fbpx
São João Porto
Europa, Experiências, Porto, Portugal

Os encantos do São João do Porto: 5 curiosidades para descobrir

A festa de São João, antes de ser incorporado pela igreja às suas tradições, era uma festa pagã em adoração ao Deus do Sol. Realizada no início do verão na Europa, a festa tinha como objetivo celebrar o período das colheitas, da fartura e da fertilidade.

Estima-se que, as primeiras festas de São João do Porto tenham iniciado por volta do século XIV. De lá para cá, o São João do Porto ganhou fama internacional, entrou para o calendário de festas Portuguesas como um dos maiores eventos e transformou, desde 1911, o dia 24 de junho em feriado na cidade.

Quer seja um tripeiro, um alfacinha perdido pelo Porto ou um turista… há encantos do São João do Porto que, se descobrir, não vai se arrepender! Enquanto as sardinhas assam na grelha, com o martelinho de borracha na mão, ao som do bailarico que toma conta de todos os cantos da cidade, vamos partir à descoberta com a Rita, do blog O Porto Encanta?

 

Vai gostar de ler também:
Os encantos de Matosinhos

Passear e azulejas no Porto

 

5 Encantos do São João do Porto

1 – Câmara Municipal do Porto

É fato e não á volta a dar: a festa de São João representa parte da identidade dos portuenses, a ponto de estar presente, numa tapeçaria, na Sala de Sessões dos Vereadores da Câmara Municipal do Porto, ao lado de outros quadros que ilustram a história da cidade e do Vinho do Porto. Chique, não?

 

2 – Cascatas de São João

As Cascatas Sãojoaninas são um verdadeiro encanto e estão enraizadas na cultura, desde os tempos de celebração do solstício de Verão. Elas estão por todos os lados: casas, lojas, mercados e até mesmo na rua!

A semelhança de um presépio, uma Cascata de São João, representa, através de suas cores e estátuas engraçadas, a vida de uma aldeia após a colheita e a gratidão pela abundância da vida. No entanto, uma autêntica Cascata de São João deve ter uma fonte e alguns personagens clássicos como o padre, a procissão, as danças, os ofícios (vendedores de ovos, chouriço, sardinha, etc), a leiteira (que está sendo presa por adulterar o leite) a mijona, o cagão e claro: o São João!

 

3 – Ribeira

Todos os caminhos vão dar a Ribeira, palco de dois momentos muito importantes nas comemorações de São João, no Porto. O primeiro, à meia-noite, é o tradicional show de fogos-de-artifício com música sincronizada. É do alto da Ponte Luiz I e de várias plataformas colocadas no rio Douro que, são lançados 150 mil disparos, durante 20 minutos. A paisagem noturna que se forma é mágica e um verdadeiro encanto!

No dia seguinte, às 16:00h, acontece a famosa regata de Barcos Rabelos, organizada pela Confraria do Vinho do Porto. Na ocasião, o rio Douro reúne 18 embarcações alusivas as Caves de Vinho do Porto que competem, numa corrida que inicia no Cabedelo e termina na Ponte Luiz I.

 

4 – Rua da Pena Ventosa

Há lugares no Porto que nos levam para outros tempos. Um deles é a rua de Pena Ventosa que, no mês de Junho fica ainda mais genuína e colorida. Suas ruelas, casas tradicionais e paredes medievais são decoradas com os tradicionais enfeites de São João. São bandeirinhas, balões, manjericos, música pimba e, dependendo da hora, o cheiro de sardinha assada.

Quer seja da Sé até a Ribeira ou vice-versa… zanzar pela rua Pena Ventosa e interagir com os locais é viver o São João genuíno do Porto ! Com sorte, além de receber marteladas na cabeça, recebe o convite para regressar e participar de uma festa “privada” que é, na verdade uma festa de todos para todos!

 

5 – Fontaínhas

No Porto, há vários bairros que realizam as tradicionais festas de São João. As Fontaínhas é um deles. Aqui, vai encontrar um ponto da cidade, com uma das melhores vistas para o show de fogos da Ponte Luiz I e ainda a imponente estátua de São João Batista para a qual, segundo as tradições, deve “obrigatoriamente”, dar uma moedinha. A imagem do santo se faz presente em sinal de proteção!

Ao som de música pimba e marteladas, aproveite as Fontaínhas para viver e sentir os encantos do São João do Porto. Teste a sorte num dos jogos populares, coma uma sardinha recém retirada da grelha e, de sobremesa, uma ou várias farturas 😉

 

Tour “Os Encantos do São João do Porto”

  • Com quem: Rita Branco
  • Quando: Junho
  • Como: reservas através do email contato@oportoencanta.com ou +351 964 062 130

 

O tour “Os Encantos do São João do Porto” foi realizado a convite da Rita Branco – guia e autora do blog O Porto Encanta. Todas as opiniões são verdadeiras e reflexo de uma experiência real.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com