semana-santa-de-braga
Braga, Atrações Imperdíveis, Portugal, Zadar

Semana Santa Braga: a maior e mais imponente de Portugal

A Semana Santa de Braga é a maior e a mais imponente de Portugal. Durante este período, a cidade transforma-se completamente para reviver a Paixão e a Morte de Jesus: os tons de roxo atribuem uma atmosfera dramática pelo Centro Histórico, os altares das igrejas encontram-se decorados com cenas da Paixão e a Morte de Jesus, os farricocos marcam presença em casas e estabelecimentos comerciais e os oito Calvários espalhados pela cidade abrem-se decorados com arbustos e flores.

Cheia de significados e tradições que representam toda a religiosidade dos bracarenses, a Semana Santa de Braga é a maior atração turística da cidade. De março a abril há exposições, concertos, procissões, entre outras atrações ligadas a ocasião, sendo algumas únicas no mundo!

Trasladação da imagem do Senhor dos Passos e Via Sacra

É na noite antes de Domingo de Ramos que acontece a primeira vigília de caráter penitencial da Semana Santa de Braga. A procissão, ao canto de “Miserere” leva a imagem do Senhor dos Passos da Igreja de Santa Cruz até a Igreja do Seminário.

Ainda na mesma noite, acontece a Via Sacra que percorre os oitos calvários, em que estão representados os passos de Cristo no seu caminho para o Calvário.

Quando: sab das 21:00h às 23:00h
Onde: Igreja de Santa Cruz
Trajeto da procissão: Igreja de Santa Cruz – Igreja do Seminário – Rua do Anjo – Largo de Santiago e Largo de São Paulo.
Trajeto dos calvários: Largo de São Paulo – Largo de Santiago – Rua de S. Paulo – Rua D. Paio Mendes – Casa do Igo, Campo das Carvalheiras – Arco da Porta Nova – Largo do Paço – Casa dos Coimbras

Benção e Missa de Domingo dos Ramos

O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado num jumento – símbolo da humildade. Jesus é recebido como “Aquele que vem em nome do Senhor” com aplausos e ramos de árvores, que significam a vitória.

Quando: dom das 11:00h às 13:00h
Onde: Sé Catedral

Procissão dos Passos

A imponente Procissão dos Passos representa o que foi lido no evangelho da Paixão na Missa de Domingo de Ramos. Através de representações dramáticas do julgamento, condenação e morte de Jesus, a procissão revive o que Jesus sofreu pelo povo, inspirando que sigamos os seus passos de misericórdia.

As encenações são realizas por soldados, algozes e inimigos, mas também Cireneus amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres, com destaque para Jesus, o “Senhor dos Passos”, levando a cruz nas costas.

Quando: dom das 17:00h às 19:00h
Onde: Rua Dom Paio Mendes
Trajeto: Igreja do Seminário – Largo de Paulo Osório – Rua do Alcaide, Campo de Santiago – Rua do Anjo – Largo Carlos Amarante (contornando-o) – Largo de S. João do Souto – Ruas D. Afonso Henriques, D. Gonçalo Pereira, D. Paio Mendes – Av. S. Miguel-o-Anjo – Arco da Porta Nova – Rua D. Diogo de Sousa – Largo do Paço – Rua do Souto – Largo do Barão de S. Martinho – Rua de S. Marcos – Igreja de Santa Cruz

Procissão da Nossa Senhora da Burrinha: Vós sereis o meu povo

Considerada uma das procissões mais tradicionais da Semana Santa de Braga, Vós sereis o meu povo, mais conhecida como a Procissão Nossa Senhora da Burrinha representa através de 21 passagens bíblicas a história do povo de Deus do antigo ao novo testamento.

O carinhoso apelido “Procissão da Nossa Senhora da Burrinha” foi atribuído pela impactante representação da fuga de José e Maria com o Menino Jesus montada numa burrinha.

Quando: qua das 21:30h às 23:00h
Onde: Rua de São Domingos, 4
Trajeto: Igreja de S. Victor – Largo da Senhora-a-Branca – Avenida Central (lado norte) – Largo de S.Francisco – Rua dos Capelistas – Jardim de Santa Bárbara – Rua do Souto – Largo do Barão de S.Martinho – Avenida Central (lado sul) – Largo da Senhora-a-Branca – Igreja de S. Victor

Missa de Lava-Pés

Na noite da última ceia, Jesus lavou os pés dos seus apóstolos num grande gesto de amor e humildando. Esta representação acontece todos os anos, na Missa de Lava-Pés, na quinta-feira Santa, onde um Arcebispo lava os pés de 12 pessoas que representam os apóstolos de Jesus.

Quando: qui das 16:00h às 17:00h
Onde: Sé Catedral

Procissão do Senhor “Ecce Homo”

A Procissão do Senhor “Ecce Homo” representa o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. Um dos personagens mais marcantes desta procissão são os Farricosos, que vestem-se de preto em sinal de penitência. Nas mãos carregam matracas ou fogaréus e andam descalços pelas ruas da cidade, criando um ambiente sombrio e arrepiante à sua passagem.

Quando: qui das 22:00h às 23:00h
Onde: Rua Dom Diogo de Sousa
Trajeto: Igreja da Misericórdia – Rua D. Diogo de Sousa – Arco da Porta Nova – Av. S. Miguel-o-Anjo – Rua D. Paio Mendes – Rua D. Gonçalo Pereira – Largo de S. Paulo – Largo de Paulo Osório – Rua do Alcaide – Campo de Santiago – Rua do Anjo – Rua de S. Marcos – Largo Barão de S. Martinho – Rua do Souto – Largo do Paço – Igreja da Misericórdia

Procissão do Enterro do Senhor

Triste e comovente, a Procissão do Enterro do Senhor representa a morte e o enterro de Jesus Cristo. O percurso é feito por várias irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé e autoridades que em passos lentos, andam com a cabeça baixa ou então coberta por um véu.
Em sinal de luto, os Farricocos deixam de fazer barulho com suas matracas e as bandeiras e estandartes são cobertas com um pano preto e arrastadas pelo chão.

Quando: sex das 22:00h às 23:00h
Onde: Sé Catedral
Trajeto: Igreja da Misericórdia – Rua D. Diogo de Sousa – Arco da Porta Nova – Av. S. Miguel-o-Anjo – Rua D. Paio Mendes – Rua D. Gonçalo Pereira – Largo de S. Paulo – Largo de Paulo Osório – Rua do Alcaide – Campo de Santiago – Rua do Anjo – Rua de S. Marcos – Largo Barão de S. Martinho – Rua do Souto – Largo do Paço – Igreja da Misericórdia

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com