Horta Grande Hostel: um hostel rural familiar 1
Algarve, Europa, Hospedagem, Portugal

Horta Grande Hostel: um hostel rural familiar

Em Silves, no Algarve, há um agroturismo onde todos os hóspedes fazem parte da família. Ou pelo menos é assim que os proprietários Lena e António querem que todo mundo se sinta. A casa, que na verdade é um hostel rural, chama-se Horta Grande e tem todos os quartos com nome de grau parentesco, uma sala de estar, um terraço para conviver e uma horta biológica sem fim para ser explorada.

aquelesqueviajam_algarve_hortagrandeO Horta Grande Hostel segue uma filosofia ligada a convivência em família e a horta. Todo o seu conceito é inspirado nos bons momentos que naquela casa e horta se viveu. Cada espaço é decorado de acordo com uma lembrança familiar: móveis, livros, jogos, quadros… tudo que está ali tem uma história pra contar.

aquelesqueviajam_algarve_hortagrande6

Localização

aquelesqueviajam_algarve_hortagrande10Não há como se perder! O Horta Grande Hostel está localizado junto a Ponte Romana, bem no centro de Silves.

Mercados, restaurantes, cafés e as principais atrações turísticas estão a minutos de caminhada. O ponto mais longe do hostel é a Estação de Trem, cerca de 1,5km de distância. Mas ignoramos essa informação e nos concentramos apenas no caminho, especialmente porque ele passa por lugares pitorescos que são uma amostra visual do que é Silves.

Check in e staff

Lena e o filho António são os verdadeiros cartões de boas-vindas do Horta Grande Hostel. A amabilidade é tamanha que depois de uns dias será praticamente normal chamá-los de mãe e mano.

Quarto

aquelesqueviajam_algarve_hortagrande3Estamos em família e aqui ninguém dorme sozinho! A Horta Grande Hostel tem dois quartos mistos para até quatro pessoas e dois para até seis pessoas, sendo que cada um tem uma cor e o nome de grau parentesco.

A antiga sala de estar, que pouco era utilizada pelos moradores da casa, transformou-se no quarto “Amigos” , que possui três beliches e uma varanda que liga o terraço da cozinha ao da sala comum.  O quarto que era dos avós manteve o mesmo nome, mas deixou de ser um espaço exclusivamente para dois. Agora recebe seis pessoas para dormir em três beliches.

Os antigos quartos onde os netos e os pais dormiam agora são quartos familiares com uma beliche e duas camas single.

Todos os quartos possuem wi-fi gratuito, cacifos para guardar a bagagem individualmente e arara com cabides. Junto a cama há luzes de leitura e uma caixinha para guardar objetos de pequena dimensão.

Cada um dos quartos tem uma vista em particular que pode ser para a Ponte Romana, Castelo de Silves, a serra, a horta…

aquelesqueviajam_hortagrandehostel

Banheiro

Os quartos dos “Avós” e “Netos” possuem banheiro privado e os restantes, “Amigos” e “Pais”, compartilhado. Os banheiros estão equipados apenas com utensílios de higiene coletiva – papel higiênico e sabonete líquido para as mãos.

Estando num hostel, geralmente a toalha de banho possui um preço adicional na hospedagem, mas no Horta Grande ela é cortesia. Portanto, a única preocupação é com o kit de higiene pessoal!

Cozinha

aquelesqueviajam_algarve_hortagrande4O pessoal do campo não tinha o hábito de ficar na sala de estar, pois havia sempre coisas para fazer na horta ou então na cozinha. É por isso que esse cômodo na Horta Grande Hostel é super espaçoso e equipado com tudo o que é necessário para preparar refeições.

Se é daqueles que adora temperar com os aromas naturais das terras do Algarve é nesta cozinha que vai encontrar especiarias e legumes biológicos para preparar refeições com um sabor único.

Frutas

aquelesqueviajam_algarve_hortagrande5Refeições em família tem um pouco de tudo: conversas triviais e assuntos importantes, intimidade com estranhamento, risadas e discussões, macarronada com “você não sai daqui se não comer os legumes”, mas no caso da Horta Grande Hostel “ninguém sai daqui sem comer as frutas”! Da horta para a mesa há frutas da época à vontade. Delicie-se!

Terraço

aquelesqueviajam_algarve_loulecoretohostel8Se deseja respirar o ar fresco que vem da horta, o terraço é o melhor espaço. Ainda mais porque convida à contemplação de vários pontos históricos de Silves. O único inconveniente de estar aqui é na hora de partir. Enquanto ela não chega, esquecemos do tempo e nos concentramos apenas na vista panorâmica sobre a cidade e na atmosfera calma que vem da horta.

Preço

Frutas da época à vontade, vista panorâmica para Silves e uma noite em família no Horta Grande Hostel são perfeitamente possíveis a partir 15€.

Vai para Silves? Quer dormir num lugar? Faça a reserva no Horta Grande Hostel agora!

aquelesqueviajam_hospedagem

O Horta Grande Hostel é parceiro do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Ambos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Endereço: Horta Grande – Tapada – Silves, Algarve / Portugal

Contato: +351 934 759 577 | hortagrande@hotmail.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

10 Comentários

  • Resposta Eliana C. Pereira 12 de novembro de 2016 at 17:04

    Que legal!!! Deve ser uma experiência bem legal se hospedar em um hostel familiar… Adorei!!!

  • Resposta Viaje Comigo 12 de novembro de 2016 at 18:57

    Olá! Que sítio mais acolhedor e familiar! Não conheço muito bem Silves, mas não há melhor do que ficar assim num local que nos dá privacidade e ao mesmo tempo podemos estar como em casa. Ótima dica! Boas viagens!

  • Resposta Alexandra de Souza 12 de novembro de 2016 at 19:09

    Gente que hostel charmoso. Quero conhecer Algarve e tá anotado.

  • Resposta Eloah Cristina 12 de novembro de 2016 at 21:30

    Que experiência inusitada. Confesso que não sou muito de ficar em hostel, mas com tudo que você vivenciou, fiquei com vontade de conhecer viu.

  • Resposta Keul 13 de novembro de 2016 at 01:38

    Nossa, muito interessante. Uma paz e tranquilidade em um mundo tão agitado como nós vivemos né? Já fiquei com vontade de conhecer. Parabéns pelo post!

  • Resposta Josiane Bravo 13 de novembro de 2016 at 03:16

    Que bacana esse hostel, gostei da ideia de ter uma horta, bem diferente. Vou deixar anotadinha a dica aqui para quando conhecer Algarve 🙂

    Abraços

  • Resposta Gê Azevedo 13 de novembro de 2016 at 12:46

    Nossa, Naiara! Que diferente! Adorei a proposta! Nunca tinha visto nada parecido. E ainda com bônus de frutas frescas!! Muito legal, mesmo!

  • Resposta Diana Figueiredo 13 de novembro de 2016 at 17:05

    Acho que os hostels portugueses são os melhores! Eles de fato te deixam como se estivesse em casa…

  • Resposta Camila Lisbôa 13 de novembro de 2016 at 21:15

    Nossa, Nay, já deu pra perceber que a gente se sente em casa nesse hostel, né? Que lindinho e que simpático!

    Quando eu planejar a minha viagem pra Portugal, vou voltar e ler tudinho aqui! Tô adorando as indicações 🙂

  • Resposta Pedro R. 21 de novembro de 2016 at 21:39

    Nossa, gostei do conceito familiar do hostel. Com tantos hostels sem personalidade por aí este, com ambiente familiar, é uma ótima ideia.

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com