela dica! Esses cantinhos fazem das cidades históricas destinos realmente incríveis!

  • Resposta Aline Pires 29 de agosto de 2016 at 01:07

    Viajar é maravilhoso, alinhar viagem e história é muito maravilhoso!!! Adorei

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com