fbpx
Vale de Moses
Experiências, Portugal, Serra da Estrela

Vale de Moses

Vale de Moses é o fim de uma viagem sabática e o começo de uma nova vida, menos acelerada, de Andrew e sua família. Durante um ano, viajaram pela Europa de motor home, a procura de novas experiências e um lugar que fosse sinônimo de paz e bem-estar.

Motivados pelo objetivo de fugir da agitada Londres, numa feliz coincidência, foram parar no interior do centro de Portugal, onde encontraram uma fazenda em ruínas com o mesmo nome do cão: Moses. Ali decidiram ficar e construir o Vale de Moses – um dos melhores retiros de yoga do mundo.

Vale de Moses

Leita também:
Aqueles que viajam para as Ilhas Cíes 
Dicas para fazer o Caminho Português

 

A experiência no Vale de Moses

Como chegar no Vale de Moses

O Vale de Moses fica em Oleiros, literalmente, imerso num vale, próximo a Serra da Estrela. Apesar de ter uma localização dificilmente conhecida, chegar no Vale de Moses é mais fácil do que parece. De carro, basta colocar no GPS “Vale de Moses Yoga Retreat” e chegará, sem se perder em, mais ou menos, 2:30h a partir do Porto.

De ônibus, basta selecionar o dia, a hora e comprar as passagens na Rede Expresso. Em Sertão, o Andrew estará a espera 😉

 

Quando viajar

Vale de MosesOs retiros de yoga, normalmente, duram uma semana e acontecem durante todo o ano. Mas, engana-se erradamente quem pensa que o Vale de Moses é um local dedicado, exclusivamente, para os retiros de yoga. No seu complexo, há um conjunto de atividades que funcionam o ano todo e, ou seja, é um local para ir quando puder e ficar o tempo que… puder.

Programação Vale de MosesQuando não há retiros, as atividades funcionam mediante agendamento prévio. Por isso, pode sempre ter um “retiro” privado e personalizado. Quem não adoraria ficar no Vale de Moses com um grupo de amigos ou então, a dois? Na próxima, quem vem comigo? 🙋‍♀

 

Quartos

Quartos Vale de Moses

Os quartos, com capacidade para hospedar até 20 pessoas, estão distribuídos por cinco casas de pedra de Xisto, cuidadosamente restauradas, ao longo de cinco anos. Para quem prefere, estar ainda mais imerso na natureza, há a possibilidade de dormir em uma das seis tendas do Soulpad. Uma experiência simplesmente incrível. Quem nunca dormiu em um glamping?

Em todos os quartos, há redes mosquiteiras, bons travesseiros e edredons, acesso próximo a banheiros modernos e bolsa de água quente para manter os pés quentionhos no inverno. Delicadeza e atenção aos detalhes… resume tudo!

Vale de Moses

Para garantir o sono profundo – essencial à recuperação, após às 21h, todas as luzes são apagadas. Ah: nos quartos não há TV e nem sinal de wifi, mas… quem precisa?

 

Alimentação

Alimentação saudável e sustentávelA alimentação, no Vale de Moses, segue os princípios da medicina Ayurveda. Isto significa que, as refeições são preparadas com base em um menu sustentável como uma forma de prevenir e até curar enfermidades. Bye bye stress!!!!

E se pensa que vai passar fome, beber chás durante uma semana e fazer uma dieta detox, saiba que o Vale de Moses é exatamente o oposto. Aqui, o corpo é alimentado com refeições vegetarianas e veganas, ricas em nutrientes e sabores, preparadas por chefs internacionais.

Alimentação medicina AyurvedaAlimentação veganaAlimentação vegana Vale de MosesHabitualmente, quem assume a cozinha é a Chef portuguesa Sonia que, adapta o seu estilo gastronômico para colocar à mesa, refeições que surpreendem, até mesmo os mais resistentes a legumes e vegetais. Esta é a alimentação do Vale de Moses!

 

Retiros e aulas de Yoga

Vale de Moses Yoga RetreatAo longo do ano, há vários retiros de yoga. No entanto, cada um deles possui uma programação especifica e uma equipe internacional que muda ao longo de cada retiro. Mais do que exercitar o corpo e a mente, em busca do autoconhecimento, é a rica oportunidade de estar em contato com a diversidade cultural, através de pessoas de vários lugares do mundo.

Vale de Moses Yoga RetreatCom vista para o vale, as aulas são realizadas em uma shala de madeira e vidro. Não é a toa que é dos mais lindos Yoga Shalas de Portugal. Nota-se que, a sua arquitetura, incentiva uma imersão profunda com o eu interior. Há algo verdadeiro mágico em Vale de Moses! Assim que a aula começa, é fácil sentir a respiração ficando, cada vez mais, lenta e se concentrar no presente.

Vale de Moses Yoga Retreat

Caminhadas na natureza

Vale de Moses 3Caminhar entre os vales, na calma da natureza pura e selvagem, o cheiro da terra e das árvores … Ali, longe de tudo e todos, a harmonia combina tão bem com o nosso corpo e a nossa mente. Pra que mais, neh? São vários os percursos, devidamente sinalizados e acessíveis, em Vale de Moses. Além da companhia do som do rio ou dos pássaros, há sempre bons guias. Safira, Amélia e o casal de Golden Retriever Lucy and Theo.

Caminhadas em Vale de Moses

 

Atividades

Percursos pedrestres Vale de MosesHá um conjunto de atividades que pode praticar no Vale de Moses:

  • Nadar e tomar banho de lama
  • Meditar ao ar livre
  • Massagem relaxante ou de tratamento de cura
  • Brincar com os animais
  • Workshop de plantas
  • Oficina de culinária dinâmica e interativa

É impossível não ficar completamente encantado com a envolvência do Vale de Moses. Um lugar perfeito para quem é adepto a prática de yoga e também, para quem busca por uma experiência de autoconhecimento e espiritualidade. E o melhor: fora do truísmo de massa. Daí, na minha opinião, mais um dos motivos para colocá-lo na rota de viagens a fazer!

 

Há lugares mágicos que, realmente, transformam positivamente a nossa vida!

 

Vale de Moses
Onde: Amieira, Oleiros, Castelo Branco
Quanto: todos os dias
Quanto: A partir de 740€ por semana
Contato: +351 272 634 006 ! andrew@valedemoses.com

 

A experiência, de fim de semana, no Vale de Moses foi realizada em parceria, através do projeto “Viagens, autoconhecimento e espiritualidade. Todas as opiniões são verdadeiras, pessoais e baseadas em experiências reais.

Anterior

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com