aquelesqueviajam douro quintadovallado3 1080x720 - Quinta do Vallado: história, vinho e tradição
Douro, Europa, Experiências, Portugal

Quinta do Vallado: história, vinho e tradição

Impossível estar no Douro e não passar pelo menos uma parte do dia na Quinta do Vallado, uma das mais antigas e conhecidas quintas da região. Fundada em 1.716, sua origem antecede à demarcação do Douro por Marquês do Pombal como região produtora de vinho. Só por isso já é possível imaginar a tradição histórica que essa quinta carrega, não é?

Melhor do que provar é aprender como se faz 🍷🍇💜 #aquelesqueviajam #portugal #douro #quintadovallado #vindimas #wine

Uma foto publicada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

A quinta foi adquirida pelo tio de Dona Antónia Adelaide Ferreirinha, conhecida também por “A Ferreirinha”, uma das grandes personalidades da história do Douro e do Vinho do Porto. Dona Antónia tinha uma capacidade empresarial admirável: lutou contra a falta de apoio do governo, investiu em novas plantações em zonas fora da região demarcada do Douro  e que eram pouco exploradas e viajou para a Inglaterra a procura de meios modernos e eficazes para combater doenças nas vinhas.

aquelesqueviajam-douro-quintadovallado9Foi também responsável pela construção do Hospital da Régua e por outras importantes obras de caráter social na região. Do Douro para o mundo, Dona Antónia ficou para a história como uma das maiores empresárias portuguesas. Quando crescer, quero ser como ela!

A Quinta do Vallado ainda se encontra na posse dos descendentes de Dona Antónia. Ao longo dos anos, a quinta reestruturou a plantação das vinhas e modernizou a produção e o armazenamento. Tudo isso em prol da qualidade dos vinhos. Não é à toa a presença frequente na lista dos melhores vinhos do mundo, elaborados por revistas como a “Wine Spectator”, que atribuiu em 2013 ao vinho do Porto “Adelaide Tributa” de 1.866, 99 pontos.

A visita na Quinta do Vallado é aquele típico filme que todos já sabem o final: prova de vinhos. Porém, aqui há sempre a possibilidade de provar vinhos que foram recentemente premiados. No mais, a surpresa fica por conta dos cenários que são compostos por 100 hectares de vinha, máquinas e o precioso trabalho humano. 

aquelesqueviajam-douro-quintadovallado6De uma caminhada pelas vinhas onde é possível vindimar e até a comer uvas do pé – indispensável, e também aprender sobre as castas de vinho tinto e branco que ali são plantadas, até as salas de produção e cave que é onde se descobre o que é que acontece com a uva depois que ela é colhida.

Acesso aos bastidores, explicações minuciosas e voilà: a cena final. A prova de vinhos é num lugar bem iluminado e de arquitetura simples, onde o foco principal é saborear e descrever sobre o aroma, sabor, textura… que foi possível identificar em cada um dos vinhos apresentados.

aquelesqueviajam-douro-quintadovallado4

História, vinho e tradição desempenham um papel essencial na Quinta do Vallado. Tudo lá propícia não só para a prova de vinhos, mas também a explorar e conhecer tudo o que faz dessa quinta uma referência no enoturismo.

Salve este pin ❤

Quinta do Vallado

aquelesqueviajam-assinaturaenoturismo

A visita na Quinta do Vallado é uma parceria realizada através da blogtrip “Douro de carro”. A nossa missão é inspirá-lo a ter uma experiência incrível de enoturismo na região.

Endereço: Vilarinho dos Freires – Peso da Régua/ Portugal

Contato: + 351 254 318 081 | geral@quintadovallado.com

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

10 Comentários

  • Resposta RAfael 26 de novembro de 2016 at 10:31

    Sou um luso brasileiro morando em SP atualmente, sempre gosto de ler esses relatos sobre Portugal, bonito demais e da uma enorme saudade, parabens pelo texto!

  • Resposta Fábio Junior Alves 26 de novembro de 2016 at 10:57

    Adorei o post e as dicas sobre Quinta do Vallado, depois de ler sua matéria este se tornou um dos lugares que quero muito conhecer, valeu!

  • Resposta Lidiane Albuquerque 26 de novembro de 2016 at 11:15

    Adorei a dica! Adoro essas experiências enoturísticas! Anotado 😉

  • Resposta Anderson Kaiser 26 de novembro de 2016 at 11:54

    Gosto muito de vinho e sempre gostei de passeios por vinícolas. Adorei o lugar. Muio interessante.

  • Resposta Itamar Japa 26 de novembro de 2016 at 13:21

    Demais! Adoro posts repletos de história! Tenho certeza que visitar este lugar é um passeio incrível!

  • Resposta Juliana (www.turistando.in) 26 de novembro de 2016 at 23:55

    Ótimo post, Naiara!
    Adoro os vinhos do Douro!
    Mas você não deveria ter inserido a foto da “pisa da uva” com aquele senhor de pernas peludas!
    hahahahahaha

  • Resposta Filipe Morato Gomes 27 de novembro de 2016 at 09:58

    Antes de mais, dizer que sou apaixonado pelo Douro. A época das vindimas é mágica e há muitas quintas excelentes na região. Como você verificou, a Quinta do Vallado é um espaço muito agradável, melhor ainda se puder ficar lá alojado e acordar no meio das vinhas. A esse propósito, se me permite, recomendo a leitura deste texto sobre a Quinta do Vallado na Hotelandia. Abraço e parabéns pelo post.

  • Resposta Pedro R. 27 de novembro de 2016 at 14:34

    Muito interessante esse lugar, Naiara. Adorei conhecer a história de Dona Antónia Ferreirinha, com certeza uma mulher forte e inspiradora.

  • Resposta Francisco Agostinho 27 de novembro de 2016 at 20:25

    Não sei se já tem, mas a D. “Ferreirinha” merecia uma estátua naquela que para nós é das regiões mais bonitas do…mundo !

  • Resposta Luiz Jr. Fernandes 27 de novembro de 2016 at 20:30

    AHhh Portugal, como é pouco divulgada aqui em meu país. Quero muito conhecer seu país e acredito que uma das atividades que estão no topo da minha lista é conhecer a região do Douro e suas vinícolas. Parabéns pelo post, está delicioso!

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Spam prevention powered by Akismet

    Adaptado por aquelesqueviajam.com