aquelesqueviajam_algarve_montedacasteleja2
Algarve, Experiências, Hospedagem, Portugal

Monte da Casteleja: vinhos biológicos do Algarve

Quando se fala no Algarve, normalmente as primeiras coisas que vem em mente são as belíssimas praias (e que praias!) e as festas bem badaladas. Mas engana-se quem pensa que a região mais ensolarada de Portugal se resume apenas a isso. Há muito Algarve para explorar, sentir e acima de tudo provar. E quando se trata de vinhos, temos muito por onde escolher.

E nem é preciso ir muito longe, a apenas 3 km de Lagos, está o Monte da Casteleja, uma pitoresca propriedade rural que, desde 2011, utiliza a agricultura biológica para criar vinhos.

Aqui são utilizadas apenas as castas raras e nobres, inclusive as que estavam em vias de extinção na região, caso do “Bastardo”, e as técnicas ancestrais, como a colheita de uvas manual, a pisa em largar, maceração com engaço e o envelhecimento em tonéis.

aquelesqueviajam_algarve_montedacasteleja

Os vinhos biológicos do Monte da Casteleja apostam na qualidade e na preservação das castas regionais portuguesas. Daqui todos os anos sai uma pequena produção de vinhos tinto, branco e rosé com um sabor intenso e também com a mais-valia de serem saudáveis e ecologicamente responsáveis.

Mas o conceito de biológico não está somente na produção dos vinhos. Ele se estende às construções pelo monte, as soluções bioclimáticas apoiadas na orientação solar, nos sombreamentos criteriosos, nos materiais utilizados e em todas as alternativas que possam evitar o desperdício de energia.

Não há dúvidas, toda a vida no Monte da Casteleja é guiada por uma forte consciência ecológica. Isso se traduz no respeito da biodiversidade e na gestão sustentável de todos os recursos disponíveis.

A visita é realizada em quatro etapas: passeio pelas vinhas, sala de produção, adega e degustação de vinhos biológicos acompanhada de queijos, azeitonas, figos e outros petiscos.

aquelesqueviajam_enoturismoalgarve

O Monte da Casteleja integra várias atividades complementares, associando a produção de vinhos biológicos ao agroturismo e à horticultura. E não só – aqui também se encontra um refúgio perfeito para descansar e viver em contato absoluto com a natureza.

São três quartos duplos e uma suíte decorados com cores distintas, paredes de pedra, chão de tijoleira artesanal e os típicos tetos de canas que lhes atribuem naturalmente uma atmosfera rústica e confortável. Todos os quartos estão equipados com wi-fi gratuito, banheiro privado e varanda com vista para o vale, as vinhas e as montanhas.

aquelesqueviajam_montedacasteleja

Um alerta: não espere por uma televisão nos quartos. Espere apenas para um café da manhã bem delicioso e por bons momentos em contato com a natureza

Vai para Lagos? Quer dormir num lugar fora do reboliço algarvio? Faça a reserva no Monte da Casteleja agora!

aquelesqueviajam_montedacasteleja

A visita no Monte da Casteleja  foi oferecida pela Quimera Experience, parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Todos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Endereço: Monte da Casteleja – Lagos, Algarve / Portugal

Horário: Ter e Qua das 15:00h às 17:00h (Visita + prova de vinhos) | Ter e Qua das 15:00h às 17:00h (Prova de vinhos)

Preço: 15€ (Visita + prova de vinhos) | 12,50€ (Prova de vinhos)

Contato: +351 282 798 408 | info@montedacastelaja.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

14 Comentários

  • Resposta Eloah Cristina 3 de fevereiro de 2017 at 19:10

    Amei!!! Preciso vivenciar essa experiência também. 🙂

  • Resposta Mariana Bueno 3 de fevereiro de 2017 at 19:24

    Ahh os vinhos portugueses!!! <3 E muito legal essa parte da sustentabilidade, faz toda a diferença!

  • Resposta Ariana 3 de fevereiro de 2017 at 21:52

    Artigo top Naiara!! Fico à espera de mais artigos do gênero!! Obrigada por dares a conhecer o que Portugal tem de melhor

  • Resposta Itamar Japa 4 de fevereiro de 2017 at 01:11

    Que passeio maravilhoso Naiara! Confesso que vi tantas praias lindas nesta região (inclusive aqui no seu blog) que já fiquei apaixonado pelo Algarve. Agora com mais este passeio então. 🙂

  • Resposta Adriana Magalhães Alves de Melo 4 de fevereiro de 2017 at 13:48

    Que delícia. Vinhos portugueses, quem não quer/??

  • Resposta Flavia 4 de fevereiro de 2017 at 15:27

    Que lugar especial e os vinhos devem ser maravilhosos.

  • Resposta Josiane Bravo 5 de fevereiro de 2017 at 16:36

    Que delícia de passeio.Sou fã de vinhos, mesmo sem ser uma expert na questão rs. Com certeza, quando for conhecer Portugal, vou adorar visitar este lugar 🙂 Abraços

  • Resposta Alessandra Maróstica de Freitas 5 de fevereiro de 2017 at 18:00

    Morrendo de vontade de conhecer o Algarve! Nada melhor que um bom vinho português! Da próxima vez que for a Portugal, vou seguir sua ótima dica. Adorei o post!!!

  • Resposta KARILAYN AREIAS 5 de fevereiro de 2017 at 18:31

    Vinho português é tudo de bom! Dica anotada!

  • Resposta Simone Hara 6 de fevereiro de 2017 at 01:31

    Que delícia de passeio! Adorei a dica e já anotei pra quando finalmente for conhecer o Algarve!

  • Resposta Deisy Rodrigues 6 de fevereiro de 2017 at 20:39

    Amei a experiência, com certeza vai estar no meu roteiro na região.

  • Resposta Monte da Casteleja 6 de fevereiro de 2017 at 20:41

    São pessoas como a Naiara, que valorizam o nosso trabalho e o divulgam de maneira excelente, que nos inspiram e motivam para continuar. Ela foi uma visitante super interessada e entusiasta.
    O projecto dela é muito bom. Acompanhem que vale a pena!
    Obrigado Naiara.
    Desejamos-te o melhor na tua rota d’Aqueles que Viajam.
    Temos as portas abertas para todos aqueles que ficaram curiosos 🙂

    • Resposta Naiara Back 7 de fevereiro de 2017 at 02:06

      Obrigada <3 Foi um prazer conhecer os vinhos biológicos do Monte da Casteleja. E podem me esperar, viu! Daqui uns dias eu e a minha bicicleta aparecemos para beber mais uns copos e quem sabe ainda participar nas vindimas.

  • Resposta Quimera Experience 8 de fevereiro de 2017 at 23:05

    Obrigado, Naiara foi um prazer fazer parte deste projecto d´Aqueles que Viajam de bicicleta. A Quimera Experience vai estar sempre disposta em mostrar o Algarve mais genuíno. Até breve 🙂

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com