Vale do Douro
Douro, Portugal

Vale do Douro: viver todas as tradições ligadas à região

Quando falamos em Vale do Douro fica até difícil escolher que quintas visitar. Mas, engana-se quem pensa que uma visita na região demarcada mais antiga do mundo se resolve com uma simples pergunta. Há muitas outras: com quem posso aprender mais sobre vinho? Se beber, quem vai dirigir? Além de vinhos, onde posso provar os melhores azeites? Quais as melhores vistas para o rio Douro? E quando der fome…onde experimentar o melhor da gastronomia típica duriense? Para todas essas e ainda outras possíveis perguntas, há uma resposta no fim deste artigo. Mas antes disso, que tal uma prévia do que pode conhecer e experimentar no Vale do Douro? Vamos a isso?

💬
Vai gostar de ler também:

Trás-os-Montes e Douro: História, gastronomia e os melhores vinhos e espumante
12 dicas para conhecer a região do Douro

 

Amarante: uma paragem a caminho do Vale do Douro

Ver essa foto no Instagram

A paz e o sossego que, às vezes, é tão necessário 🙌 #aquelesqueviajam #portugal #amarante #riotamesa #minho #vinhoverde #visitportugal

Uma publicação compartilhada por Naiara Back (@naiaraback) em

Localizada nas margens do rio Tâmega, um dos rios que vem da Espanha e desagua no rio Douro, Amarante é daquelas cidades que ilude pelo seu tamanho, pois esconde muitos segredos que vão além da Ponte de São Gonçalo, do Convento e Igreja de São Gonçalo e da doçaria conventual.

A Ponte de São Gonçalo, construída em XVIII, ficou marcada pelas lutas sangrentas e pela heroica resistência das tropas portuguesas contra as de Napoleão no período das invasões francesas. A ponte é passagem inevitável para chegar até o convento e um símbolo da identidade local.

Pela sua grandiosidade, é normal que o Convento roube mais a atenção dos olhos. Afinal, é arquitetura barroca, talha dourada, um órgão ibérico do século XVIII, os claustros e o monumental chafariz, a Torre Sineira e claro a importante Capela de São Gonçalo onde repousa o santo.

Igreja e Convento São GonçaloIgreja e Convento de São GonçaloIgreja e Convento São GonçaloSe ficou surpreendido com o conjunto de elementos que compõe o Convento, espera até experimentar os cinco doces conventuais de Amarante, que dão continuidade à história iniciada no século XIII pelas freiras clarissas do Convento de Santa Clara, que criaram e difundiram estes doces Portugal afora.

Papos de Anjo, Brisas do Tâmega, Bolo de São Gonçalo, Foguetes e Lérias. Quem adivinhar qual dos doces não leva ovo na receita, ganha uma taça de vinho do Porto a mais, por minha conta 😉

Doces conventuais de Amarante

Enoteca da Quinta da Avessada: pioneira em produzir Moscatel de Favaios

Enoteca Quinta-da AvessadaFavaios é uma aldeia perdida no centro da zona demarcada do Douro. Perdida porque passou intacta aos desígnios da modernidade, preservando suas casas brasonadas, monumentos religiosos e toda a sua particularidade que valem a visita. Ainda mais, porque é no planalto vinhateiro de Favaios, a 600 metros de altitude que se encontra a Enoteca da Quinta da Avessada – a primeira quinta da região a plantar a casta Moscatel Galego e a produzir o Moscatel de Favaios. Tão saborosos quanto os de Setúbal!

Com mais de 160 anos, a quinta vive das tradições e do legado dos seus antepassados. Por isso, prepare-se para vivenciar memórias fotográficas e representações etnográficas dos processos vitivinícolas, que ilustram as diferentes épocas na região do Douro Vinhateiro e claro, saborear o famoso Moscatel de Favaios!

Enoteca Quinta da AvessadaEnoteca Quinta da AvessadaEnoteca Quinta da AvessadaEnoteca Quinta da Avessada

Miradouro Vale de Mendiz

Miradouro Vale de MendizDo alto do miradoiro vale de Mendiz, a vinha é uma constante em toda a paisagem. Os olhos até se perdem diante de tanto verde! Quem sai de Favaios a caminho de Pinhão, logo é surpreendido com este miradouro que nos convida a parar, apreciar e tirar uma, duas ou várias fotos. Consegue resistir?

Miradouro Casal de Loivos

Miradouro Casal de LoivosCasal de Loivos é um dos miradouros mais populares do Douro e não é à toa! Considerada uma das mais bonitas paisagens do mundo pela BBC Londres, o miradouro tem a sua frente a curva do rio Douro, as casinhas brancas de Pinhão aos seus pés, encaixada nos seus socalcos, recheados de vinhedos. Uma paisagem única no mundo que vale a pena fotografar e admirar!

Pinhão

PinhãoAo contrário de muitas vilas e aldeias do Douro, Pinhão é relativamente nova, tendo sido fundada apenas no século XIX, muito por causa da necessidade de transporte e acomodação de pessoas ligadas à indústria do famoso vinho do Porto que se produz nas encostas do Douro. Rodeada por inúmeras quintas dedicadas à produção de vinho, Pinhão cresceu e se desenvolveu, sendo um ponto de passagem para quem chega até o Vale do Douro de barco ou de trem, tanto o comboio como o comboio histórico, para ver e sentir pessoalmente todo o processo e todas as tradições ligadas à região.

Pinhão é um dos melhores lugares para fazer uma pausa e porque não, almoçar? No Cais da Foz, de frente para o Rio Douro, experimente os pratos da gastronomia típica duriense, acompanhado de vinho da casa. Na ocasião, se houver Bolo Borrachão de sobremesa no menu, coma uma por mim!

Estrada mais bonita do mundo

Douro - estrada mais bonita do mundoA N222 podia ser apenas mais uma das estradas sinuosas do interior de Portugal, mas não! O trecho que liga Peso da Régua e Pinhão, com o rio Douro sempre como companhia ao longo de todo o percurso foi declarado, em 2015, ‘World Best Driving Road’. Os 27 km são preenchidos com 93 curvas, algumas bem apertadas, outras mais suaves e que são intercaladas por retas relativamente longas que permitem uma vista privilegiada do Douro.

Quinta Seara D’Ordens

Quinta Seara D’OrdensQuando falamos em Vale do Douro imediatamente pensamos em vinho. Realmente o enoturismo é o forte da região. Mas, além dos vinhedos, há muito mais e, seria injusto falar dos diversos tipos de vinhos que a Quinta Seara D’Ordens produz, sem mencionar o seu Azeite Extra Virgem de qualidade superior, proveniente de oliveiras centenárias da quinta. E que azeite!

Mas antes… que tal um pouco de história? A Quinta Seara d’Ordens é uma empresa familiar que existe desde finais do século XVIII, mas só a partir de 1992 é que os três irmãos Moreira formaram a Sociedade Agrícola Quinta Seara d’Ordens e, deram início à comercialização de vinhos com marca própria.

A quinta carrega na sua essência uma tradição vitivinícola centenária. Nas suas instalações, há mais de 60 hectares de vinha e um conjunto de infra-estruturas onde aliam os métodos tradicionais a mais moderna tecnologia para produzir vinhos Douro D.O.C. & Portos e também Azeite. Pode conhecer este espaço numa visita guiada onde, um dos irmãos Moreira explica detalhadamente todo o processo de produção dos vinhos e azeite. Se ainda tem alguma dúvida para eliminar, essa é a hora!

Depois de conhecer e assimilar todo o processo de produção dos vinhos, não só sobre os tipos de uva e o que diferencia um vinho de outro, mas também sobre o que acontece depois que a uva é colhida, tintim por tintim até o engarrafamento… vai ter uma degustação ainda melhor e vai ver o Douro com os olhos de quem o experimentou verdadeiramente como tinha de ser!

Quinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’OrdensQuinta Seara D’Ordens

Ficou com vontade de conhecer o Vale do Douro e viver todas as tradições ligadas à região? Faça a reserva agora mesmo na Bago D’Uva! Use o código AQV10 para ganhar 10% de desconto.

 

O tour Vale do Douro, Porto e Moscatel inclui:

  • Guia local
  • Início e fim do tour no seu alojamento ou outro local que prefira no Centro do Porto
  • Tour em veículo de 5-9 lugares com ar condicionado
  • Visita à cidade de Amarante e prova de Doces locais
  • Visita a Quinta em Favaios e prova de Vinhos Moscatel
  • Almoço Regional em restaurante local acompanhado de Vinho da Casa do Douro
  • Visita a Quinta e prova de Vinho do Porto, Vinho DOC Douro, Azeite e Frutos Secos
  • Visita a um dos mais belos miradouros da região do Douro

Mais informações:

  • Partida do Porto
  • Duração: 10h
  • Mínimo: 2 pessoas
  • Quanto: a partir de 100€
  • Código de 10% de desconto: AQV10
  • Idiomas: português e inglês
  • Contato: (+351) 932 987 000

 

A visita no Vale do Douro foi feita em parceria com a Bago D’Uva, mas as opinião são todas verdadeiras e pessoais.

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com