fbpx
Futbol Club Barcelona: a experiência num clube que é mais do que um clube 1
Atrações Imperdíveis, Barcelona, Espanha, Europa, Experiências, Visitar

Futbol Club Barcelona: a experiência num clube que é mais do que um clube

Quem diz que futebol é apenas esporte não entende o todo. É claro que a primeira definição para o futebol é o esporte, entretanto fica longe de ser a única. O futebol por vezes pode se mostrar não tão atrativo, tanto por pessoas que infelizmente fazem parte, quanto pelos valores envolvidos em contratos profissionais e comerciais. Mas por este momento peço que esqueçam isso!

Futebol, em sua essência, é amor, é garra, é paixão, é determinação. É dar a vida ao companheiro e ao torcedor que tanto apoia. Para o torcedor é estar no estádio e imergir na imensidão das arquibancadas, onde todos são iguais, sem distinções, fazendo parte de algo maior que tudo. E durante todo este processo, futebol é escrever a história: as vitórias ficam pra sempre, os ídolos viram lendas e o legado é eterno!

É impossível falar em futebol e não mencionar Futbol Club Barcelona. Um clube conhecido mundialmente e que exerce uma enorme representação sociopolítica para a Catalunha. Para muitos, quando mencionada a palavra “Barcelona”, a primeira imagem que vem à mente é a do clube, e não da cidade. Experimente jogar no Google!

Sendo amante do futebol, torcedor do Sport Club Intenacional, não poderia visitar a capital catalã e não adentrar pela história do F.C. Barcelona. Desta Forma, desde quando iniciei o planejamento da viajem e Barcelona entrou no roteiro, o clube embarcou automaticamente.

Como chegar ao Futbol Club Barcelona

A forma mais rápida e barata para chegar ao Futbol Club Barcelona  é de metro. Pegue a linha 3 e dessa na Estació Palau Reial em frente ao Palácio Real (aproveite para visitar o Palácio antes ou depois). A sinalização é muito bem feita, sendo que ao sair do metro, em sua frente já há uma placa indicando a direção do F.C. Barcelona. Uma caminhada rápida por entre os prédios universitários e voilá: bem-vindo ao complexo esportivo F.C. Barcelona.

A experiência no Futbol Club Barcelona

Não é à toa que a visitação é chamada de Camp Nou Experience. Ao passar pela porta de entrada, você não entra em um estádio, mas imerge em uma experiência única!

De início atravessa-se uma “ponte” para se chegar ao Camp Nou. No caminho, imagens de todos os jogadores atuais do clube. E no final da ponte, pra te surpreender logo no começo, surge o museu do FCB. São taças, taças e mais taças. La Liga, Taça del Rey, Supercopas e outros tantos campeonatos vencidos. Cada taça devidamente identificada para os interessados em descobrir o significado de cada uma. Por óbvio eu era um deles.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona6

A história me seduz. O futebol me seduz. A história e o futebol juntos me seduzem duas vezes. Sendo assim, eu parava em todas as taças pra dar uma conferida no ano e seu significado. Dispostas em ordem cronológicas demonstram já de início a grandeza do F.C. Barcelona, fundado em 1899.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona

Por entre tantas taças, chamam a atenção objetos de jogo, relíquias do campo, também devidamente identificados. Objetos simples como Luvas de goleiros, chuteiras velhas, camisa 10 do Maradona… peraí, do MARADONA! Pausa pra foto com a camisa de El Diez. Assim como com a 8 do STOICHKOV. E a 14 do gênio CRUYFF.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona10

Então lá estava eu feliz da vida, um BRASILEIRO, tirando fotos com camisas que foram de um ARGENTINO, um BÚLGARO e um HOLANDÊS em um estádio de um time ESPANHOL! Ahh, o futebol é sensacional!

Cada taça tem sua história, cada objeto tem o seu valor, mas onde as pessoas mais se estapeiam para tirar fotos não poderia deixar de ser ao lado da taça do maior, mais bem organizado e mais desejado campeonato de clubes do planeta: THE CHAAAAMPIONS (♫)! Atualmente, são cinco UEFA Champions League: 1992, 2006, 2009, 2011 e 2015.

Logo ao lado das cinco taças, temos outra demonstração da grandeza do clube: os cinco prêmios de melhor jogador do mundo, as Bolas de Ouro de MESSI. Um jogador que demonstra toda a organização e planejamento do clube, um dos tantos jogadores desenvolvidos “em casa”, nas canteras de La Masia. XAVI e INIESTA estão aí mostrando que não é por acaso.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona5

Na sequência do museu podem ser vistas várias reverências às lendas do campo. Num painel interativo, é possível escolher dentre uma lista de jogadores, e instantaneamente é apresentado a biografia e a história de participação no clube. Chama a atenção a reverência aos grandes jogadores brasileiros que fizeram história no clube: ROMÁRIO, RONALDO, RIVALDO e RONALDINHO.

O próximo passo foi conhecer as arquibancadas do estádio. Confesso que fiquei surpreso em ver que os assentos eram todos de plásticos. Eu, em minha inocência, acreditava fielmente que seriam todas poltronas estofadas. Provavelmente resquícios do complexo de inferioridade brasileira. Todavia, este detalhe em nada diminui a grandeza do Camp Nou. Com os assentos todos em azul e grená, as cores do FCB, eleva-se no primeiro olhar a frase, em amarelo, formada por alguns destes: “Més que um club”. Um templo do futebol!

Seguindo a visita, conhecem-se as cabines de imprensa, em uma localização muito privilegiada: as mesmas avançam para cima do campo, por cima das arquibancadas. Com certeza meu pai, narrador de futebol há mais de 30 anos, aprovaria. Mais adiante são tiradas fotos em um fundo verde, que magicamente fazem INIESTA e NEYMAR aparecerem ao seu lado. Visita-se a sala de imprensa com uma réplica da taça da Champions League onde novas fotos são tiradas. Estas fotos no final da visita são oferecidas aos visitantes. Em troca de dinheiro, é claro!

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona6

Segue o vestiário do clube visitante (com suas banheiras de hidromassagem), a zona mista do estádio (local onde os jogadores concedem entrevista na saída do campo) e o túnel de entrada ao campo. No túnel, qualquer um se sente jogador. Fotos dos jogadores nas paredes, som da torcida nas caixas de som. Eu então era um semi-deus do futebol, pronto para adentrar o campo e ouvir a torcida cantando meu nome! E entrei!

No campo, você imagina tudo o que já aconteceu naquele gramado. Ouve RONALDO voando baixo junto à linha lateral. RONALDINHO batendo uma falta e guardando mais uma. Vê RIVALDO dominando no peito e pedalando a bicicleta mais perfeita que já vi na vida! Tudo aconteceu ali, naquele gramado, a dois centímetros do meu nariz!

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona4

Adentra-se a arquibancada inferior e posteriormente outros locais interativos onde se aprende o hino do clube, a história do clube, se assiste gols e mais gols. A experiência para quem gosta de futebol é única e completa.

No final da visita, desemboca-se na loja oficial do FCB. Lá há muitos produtos licenciados com a marca do clube. De almofadas a bonés, de canetas a canecas, de adesivos a chocolates. Camisetas dos mais variados estilos: de jogo, de treino, de passeio, etc. Capas de celulares, lápis de cor, miniaturas, bolas… E se está pensando num objeto qualquer, muito provavelmente esse objeto também há para ser comprado.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona

Pela organização e disposição dos objetos da loja oficial a vontade que se tem é de comprar tudo!

Vale destacar que há um display das seleções nacionais patrocinadas pela Nike, também patrocinadora do F.C. Barcelona. Neste display, em grande destaque aparece NEYMAR vestindo a camisa da Seleção Brasileira, com várias camisas da Seleção Canarinho à venda. Nenhuma das outras seleções possui algum relevo dentro da loja como a nossa.

Mesmo tendo “futbol” em seu nome, o F.C. Barcelona é um clube que desenvolve profissionalmente outros esportes, do futsal ao handebol, do hóquei sobre patins ao basquete, além de esportes amadores como o hóquei sobre o gelo. Desta forma o complexo esportivo possui, além do Camp Nou, uma arena para basquete/handebol e uma para hóquei no gelo.

aquelesqueviajam_barcelona_futbolclubbarcelona8

Certamente quando retornar à Barcelona espero assistir um jogo. Quem sabe um Barcelona x Real Madrid?

A grandeza do F.C. Barcelona é conhecida em todo o mundo. Ver com meus próprios olhos toda a representatividade social e política que o clube possui na Catalunha é realmente impactante. Conhecer os locais onde gênios desfilaram é de arrepiar. O futebol é encantador por que é um recorte da vida. O saudoso escritor Ariano Suasuna, torcedor do Sport Club do Recife, resume bem o sentimento do verdadeiro torcedor, do Sport, do Internacional, do Barcelona, de qualquer clube:

“Discordo de quem disse que dentre as coisas menos importantes da vida, a mais importante é o futebol. O Sport, para mim, é – e sempre foi – uma das coisas mais importantes na minha vida.”  

O futebol emula a vida, a vida emula o futebol. E o que são o futebol e a vida se não uma grande história de amor?

aquelesqueviajam_coracao

Endereço: Passeig de Gràcia, 24 – Barcelona/ Espanha

Horário: Dom á Qua das 12:00h às 2:00h | Qui à Sáb das 12:00 às 3:00h

Contatos: +34 935 185 053 | reserva@elnacionalbcn.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com