pista-de-ciclismo-guimaraes
Bicicleta, Europa, Guimarães, Portugal

Viajar de bicicleta de Guimarães até Fafe

Não é à toa que Guimarães é considerada o berço da nacionalidade portuguesa. Os mais marcantes acontecimentos da independência de Portugal aconteceram aqui, inclusive a primeira vitória de Dom Afonso Henriques – o primeiro rei de Portugal, na batalha de São Mamede, em 1128.

pista-de-ciclismo-guimaraes-tunelMas foi em 1999, quando a antiga linha ferroviária entre Guimarães e Fafe se transformou numa das pistas de cicloturismo mais lindas do norte de Portugal, que Guimarães entrou para a história do cicloturismo. São 14,100 km de pista pavimentada, quase sempre plano, em meio a paisagens rurais e arborizadas para viajar de bicicleta. É verde para todos os lados!

pista-de-ciclismo-guimaraes-paisagemA pista de cicloturismo tem prioridade sobre os outros veículos, mas ao longo de toda a sua extensão é interceptada diversas vezes por cruzamentos com estradas principais e secundárias, proporcionando aos ciclistas múltiplos acessos de entrada e saída.

viajar-de-bicicletaIluminação pública, zonas de descanso com lixeiras e bebedouros, sinalização e informação de quilometragem caracterizam a Pista de Ciclosturismo de Guimarães e Fafe como uma das melhores de Portugal para viajar de bicicleta.

pista-de-ciclismo-guimaraes-sinalizacaoMas a maior surpresa está a três quilômetros antes de Fafe. Em Cepães, uma antiga Estação da CP (Comboios de Portugal) foi recuperada e transformado num Café Bar com esplanada muito simpático. Parar por aqui, nem que seja para tomar um café é quase inevitável!

pista-de-ciclismo-guimaraes-cafe

Viajar de bicicleta de Guimarães até Fafe 1

Início: Rua Padre João Oliveira, Devessa, Freguesia de Mesão Frio – Guimarães

Fim: Fareja – Fafe

Piso: asfalto

Distância: 14,100 km

Dificuldade: média/baixa

Anterior Próximo

Aposto que também vai gostar de:

Seja o primeiro a comentar!

Sou curiosa! Deixe um comentário:

Adaptado por aquelesqueviajam.com