Aquelas que viajam para a praia Ribeira do Cavalo 1
Atrações Imperdíveis, Europa, Portugal, Sesimbra

Aquelas que viajam para a praia Ribeira do Cavalo

Localizada na base de um vale montanhoso de Sesimbra, a Ribeira do Cavalo é um dos segredos escondidos pela costa sesimbrense. É, sem dúvida, o lugar onde estive mais póximo da Tailândia. O nome Ribeira do Cavalo vem do enorme rochedo que se assemelha à cabeça de um cavalo. Confesso que olhei concentradamente várias das rochas por lá, mas em nenhuma delas consegui encontrar explicação para esse nome, muito menos para tanta beleza que passa à vontade por praia tailandesa. 

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo9Então, como tudo o que é segredo é difícil de se descobrir, para chegar à Ribeira do Cavalo é inevitável percorrer uma trilha pelo meio do mato. Partes dos trechos exigem alguma capacidade de deslocação e orientação. Mas não se preocupem… esse post não pretende guardar segredo algum. A nossa missão é inspirar a viajar para a Ribeira do Cavalo!

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo5Estando em Sesimbra, deve seguir na direção do Clube Naval que fica junto ao pontão. Do lado direito, encontrará um caminho de terra batida, é por aí que deve subir até encontrar á esquerda uns cortes interrompido por umas pedras gigantes, extraídas da pedreira e que indicam o início da trilha. Neste trecho, estacione o carro e dê inicio a caminhada mato a dentro. 

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo_mapa

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo15

A trilha é curta, cerca de 20 a 30 minutos. O problema dela é a pouca sinalização e as etapas desafiadoras. Se por algum instante, tiver a sensação de que está perdido… lembre-se que à sua esquerda deve estar sempre o mar e à direita, bem no alto, há uma grande pedreira que pode servir de orientação. Ah! E tem ainda as marcações que algumas pessoas de bom coração tiveram a amabilidade de assinalar com uma cruz pintada de verde e roxo. 

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo14Em algumas partes, terá de rastejar e descer de bunda e também desviar-se de arbustos e raízes de árvores gigantes. Apesar das dificuldades para descobrir este segredo precioso da costa de Sesimbra, aproveite a aventura, misture-se à natureza e sinta-se parte deste cenário deslumbrante digno de um cartão postal em tons de verdes e azuis tão cheios de vida. 

Aquelas que viajam para a praia Ribeira do Cavalo 2Alertamos que, o tempo de percurso da trilha até a praia Ribeira do Cavalo pode estender-se conforme fica paralisado diante das paisagens que vai avistando a cada quilometro que avança. Foram tantas as surpresas que era inevitável uns minutos de pausa para suspirar e registrar através de fotos, vídeos e Snapchat imagens que nunca sairão da memória. Uma foto na Ribeira do Cavalo é merecedora de uma hashtage #oparaisoexiste.

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo3Esqueça o esforço e o eventual cançaso! Vale a pena esfaltar-se numa trilha mato a dentro para descobrir este segredo. Uma vez na praia Ribeira do Cavalo, nada mais importa. Tudo é literalmente motivo para se sentir numa praia tailandesa: a vegetação envolvente e as rochas, água cristalina, o silêncio de uma praia deserta… Observe que não é necessário muitos elementos para se ter um cenário deslumbrante.

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo13

aquelesqueviajam_sesimbra_ribeiradocavalo11O acesso difícil à praia Ribeira do Cavalo é o que tem permitido que este segredo permaneça escondido pela costa portuguesa. Lembre-se que por lá não há bares de praia, vendedores ambulantes, espreguiçadeiras e muito menos lixeiras ou salva-vidas. Estará por sua conta, é bom que leve água, comida, e tudo o que é necessário para passar um dia incrível no paraíso. No regresso deixe tudo como encontrou: limpo! Esse é o segredo da preservação de praias desertas e tão belas como a Ribeira do Cavalo.

aquelesqueviajam_coracao

A viagem para a praia Ribeira do Cavalo faz parte da blog trip #LulieNaynaPraia. Um projeto de viagem dos blogs Aqueles que Viajam e Trend Tips que busca descobrir e conhecer as praias mais incríveis da costa portuguesa.

Se esse projeto inspirou você, tanto quanto nos inspira: entre em contato com a gente

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

4 Comentários

  • Resposta Naná Coutinho 10 de março de 2017 at 16:50

    Que lugar sensacional! Babei nas fotos! Ainda não tinha lido sobre esse lugar e vou incluir AGORA no roteiro! Muito obrigadaaa!

    • Resposta Naiara Back 1 de dezembro de 2018 at 11:34

      É, simplesmente, a minha praia preferida em Portugal <3

  • Resposta mariana ietto salem 15 de agosto de 2018 at 17:25

    Adorei o blog! Estive em Portugal esse ano e adorei….
    Queria saber onde é o lugar dessa primeira foto.
    Obrigada.

    • Resposta Naiara Back 1 de dezembro de 2018 at 11:34

      Essa praia fica em Sesimbra, no Sul do país! Está apenas 1h de Lisboa, mais ou menos 😉

    Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com