fbpx
Kit de Primeiros Socorros para o Caminho de Santiago
Caminho de Santiago de Compostela, Dicas, Espanha

Kit de primeiros socorros para o Caminho de Santiago

Para fazer um Bom Caminho com destino à Santiago de Compostela, além de preparo físico e bons equipamentos para a caminhada, há de ter um kit de primeiros socorros que possa prevenir situações de emergência e até mesmo, a interrupção ou o fim de uma peregrinação tão desejada.

O kit de primeiros socorros para o Caminho de Santiago deve ser leve, prático e ao mesmo tempo, pensado para dar uma resposta imediata para situações de emergência, como por exemplo, dor de cabeça ou dor muscular. Para ser leve e prático, deve colocar os itens que deseja levar em frascos individuais de pequena dimensão, pois quanto mais peso na mochila, mais difícil será de carregá-la nas costas. E quanto as situações de emergência, prepare um kit de primeiros socorros para solucionar as seguintes situações: lesões musculares e quedas, feridas, picadas de inseto, queimaduras e sangramentos.  

 

💬
Vai gostar de ler também:
11 dicas para cuidar dos pés no Caminho de Santiago
30 coisas que não deve fazer no Caminho de Santiago

 

Como preparar:

O kit pode ser preparado numa necessaire ou num estojo, com dimensão suficiente para incluir todos os itens necessários, e de material flexível para adaptar-se ao interior da mochila, a medida que vai esvaziando. Aconselho ainda, a transportar o kit de primeiros socorros num dos compartimentos de rápido e fácil acesso da mochila, mas protegido de calor ou frio. O topo da mochila ou um dos bolsos externos são boas alternativas!  

 

O que levar:

Agora, quanto a seleção dos itens que deve incluir no kit de primeiros socorros, bem… a escolha depende do preparo físico que possui para uma peregrinação de vários dias seguidos. Antes de iniciar a seleção dos itens, questione-se: tem alergia a picadas de inseto? Sempre que faz uma longa caminhada, costuma ter bolhas nos pés? A variação da alimentação pode te causar azia? Poucas horas de sono ou noites mal dormidas te dão dor de cabeça?… com base nessas e outras perguntas, pode preparar um kit de primeiros socorros adequado para o Caminho de Santiago de Compostela. Vamos a isso?  

 

Medicamentos

Anti-inflamatório oral: tenha algumas unidades de Ibuprofeno para tratar qualquer tipo de inflamação muscular mais grave. As propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas/antitérmicas deste medicamento serão um verdadeiro alívio!

Antipirético oral: para reduzir a febre ou aliviar dores leves, tenha sempre algumas unidades de Paracetamol ou Benuron!

Antialérgico oral: se vai fazer o Caminho de Santiago de Compostela na primavera e sofre de rinite alérgica, não há como deixar de levar um medicamento para o tratamento de alergias nasais ou oculares, sazonais ou crônicas.  

 

Para as lesões

Band aid: é um item obrigatório num kit de primeiros socorros para o Caminho de Santiago de Compostela, pois nunca se sabe quando as bolhas podem surgir. Leve band aid de diferentes tamanhos e não seja muito econômico na quantidade! Há várias marcas, mas a melhor, em termos de durabilidade, proteção e aderência a pele são os da marca Compeed®. O preço não é muito simpático, mas o resultado é excelente!

Vaselina: a vaselina hidrata a pele do pé e evita as bolhas e feridas. Também evita assaduras, como nas partes íntimas ou nos braços, onde a alça da mochila pode ficar friccionando! As marcas e os tipos de embalagens são mais que muitas, mas no Supermercado Continente há vaselina da marca branca em embalagem tamanho mini.

Emplastro térmico: perfeito para aliviar as dores musculares, como as dores nas costas ou nas pernas, o emplastro térmico atua como um medicamento anti-inflamatório. Disponível em formato de mini bolsa térmica ou de fita adesiva, o emplastro térmico deve ser fixado na região onde há dor, durante 8 a 12h,  conforme a indicação na embalagem.  

 

Para curar as feridas

Pomada anti-inflamatória: tenha sempre uma pomanda anti-inflamatória para o caso de ter de furar alguma bolha ou de outras feridas. Por exemplo, Voltaren® Emulgel com diclofenac que pode ser usado na fase de recuperação de inflamações e inchaços ou para amenizar dores musculares e reumáticas.

Antisséptico: um pequeno frasco de álcool, toalhinhas individuais ou ainda Betadine® em doses individuais pode ser muito útil!

Tesoura de unhas: a tesoura de unhas, em tamanho mini, além de ser útil para cortar qualquer item que seja necessário, poderá servir para fazer a higiene das unhas.

Pinça: as mulheres poderão utilizar para a manutenção da sobrancelha, mas na verdade é para o caso de ser necessário retirar farpas de madeira ou outros objetos estranhos da pele.

Esparadrapo: para garantir melhor fixação de um curativo, opta por esparadrapo de hipoalergénico e de tecido. Leve um rolo pequeno, de mais ou menos, 2 cm de largura x 1 m de comprimento.

Compressas esterilizadas e/ou algodão hidrófilo: uma embalagem com poucas unidades de gaze e bolas de algodão serão suficientes para eventuais necessidades. Agulha e linha: tenha agulha e linha para o caso de, inevitavelmente, ter de furar uma bolha.  

 

Para picadas de insetos e queimaduras solares

Anti-histamínico em gel: Fenistil®, além de ter uma embalagem de pequena dimensão, é suave e refrescante para passar na pele. Sem sombra de dúvidas, será o mais indicado para o alívio da coceira causada por picadas de inseto e também de queimaduras de 1º grau.  

 

Mais 5 dicas para preparar o Kit de Primeiros Socorros:

  1. Leve poucas unidades e, caso seja necessário, reforce a dose necessária numa farmácia pelo caminho.
  2. Tire todos os medicamentos das embalagens originais e corte-os para reduzir o tamanho. Lembre-se de identificá-los com uma cor, adesivo ou colocá-los dentro de pequenos saquinhos.
  3. Se tem algum item que não está utilizando, doe para quem precisa! A empatia e a generosidade fazem parte da essência do Caminho de Santiago de Compostela!
  4.  Leve o Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem para estar precavido caso, tenha de utilizar a assistência médica.
  5. Se nenhum dos itens do kit de primeiros socorros está solucionando as necessidades de saúde, vá até uma unidade hospitalar e consulte com um profissional.   

 

Gostou das dicas? Tem mais alguma para quem vai fazer o Caminho de Santiago de Compostela? Compartilha nos comentários!

 

Pensando na próxima viagem? Segue o @aquelesqueviajam no Instagram e no Facebook para viajar todos os dias e em realtime! 

Vai viajar? Organize a próxima viagem com as milhares de ideias e inspirações do @aquelesqueviajam no Pinterest!Faça pins e crie álbuns incríveis!

Lembre-se de reservar a hospedagem pelo Booking ou pelo Airbnb com 41€ de desconto na primeira reserva! Faça a reserva agora mesmo!  

 

Se chegou até aqui, deixa um comentário e compartilha esse artigo com quem mais gosta de viajar!

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com