santa-maria-rio-grande-do-sul
América do Sul, Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Maria

18 motivos para amar Santa Maria

Localizada no coração do estado do Rio Grande do Sul, Santa Maria é proprietária de três títulos: cidade cultura, cidade universitária e cidade do melhor xis do mundo. Mas estes são apenas três dos vários motivos para amá-la. Há sempre outros que podem formar uma lista incontável. Vamos descobrir?

santa-maria-vila-belga1 – O melhor xis do mundo é de Santa Maria!

2 – Os ousados e saborosos hambúrgueres carnívoros, vegetarianos e veganos do Eleven Burgers. Irresistível!

3 – A tradicional Feira do Livro.

4 – O campus da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria e toda a sua atmosfera acadêmica.

Deixa a bike me levar, bike leva eu 🎵🚲💜#aquelesqueviajam #aquelesqueviajamdebicicleta #voudebike #ufsm #santamaria #bikelovers

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

5 – As festas do DCE – Diretório Central dos Estudantes com o melhor do rock and roll e entrada gratuita para estudantes universitários.

6 – Os incontáveis bares da cidade com opções para “quase” todos os gostos musicais.

7 – O Calçadão Salvador Isaia, o principal centro comercial da cidade onde há sempre os senhores aposentados e todo o movimento urbano.

8 – Os churros de mumu vendidos no calçadão.

9 – A centenária Catedral Diocesana com sua rica decoração barroca e neoclássica cheia de pinturas do italiano Aldo Locatelli. Construída em 1.837 por imigrantes portugueses, foi uma importante construção para a criação da cidade.

10 – Considerada um dos principais pontos religiosos da cidade, a Basílica Medianeira é a única basílica no mundo dedicada a Medianeira de todas as Graças.

11 – A Vila Belga, um conjunto de residências para os funcionários que trabalharam na ferrovia Auxiliaire em 1.905 e o Brique da Vila Belga que acontece sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês com feirinha e shows.

A vida tão simples é tão boa 💜 #santamaria #vilabelga #aquelesqueviajam #riograndedosul #brasil #suldobrasil

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

12 – O Theatro Treze de Maio, inaugurado em 1.890 e palco de espetáculos como “Cenas de um Casamento”, estrelado por Tony Ramos e Regina Braga.

13 – Os espetáculos do TUI – Teatro Universitário Independente que desde 1961 atua em todo o estado com peças infantis e adultas e intervenções circenses.

14 – As Festa do Santo Antão que reúne fiéis e pessoas da comunidade para homenagear o santo, considerado apóstolo da solidariedade e da caridade.

15 – A música “Santa Maria”, de Beto Pires, considerada um símbolo da cidade.

16 – O Centro Histórico Coronel Pillar e seu acervo riquíssimo que vai de armaria a mobiliário, bibliografia militar e sul-rio-grandense e documentos arquivísticos do 1° Regimento de Polícia Montada.

17 – A barragem do DNOS onde a ASENA – Associação Santamariense de Esportes Náuticos criou vários projetos para a pratica esportes náuticos como o stand up paddle e canoagem.

Uma prancha, um remo e a natureza 😍 pra que mais? 💙 #standuppadle #sup #asena #aquelesqueviajam #gopro #travel

Uma publicação compartilhada por Aqueles que Viajam (@aquelesqueviajam) em

18 – A natureza envolvente e a vista do Morro do Cechella para Santa Maria.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

1 Comentário

  • Resposta Luciano 10 de abril de 2019 at 19:14

    Ah, minha cidade natal. O tempo passa muito rápido, 30 anos distante, mas o gosto do X ainda sinto e as lembranças dos bares me fazem sentir muita saudade.
    Parabéns pelo artigo.

  • Sou curiosa! Deixe um comentário:

    Adaptado por aquelesqueviajam.com