fbpx
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Porto, Europa, Portugal

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões: uma porta de entrada no Porto

Ainda que visto de longe, é impossível passar por Matosinhos e não notar a significativa presença do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, um prédio contemporâneo que é um ícone incontornável na paisagem arquitetônica da marginal de Matosinhos e uma porta de entrada no Porto.

💬
Vai gostar de ler também:
Taste Porto – apaixone-se pela gastronomia local
Passear e azulejar – história, tradição e workshop

 

Gostou dessa foto? Siga o Aqueles que viajam no Instagram 📸

O Terminal de Cruzeiros, construído em 2015 e assinado pelo arquiteto português Luís Pedro Silva é uma importante obra feita, através de um significativo investimento realizado por parte da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, para receber navios de maior dimensão e ser um grande impulsionador do crescimento do número de navios de cruzeiros e de passageiros em Leixões, posicionando a cidade do Porto como uma referência de porto de cruzeiros.

Mas, engana-se quem pensa que o Terminal de Cruzeiros foi construído apenas para ver navios. Para além de receber milhares de passageiros, vindos de todos os cantos do mundo, que chegam ao Porto para explorar a cidade, o terminal é palco de diversas exposições, espetáculos e eventos empresariais e ponto turístico, essencialmente para quem gosta de monumentos contemporâneos e de estar mais próximo do mar.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

A arquitetura do prédio, toda relacionada com o mar, surge da síntese de vários movimentos e fluxos, de um braço que vem ao navio, outro que vai à curva do molhe sul do porto, outro que leva à cidade e depois outro que cai dentro do prédio. Se visto de longe, o Terminal de Cruzeiros desperta curiosidade pela semelhança a um rolo de papel a desenrolar-se, visto de perto é ainda mais incrível!

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

De frente para o prédio nos impressionamos com a luz refletida pelos azulejos hexagonais brancos, ao longo de todo o Terminal de Cruzeiros. São mais de um milhão de azulejos, produzidos pela Vista Alegre e sim! São todos brancos! A sua colocação desigual faz com que não haja dois azulejos seguidos na mesma posição, o que provoca um jogo de luz bastante interessante e, que acaba por refletir em várias tonalidades.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Se o exterior do Terminal de Cruzeiros impressiona, o interior não desaponta! Na luminosa recepção, a partir da qual o prédio se ergue em espiral, é possível ver os três pisos superiores. O primeiro, para onde se sobe por uma rampa curva, nos leva até às funções de logística a passageiros, onde acontece o embarque e desembarque. O segundo está reservado ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), onde mais de 250 alunos realizam investigações ligadas ao mar. No terceiro e último piso, a vidraça do chão até ao teto deixa-nos de frente para o mar. A paisagem é sedutora, mas é, na verdade, apenas uma amostra do que se encontra no anfiteatro ao ar livre, quando a visita é concluída numa vista 360 graus para a imensidão do mar. Wow! Que vista!

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Por todo o prédio há curiosos detalhes que não devem passar despercebidos. A exemplo, a boca-de-incêndio vermelha em forma de peixe, a luminária em formato de peixe no piso de onde acontece o embarque e desembarque, as saídas do ar condicionado em forma de guelras e, a saída para o exterior, que nos faz lembrar a boca de uma baleia… enfim… aposto que muitos detalhes ainda estão por descobrir!

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em prêmios:

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

É fato! O Terminal de Cruzeiros impressiona, quer seja pela sua arquitetura contemporânea como pela sua importância como porta de entrada e saída na região norte do país. Arrisco dizer que o investimento realizado não foi por nada, pois o terminal mudou por completo a paisagem costeira de Matosinhos e do Porto e o modo como milhares de pessoas chegam até a cidade.

Não é por acaso que o prédio coleciona uma mão cheia de prêmios. Só no seu ano de inauguração foi eleito o Melhor Projeto, Melhor Empreendimento Imobiliário e Melhor Porto do Ano. Em 2016 foi eleito o Melhor Edifício Comercial pela AZAwards e Melhor Edifício do Ano pela Arch Daily em 2017.

Portanto, se tem curiosidade ou se o objetivo é visitar um dos prédios do Porto mais premiados desde a sua inauguração, tem aqui uma ótima desculpa para fugir das ruas históricas do Porto e ir até Matosinhos.

 

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em números:

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

– O investimento, realizado por parte da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viaja do Castelo para a construção do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi de 50 milhões de euros.

– O cais do terminal tem 340m de comprimento e 18m de largura, sendo capaz de receber navios de até 320m de comprimento e com uma profundidade de -10m.

– O terminal tem capacidade para receber até 2.500 passageiros em embarque e desembarque. É muita gente!

– Em 2018, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões bateu o recorde no número de passageiros. O ano fechou com 201 escalas regitradas e mais de 117 mil passageiros. Foi um aumento de 1% em navios e de 23% de passageiros, face ao ano anterior.

– Há um Cais Fluviomarítimo para acostagem de embarcações que proporciona itinerários turísticos no Rio Douro. Já pensou em sair de um cruzeiro diretamente para um barquinho privado para curtir um passeio pelo Douro? Adoro!

 

📌 Informações para incluir no roteiro:

Onde: Avenida da Liberdade – Leça da Palmeira / Porto
Quando: dom às 10:15h   |   11:15  |  12:15h
Duração: 1h
Quanto:  5,00€
Idiomas: Português e inglês
Contato: (+351) 229 990 700 | marketing@apdl.pt

 

Gostou desse artigo? Salve este pin ❤
Siga o Aqueles que viajam no Pinterest  😉

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

 

A visita no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi feita a convite da agência Media Tailors, mas as opinião são todas verdadeiras e pessoais.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com