aquelesqueviajam_algarve_riaformosa6
Algarve, Europa, Experiências, Portugal, Visitar

Parque Natural da Ria Formosa: um santuário de vida selvagem

O Parque da Ria Formosa, eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal é um sistema natural na costa algarvia. Com 60 km de comprimento, entre a praia do Ancão e Cacela Velha, o parque tem uma das mais ricas e interessantes geologias, floras e faunas da Europa. Sem sombra de dúvida, estamos diante de um verdadeiro santuário de vida selvagem!

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa5O parque da Ria Formosa compõe um cenário único: áreas agrícolas e matas, sapais, a brancura das salinas, lagoas de água doce, dunas, ilhas… Sem contar nas várias espécies de plantas, aves, peixes, moluscos, répteis, aracnídeos e mamíferos que habitam este sistema.

Apesar de haver atividade humana no Parque da Ria Formosa, a mesma não altera o equilíbrio do ecossistema, uma vez que tudo é feito de acordo com os métodos tradicionais. O objetivo do parque é preservar e desenvolver os recursos naturais. Isto contribui para a preservação dos habitats naturais da vida selvagem.

Quem vem para o Algarve atrás de sol, mar e contato com a natureza, encontrará nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos. De oeste para leste, estão as Ilhas de Faro, da Barreta, do Farol, da Culatra, da Armona e de Tavira, com extensos areais pouco frequentados.

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa8Ilha da Barreta

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa2Uma caminhada entre o ecossistema de dunas e voilá: uma praia deserta de areia fininha e um mar imenso para mergulhar. Aqui a natureza está em estado puro e extremamente bem conservada.

Ilha do Farol

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa3O grande farol, construído em 1.851 deu nome à esta ilha que é um verdadeiro paraíso, em plena Ria Formosa. Banhada por um mar calmo e cristalino, apesar de ser pequena essa é uma das praias com maior estrutura: tem até guarda-sol e cadeiras para alugar!

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa9Ilha de Culatra

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa4Com quase 1.000 habitantes, sendo a maioria pescadores, a Ilha de Culatra tem como atração principal a paisagem natural e a abundante vida selvagem. A atividade mais óbvia na ilha é a praia, quer seja para mergulhar numa água azul cristalina como caminhar pelos 9 km de extensão de areia, quase deserto.

Ilha de Armona

aquelesqueviajam_algarveA ilha de Armona é formada por praias voltadas para a Ria Formosa e para o mar. Há uma parte da ilha habitada com casinhas típicas particulares e de aluguel, restaurantes, bares e outra mais selvagem onde é possível encontrar camaleões e outros exemplares da fauna local.

aquelesqueviajam_algarve_riaformosa7

aquelesqueviajam_coraçao

A Islands 4 You é parceira do projeto “Aqueles que viajam de bicicleta: o Algarve além das praias”. Ambos temos como missão inspirar a viajar de bicicleta e mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Onde: Rua Comandante Francisco Manuel – Faro, Algarve / Portugal

Quando: todos os dias das: 09:00h às 19:30h

Tempo: 4 horas

Preço: 30€

Contato: +351 914 966 608 | info@islands4you.pt

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com